24 de fevereiro de 2019

Farra do Boi

(imagem: PMF)

eu soube, e fiquei feliz com a notícia, que a prefeitura de Florianópolis (lugar lindo que eu costumava visitar muitas vezes com minha família durante a minha infância e onde muitos anos depois morei por algum tempo) lançou uma série de ações para conscientizar a população sobre a crueldade da farra do boi. além de intervenções artísticas em alguns pontos da cidade, exposição de faixas, inclusive uma na entrada da ilha, a cidade também planeja ações de repressão para quem insiste em cometer o crime da farra do boi. 

para quem não sabe do que se trata, uma breve explicação: a farra do boi é uma prática ilegal que consiste em soltar o animal em algum local ermo e fazê-lo perseguir os participantes da prática, que agridem o boi com objetos, algo que só acaba quando ele está exausto e machucado a ponto de não conseguir mais nem levantar (os bois geralmente acabam sendo sacrificados). a prática foi proibida há mais de duas décadas pelo Supremo Tribunal Federal, mas nem a lei conseguiu acabar de vez com essa tradição "cultural" que começou com os açorianos que desembarcaram em Santa Catarina no século XVIII. 

(imagem: BBC Brasil - divulgação/ Ecosul) 

"Herança do catolicismo antigo, o boi é visto na Farra como a representação de Judas, o traidor de Cristo. A simbologia religiosa é a carta branca para que os farristas cometam sem culpa quaisquer atrocidades, mesmo que a Igreja Católica se oponha duramente contra a prática, que alega ser pagã.

Há casos de bois que morreram de susto. Mas poucos têm essa sorte. Esses animais são perseguidos por horas, até a exaustão, são espancados com paus, espetos, têm olhos furados, rabos e orelhas arrancados, alguns quebram os ossos no desespero da fuga. Outros vão em direção ao mar e se afogam. A diversão sangrenta persiste há quase 300 anos no Sul do Brasil." (do BBC Brasil)

essa "diversão sangrenta" é tão estúpida e cruel quanto as touradas, por exemplo, outra tradição que algumas cidades de países latino-americanos mantêm há muito tempo por influência europeia. embora eu prefira evitar ao máximo ver esse tipo de imagens, quando acontece de eu acabar vendo eu sempre torço pelos touros, torço mesmo, pois se ainda há pessoas que acham que está tudo bem em maltratar e matar um animal dessa maneira apenas para a diversão de gente insensível (que provavelmente se julga superior aos outros animais), então eu quero mais é que se fodam mesmo, esses toureiros e quaisquer outras pessoas que participam de todas essas práticas sangrentas que infelizmente ainda são tão comuns em vários lugares do mundo. 

33 comentários:

  1. Ainda é pior do que as nossas touradas.
    Fiquei arrepiada!!!
    Já agora, Judas não foi traidor. Essa da traição é uma história mal contada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É de arrepiar mesmo, Teresa. Pois é, pelo visto essa é uma das desculpas de alguns, uma estupidez imensa!

      Excluir
  2. Bah, que boa, ÓTIMA notícia. Aquilo era uma coisa perversa, má, tristeza a cada vez que se via. Ainda bem e tomara seja cumprido mesmo! abraços, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ótima notícia, Chica, que a prefeitura se mova dessa maneira contra essa prática cruel, mas infelizmente ainda tem acontecido. Abraços.

      Excluir
  3. Pena que aqui em Portugal também não acabem com essa tortura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizer que é pena, que em Portugal não acabem com as touradas, é pouco. É preciso continuar a lutar para que acabem com essa tortura.

      Excluir
    2. Nem aí e ainda nem aqui, na verdade.

      Dá-lhe, Teresa.

      Excluir
  4. É preciso mesmo consciencializar para essas práticas de tortura, de modo a erradicá-las de vez!

    ResponderExcluir
  5. No puedo ni siquiera leerlo,ni mirar la imagen
    Es tan cruel,tan inhumano ,que deberíamos denunciarlo más hasta que se acabe con la tortura de estos animales.
    No sé cómo pueden ser felices haciendo esto.Qué corazón puede ser feliz matando y torturando?Luego dicen que no sufren,además
    Besucos y gracias por difundirlo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sí, Gó, es muy cruel, afortunadamente algunas personas tienen esa conciencia. Muchas gracias por tu comentario, besos.

      Excluir
  6. Cuanta violencia innecesaria y mal dirigida por personas que se odian a sí mismas...

    Saludos,

    J.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Son personas muy insensibles, la empatía es una palabra que no existe para ellas. Saludos, José.

      Excluir
  7. No me gusta eso, que cruel es perseguir a un animal hasta matarlo, no me gustan las corridas de todos tampoco, se que son tradiciones pero no las apruebo. Un gusto leerte amigo. Saludos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sí, Sandra, son tradiciones, pero tradiciones crueles y estúpidas, incluso sé que suceden en algunos lugares de México. Muchas gracias, saludos.

      Excluir
  8. Sou completamente contra a violência que exercemos sobre os animais com o pretexto de herança cultural, aproveito para desejar uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderExcluir
  9. Herança cultural arrepiante e cruel. É bom que acabem com ela…
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim espero, Graça, embora nem a lei tenha conseguido impedir. Boa semana, outro beijo.

