17 de outubro de 2018

Chico Nostradamus Buarque


No documentário intitulado "Vai passar", lançado em 2005, Chico Buarque falou sobre uma possível ascensão de um líder autoritário no Brasil: 

"Hoje em dia a gente já percebe nesse mesmo pensamento da classe média uma certa vontade de ordem em nome da segurança, disso e daquilo. Leitores em cartas a jornais explicitam desejo da volta de um governo forte, no sentido de repressão, por causa da violência. Esse pensamento não acabou."

"Não imagino uma coisa como um golpe militar. Mas não imagino como uma coisa tão absurda, amanhã, um líder populista, com discurso autoritário, em nome da segurança, contar com apoio popular muito grande. Com apoio popular, e democraticamente eleito, exercer o governo de forma autoritária, como foi. Não imagino a ditadura como ela foi, mas outra coisa. Os efeitos violentos dela, a truculência, a arbitrariedade estão lá."

4 comentários:

  1. Achei o seu blog muito interessante, não dá para o seguir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Micaela, obrigado, a forma de seguir é vir aqui sempre que quiser, seja bem-vinda, um abraço!

      Excluir
    2. Está bem, é que estou habituada à lista de leitura no meu painel! Estive muito tempo fora dos blogs, agora que voltei noto diferença no formato de alguns. Tenho de me orientar! Abraço!

      Excluir
  2. Grande Chico Nostradamus já previa!

    ResponderExcluir