22 de janeiro de 2019

céu. inferno. cagação de regras


um dia desses um amigo me mostrou um vídeo em que um pastor em uma igreja (não sei qual) falava sobre "céu e inferno" citando como exemplos uma lésbica que ele conhecia, o "movimento LGBT" e os "crentes". segundo o tal pastor, a tal lésbica usava bermudas (como se bermudas fossem roupas que somente homens usassem ou deveriam usar), tinha o cabelo curto (como se somente homens tivessem ou pudessem ter os cabelos curtos), mas que "todo mês ela menstruava pra Deus mostrar pra ela que ela é mulher". ainda segundo o tal pastor, "criticar o 'movimento LGBT' dá processo, mas criticar os 'crentes' leva pro 'inferno'", como se ele estivesse sendo muito corajoso por estar naquela igreja fazendo esse tipo de "crítica" (como se preconceito fosse apenas "crítica") que nem todos têm coragem de fazer e ao mesmo tempo dando a entender que ele estaria "livre do inferno" por ser "crente".

aí eu (me) pergunto: seguindo a lógica dos que creem em "céu e inferno", são pessoas como esse pastor (que usam a Bíblia como uma arma de justificativa para os seus preconceitos e ignorâncias) que vão para o "céu"? vão para o "céu" somente aqueles que não errarem, não julgarem, não condenarem outras pessoas e se arrependerem de todos os seus "pecados" e não cometerem mais nenhum? então vamos TODOS para o "inferno", afinal não existe nem uma pessoa no mundo que não erre e não siga de alguma forma errando, que não cometa algum "pecado", inclusive essas pessoas que, como esse tal pastor, erram achando que estão certas, o que é pior ainda, pois não admitem, nem sequer conseguem enxergar, que erram, que estão erradas. 

há tanta gente por aí que se julga superior somente pelo fato de ser heterossexual, por exemplo, ou porque se veste de determinada maneira "mais benquista na sociedade", ou por qualquer outra razão estúpida e superficial. mas o fato é que quaisquer pessoas, mesmo aquelas que se julgam encaixadas dentro de padrões de comportamento ditos normais para o "merecimento do 'céu'", se não erram de uma determinada forma, erram de outra, não há nem sequer uma pessoa que esteja livre disso, e podem falar o quanto quiserem sobre Deus, oração, meditação, redenção, gratidão (essa palavra em voga), o que for. há tantas pessoas cheias de virtudes autopropaladas, dando para si mesmas condecorações simbólicas de pessoas exemplares, espiritualizadas, etc., mas que muitas vezes estão por aí com suas línguas que não cabem dentro de suas bocas, cagando regras sobre a vida alheia, apontando seus dedos na cara dos outros (ou fazendo isso de modo figurado através de um teclado de computador ou telefone celular), talvez porque lhes pareça algo irresistível, como abutres diante da carniça. 

muito tempo atrás ouvi em algum lugar a seguinte frase: ninguém é tão bom que mereça 10 nem tão mau que mereça 0. sempre pensei que fazia, faz, sentido. até mesmo Madre Teresa, por exemplo, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz, proclamada santa pelo Papa Francisco, tinha um lado obscuro: ela tinha ligação com ditadores, recebeu milhões em doações que foram muito criticadas, como as de Charles Keating, preso pela maior fraude financeira da história dos EUA até finais dos anos oitenta (quando Keating foi preso, em vez de devolver o dinheiro, Madre Teresa pediu misericórdia no tribunal), dizia que os pobres e doentes de sua instituição receberiam o amor de Deus através do sofrimento, mas, quando ela adoeceu, recorreu a serviços de saúde caros.

e o que dizer, por exemplo, sobre Bolsonaro, então, que está BEM longe de ser santo? há anos dando os mais diversos tipos de declarações absurdas, exaltando torturadores, e agora com gente da família envolvida em esquema de lavagem de dinheiro (o verdadeiro Deu$ dessa família), e somente porque fala em Deus o tempo todo serve de bom exemplo para esses tais pastores e seus seguidores? Seguidores que, pelo visto, não sabem separar "o joio do trigo", gente que parece não ter capacidade alguma de discernimento, e um outro exemplo atual disso é o caso de João "de Deus", que, mesmo com mais de 500 denúncias de abuso contra ele, ainda há quem duvide de seus abusos e se diga seu seguidor. 

mesmo que todos tenhamos sombras, um lado obscuro, mesmo que todos errem, já tenham errado e, de uma forma ou de outra, vão continuar errando, há gente que insiste em "cuspir" e "jogar bosta" apenas na Geni, como na música de Chico Buarque, ou apenas nas lésbicas de cabelos curtos e que usam bermudas, nos gays, nos bissexuais, nas prostitutas, nas travestis, etc., porque há gente que pensa estar em cima de um pedestal e se acha no direito de cagar regras sobre a vida alheia. mas para esses que estão com seus dedos sempre em riste prontos para apontarem na cara dos outros, convém lembrar: há coisas mais interessantes para se fazer com os dedos. para todos, os que gostam ou não gostam da Bíblia, mas principalmente para os cagadores de regra (porque às vezes é necessário lembrar para alguns de algumas das palavras do livro que eles mesmos dizem, da boca para fora, seguir), deixo aqui o seguinte trecho:


1 Não julgueis, para que não sejais julgados. 2 Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. 3 E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? 4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? 5 Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão. (Mateus 7:1-5)

16 comentários:

  1. Sou ateía e sou contra qualquer tipo de preconceito.
    Respeito toda as pessoas de bem e exijo o mesmo respeito para comigo.
    Incrível como as pessoas ainda são julgadas pela sua sexualidade, que haja tanta ignorância que leve a esse tipo de julgamento.
    Principalmente dentro da Igreja católica, que tem cometido crimes horrendos de pedofilia.
    Haja decoro e vergonha.