      Excluir
  10. Uma vergonha e uma chaga em nossa civilização que se diz moderna ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Civilização moderna de gente de mente muitas vezes medieval.

      Excluir
  11. Horrível, um absurdo que esse tipo de coisa ainda aconteça. Que bom saber que a prefeitura de Florianópolis está realmente tomando atitudes contra essa crueldade. Um beijo, Ulisses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Maria, eu também achei muito bom saber! É realmente algo horrível! Outro beijo.

      Excluir
  12. Que triste... 😱 Fico revoltada com essas coisas... Nenhum animal deve ser magoado... As pessoas são tão desumanas... Cá em Portugal também há algumas tradições horrendas com touros e gatos e outros animais. Nalguns temos conseguido através de petições e às vezes com a pressão da tv que elas não aconteçam.
    Nessa situação que descreves, sendo que até já é ilegal, não conseguem colocar os jornais e a TV nesses sitios nessas datas de forma a assustar os criminosos e a dissuádi-los?
    Isso é horrivel... Ainda se chamam esses criminosos de seres humanos quando têm uma pedra no lugar do coração .. 🙁
    Muitos culpam a tradição e a mentalidade, mas sabemos bem que há muitas pessoas desses tempos que percebem que os animais sofrem... Os meus avós nasceram no início de 1900 e cuidavam dos animais...
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fico revoltado com essas coisas. E sei bem que aí em Portugal ainda há também algumas tradições horrendas que envolvem a crueldade contra os bichos, inclusive essa exposta no texto começou por influência de europeus que vieram para o Sul do Brasil, mas há muito mais do que isso, e em todas as partes do mundo, é claro. Eu também não sei como ainda conseguem fazer esse tipo de coisa, mas sei que ainda acontece, independente da lei. Teus avós cuidavam dos animais e felizmente herdaste deles esse amor, esse respeito em relação aos bichos, que é algo que eu admiro e muito em ti e nos que são como tu. Obrigado por teu comentário, por tua atenção, beijos.

      Excluir
  13. Não conhecia essa prática. Também não sou a favor. Descontar a raiva em um animal não é nada bom.
    Bom feriado!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Voltamos do hiatus com bons conteúdos.

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não se trata exatamente de descontar a raiva, é algo que alguns fazem por prazer sádico mesmo, por pura estupidez e falta de empatia, fazem até dando risada como se fosse algo engraçado. E infelizmente é algo que ainda acontece aqui no sul do país. Obrigado, até mais!

      Excluir
  14. HORRÍVEL!! Eu também torço pros touros, bois, e adoro quando vejo aqueles casos em que o homem é que sai machucado com chifrada na barriga, no rabo, etc. Feliz de saber que estão tomando mais atitudes contra essa prática horrível que ainda acontece aí no sul, infelizmente ainda há outras em outras partes do Brasil. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos dois! Horrível mesmo, Fábio, e eu também fico feliz de saber. Abraços!

      Excluir
  15. Não sabia que existia uma espécie de tourada no Brasil! Meu deus! É necessário extinguir esse tipo de "esporte"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe há muitos anos, inclusive uma vez, na minha infância, vi de longe quando estava com minha família lá em SC e não entendi nada naquela época, vi apenas o boi correndo entre as pessoas, fugindo delas, e só fui entender depois do que se tratava de fato porque me explicaram. Horrível. Uma estupidez imensa.

      Excluir
  16. Também me recuso a assistir a touradas... mas esta perseguição... ainda me parece bem mais cruel... pois nem as touradas proporcionam tantas horas de perseguição a um animal...
    Desconhecia por completo, esta tradição em Florianópolis...
    Seja como for... por cá... já se estão levantando vozes, para acabar com as touradas... e o assunto será de novo, levado para discussão, futuramente, na nossa Assembleia...
    Judas traidor... creio que existem outros evangelhos, fechados a sete chaves... onde se menciona... que ele foi uma figura... essencial... para que o Cristianismo se afirmasse tal como o conhecemos hoje... sou agnóstica... por isso... vivo achando que todas as religiões têm razão de ser... embora todas elas possam ser questionáveis... e o Cristianismo... também nunca foi uma religião exemplar... A Santa Inquisição... bem se valia de instrumentos... muito pouco cristãos... para fazer prevalecer os seus valores... e hoje em dia... as mais altas instâncias do Vaticano... andam a lidar com o problema da pedofilia... encapotado desde sempre... nos meandros... da sua beatitude!...
    Uma coisa é certa... na religião, como na vida... nunca nada é exactamente o que parece ser...
    Beijinho
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu acabo assistindo a trechos de touradas, desses que às vezes são compartilhados pela internet, etc., torço sempre para o touro! E torço muito! Essa do "Judas traidor" é apenas uma desculpa (ridícula) que alguns usam, pelo visto, porque nem eu sabia disso até então, dessa ligação com a Bíblia, eu sempre soube apenas que essa é uma prática horrível que há muito tempo vem acontecendo contra esses bois em Santa Catarina. Obrigado por teu comentário, Ana, um beijo.

      Excluir