28 de novembro de 2018

coexistência


não tenho classe.
não tenho
bons modos.
não vim para ser
complacente
a qualquer custo.
não sou água
com açúcar.
não sou indireto.
não tenho medo
do que quer dizer
aquilo que digo.
não me meço
por números,
diplomas,
curtidas,
cédulas.
não valho,
para mim,
o que eu tenho,
eu sou, para mim,
o que eu sou.
não sou um autômato.
não sou cidadão de bem,
admito que erro também.
entre a matéria
e o impalpável,
a convivência
é uma arte
- e a arte também
é indômita, espinhosa.
não sou unilateral.
assumo minhas sombras:
em cada um de nós
brilha um sol por dentro
e há também o escuro
sombrio das madrugadas.


(imagem: Alberto Guignard)



28 comentários:

  1. Este poema deixa-nos a refletir sobre o impacto das coisas, as imagens que se criam e as prioridades que traçamos. «eu sou, para mim, o que eu sou», e devemos ser sempre nós, independentemente da opinião dos outros

    r: Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Você é foda, Ulisses, sem mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foda é saber que estás sempre tão atento e interessado nas coisas todas que compartilho por aqui, Fábio, valeu sempre! :)

      Excluir
  3. Es un placer leerte....aunque aveces con dificultad por la traducción...pero amigo.....aquí estoy para dejarte mis saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Y es siempre un placer verte por aquí, Sandra, espero que estés bien, besos.

      Excluir
  4. Puxa! Tiro o chapéu pra ti! Linda e intensa poesia! Beleza! abraços, chica, lindo dia!

    ResponderExcluir
  5. Lo que somos lo mostramos .No hay que intentar ser como otros quieren que seamos.
    Lo mejor es ser honestos y nosotros mismos.
    Besucos y gracias por venir a mi blog.A veces no tengo tiempo de hacer muchas visitas,disculpa-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias por tu presencia también, Gó, besos.

      Excluir
  6. Ser livre é sempre gratificante.
    Excelente poema, parabéns pela inspiração.
    Caro Ulisses, um bom fim de semana.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Jaime, é sempre bom te ver por aqui, abraços.

      Excluir
  7. eu me afastei involuntariamente da poesia depois de algumas relações (nas quais os poemas assumiam um papel muito primeiro) terem sido interrompidas. e te lendo agora percebo o quanto é importante que eu a mantenha por perto. além de tudo, significa muito que esse processo esteja acontecendo num espaço como o teu, com uma escrita como a tua, que personifica. só posso te agradecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa boa saber disso, eu é que te agradeço, Maria, muito, ganhei meu dia com essas tuas palavras.

      Excluir
  8. Ulisses, já somos dois, entre tantos, a maioria idolatra o fingimento, a maioria corre atrás do que brilha, nunca do verdadeiro ouro; o Amor! As pessoas são mentira da cabeça aos pés e vice-versa. Palavras, só palavras... ou o mundo não seria a imundície que é ! O homem bajula a riqueza, os ricos, os poderosos. Se existe quem está lá em cima, alguém o colocou lá. Ou não será assim?
    Abraço esperançoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, somos dois, inclusive me identifico muito com os teus escritos, a maneira com a qual te expressas, e concordo contigo, abraços pra ti também.

      Excluir
  9. Que poema fantástico, Ulisses
    Tão intenso e verdadeiro
    Obrigada por partilhares
    A imagem é muito boa também, reflexiva como o teu poema
    Tem um bom fim de semana
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que te agradeço por ter vindo aqui e me deixar essas palavras gentis, muito obrigado, beijos.

      Excluir
  10. Isso se chama liberdade.
    Impactante, Ulisses!!!

    ResponderExcluir
  11. "assumo minhas sombras:
    em cada um de nós
    brilha um sol por dentro
    e há também o escuro
    sombrio das madrugadas."
    Magnífico!
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  12. Meu aplauso, Ulisses, pelo auto-retrato.

    "... não tenho medo
    do que quer dizer
    aquilo que digo."

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Muitas pessoas me falaram que pareço a Lady Gaga, talvez seja o nariz também huahua não sei

    Eu gosto muito dos seus poemas, e eles tem ficado cada vez melhores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se parece, mas faz lembrar, sim! Obrigado, Bruna, que bom saber! Um beijo.

      Excluir
  14. Autenticidade...
    Coisa rara de se achar hoje em dia... nesta época em que ter, parece ser mais importante do que ser...
    Mais uma pérola poética por aqui, Ulisses!...
    Parabéns, pelo teu talento!...
    Abraço
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Ana! Um abraço pra ti também.

      Excluir