    ResponderExcluir
  2. Yo soy cristiana,y no entiendo que nadie se sienta superior a nadie por su fé,su dinero,sus costumbres ...
    Respeto a todos y sé que en el dios que yo creo caben todos.No distingo entre una cosa ni otra,sólo seres humanos con errores y con virtudes.
    No entiendo el caos que existe queriendo SE_PA_RAR_al ser humando entre buenos y malos,elegidos o no.
    Todos somos iguales a sus ojos ´Lo que ocurre es que el ser imperfectos y creidos implacables ha hecho mucho daño a la Iglesia verdadera,la que se acerca a los pobres,a los desamparados,a los "peores",a todos
    Un besucos y bendiciones de paz

    P.D.
    Ya te he mandado la invitación para que puedas entrar en mi blog

    ResponderExcluir
  3. Muy buen texto.......yo no creo ni en el cielo ni en el infierno...no profeso ninguna religión....respeto todas las creencias....y acepto a cada quien como es......Saludos amigo

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, as religiões incluindo a do pastor são preconceituosas, os representantes falam e incutem nas pessoas que os LGBT são doentes, como tal, estes são descriminados pela sociedade como se não tivessem o direito de viver, dizem os preconceituosos, que tomaram a opção sexual , os religiosos que são os maiores pecadores e mentirosos, continuam a mentir, não existe opção, a sexualidade nasce com a pessoa.
    AG

    ResponderExcluir
  5. Um excelente texto meu amigo e aproveito para desejar a continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderExcluir
  6. The church intervenes in the lives of people and believes that all have to live as they say, according to them, faith. I do not like it very much. It is important to me that every man should live so that he will be happy. Nothing to that. There is a lack of tolerance and there are people who show their aggression towards those who live like that. It's sad!

    ResponderExcluir
  7. Muito bem escrito. Parabéns :-))


    Por aqui com: És a minha volúpia e excitação

    ResponderExcluir
  8. As palavras do pastor a mim não me afectavam absolutamente nada. Penso sim, nos jovens que não vivem a sua sexualidade com medo do inferno (desejo que sejam poucos).
    AQUI, a igreja, em geral, é mais aberta. Tenho duas amigas lésbicas no coro da igreja e o dirigente musical dessa igreja é homossexual e o seu companheiro canta no coro.
    Estamos no século XXI e não na idade média. Acabem com essa caça às bruxas.

    Saudações de um DÜSSELDORF coberto de neve:-*

    ResponderExcluir
  9. Todo mundo erra, todo mundo tem defeito, todo mundo faz cagada, mesmo assim há os que se sentem no direito de cagar regras sobre a vida alheia e esquecem de olhar pro próprio rabo, cambada de hipócritas mesmo! Caguemos pros cagadores de regra! ;)

    ResponderExcluir
  10. Cadascú fa servir la seva llibertat com millor creu ...

    Salutacions

    ResponderExcluir
  11. Desde sempre a religião esteve ligada ao poder e à politica (nas suas mais diversas ideologias).
    Para mim a religião é um fenómeno social e cultural (como é a politica). Vivemos dizendo que são áreas separadas... talvez num mundo perfeito o fossem.
    O poder funciona como uma droga viciante para muita gente. E a noção de "certo" e "errado" torna-se liquida e moldável aos interesses do momento.
    Nenhum ser humano é imune a isso.
    Somos mutáveis - e ainda bem. Desde que isso nos torne capazes de ser melhores.
    Quero crer que o povo brasileiro vai ser capaz de mudar as suas escolhas, e ouvir outras vozes que se levantam por todo o Brasil.
    A História escreve-se num ritmo lento.

    ResponderExcluir
  12. Libertad con las personas y sus creencias .
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  13. Independentemente de professar esta ou aquela religião, ou simplesmente nada, somos o que somos, o ditado diz " Cospe para o ar e vê se não te cai na cara" ou "Quem tem telhados de vidro não atire pedras aos outros" - Qualquer um que cuspa para cima, sabe a consequência, todos temos telhado de vidro. Portanto.... mas a humanidade não aprende. Quanto mais conheço o ser humano, mais desiludida fico. O Papa Francisco afirmou e bem, se é para frequentar a igreja e andar sempre a difamar o outro, é melhor não se dizer crente, porque é um falso crente. E mais, sob uma grande moralidade, existe uma grande imoralidade. E a Igreja nem pode, nem deve apontar dedos a ninguém! "Que atire a primeira pedra aquele que não tiver "pecados".

    Excelente texto, parabéns Ulisses.
    Abraço domingueiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltei aqui, li de novo o texto e naturalmente mantenho o que disse anteriormente, quanto ao céu, para mim, existe. Quanto ao inferno, para mim, existe. De qualquer forma haverá justiça divina. A dos homens tem falhado redondamente! Acredito num estado de espírito, para mim todos temos uma alma. E o inferno, são as memórias pelo mal que causamos aos outros; Todos já assistimos a pessoas que nos causaram danos e acontecerem--lhes situações negativas, ora, para esses já aqui , na terra, começa o flagelo.
      Há uma grande diferença entre Deus e a Igreja, é que esta última usa Deus para os seus propósitos.
      Abraço e boa semana, Ulisses.

      Excluir
  14. Um excelente texto, no qual me revejo... pois sou agnóstica... gosto de ter um espírito aberto, ao analisar tudo o que me rodeia... e os falsos moralismos, também se me complicam com o sistema nervoso...
    O céu... e o inferno... são tão relativos... o inferno... frequentemente, são os outros... e o céu... está na nossa mão, trazê-lo dentro de nós...
    Beijinho
    Ana

    ResponderExcluir