20 de novembro de 2019

20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra



42 comentários:

  1. É verdade, é exatamente isso, essa frase dela é um chamado, um achado, um grande e verdadeiro ensinamento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! E como eu costumo dizer, não sou racista (e sou antirracista): não tenho nada contra os brancos!

      Excluir
    2. Boa! E Marielle presente agora e sempre. E Antonieta de Barros, Carolina de Jesus, Laudelina de Campos Melo, Luís Gama, Nelson Mandela, Machado de Assis, Conceição Evaristo, Luz Ribeiro, Miriam Alves, Alzira Rufino, Billie Holiday... e tantas e tantos mais!

      Excluir
    3. E Maria Felipa de Oliveira, Maria Firmina, Sueli Carneiro, Beatriz Nascimento, Esmeralda Ribeiro, Geni Guimarães, Cidinha da Silva, Elisa Lucinda, Fátima Trinchão, Wangari Muta Maathai, Maya Angelou, João da Cruz e Souza, Dragão do Mar, Abdias do Nascimento, James Baldwin, Bob Marley, Ray Charles, Pixinguinha, Cartola, Jorge Ben, Tim Maia, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Leci Brandão, Elza Soares, Sandra de Sá, Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald, Nina Simone, Aretha Franklin, Whitney Houston, Tina Turner, Ruth de Souza, Viola Davis, Lupita Nyong'o... e tantas e tantos mais, pessoas famosas e "anônimas", que já faleceram e que ainda estão vivas!

      Excluir
    4. E Virgínia Rodrigues, Alcione, Larissa Luz, Xênia França, Liniker, Karol Conka, Mahmundi, Grace Jones, Cesária Évora, Omara Portuondo, Lauryn Hill, Beyoncé, Donna Summer, Diana Ross, Stevie Wonder, Jimi Hendrix, Marvin Gaye, Rubi, Chico César, Luiz Melodia, Milton Nascimento...

      Excluir
  2. Grande verdade,Ulisses! Desejo um ótimo fds! abração,chica

    ResponderExcluir
  3. Desconhecia este dia mas concordo plenamente com a frase.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderExcluir
  4. Faz agora um ano (acho que ainda não te lia, ou se calhar já...?) estava em Cabo Verde num congresso de psicanálise sobre as Rotas da Escravidão, e as pesadas heranças transgeracionais que daí nasceram. Foi muito interessante ter discutido este assunto em Cabo Verde - o ponto fulcral do comercio de escravos negros - com africanos, brasileiros e portugueses. Foi o congresso com mais afectos em que estive (sabes que os psicanalistas tendem a ter um registo mais intelectual e distante). As histórias dos povos ecoam na nossa vida particular. E os testemunhos foram tocantes. Os de frustração, mas também os de superação e de integração. O que é ser negro, especialmente no Brasil, o que é ser psicanaista negro (ainda em minoria), o que é trabalhar com as franjas da população, o caminho para o direito à igualdade. Ainda tanto caminho a percorrer!
    Por isso ainda é necessário que hajam dias como este!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza, pode servir como uma (necessária) tomada de consciência capaz de influenciar os outros dias além deste, é o intuito. E que interessante tua passagem por Cabo Verde!

      Excluir
  5. No basta con no descriminar, debemos conocernos, integrarnos, convivirnos...

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Si, Alís, así que este día sirve como ejemplo para todos los demás. Beijo.

      Excluir
  6. Não sou racista, felizmente convivo com pessoas de outras nacionalidades, não interessa a cor da pele seja qual cor.
    Bj

    ResponderExcluir
  7. Hagamos la vida agradable a todo ser humano sin diferencias-Es algo que nos tiene que salir del alma.NAdie es más que otro,aunque entiendo que aún queda mucha lucha para acabar con esta mente torcida que lleva a la gente a "separar"lo que para mí es algo inexplicable
    Tengo dos sobrinos mulatos y no soportaría que les hicieran de menos
    Hagamos lo im-posible por acabar con este lastre inhumano
    Besucos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Es inexplicable para ti porque eres una persona sensible con un gran alma, Gó, pero sí, las cosas todavía tienen que evolucionar mucho aquí y en todo el mundo. No sé cómo se ve esto en España, pero aquí en Brasil la palabra "mulato", por ejemplo, es algo que genera controversia. Gracias por tu comentario, es un placer verte siempre aquí, besos.

      Excluir
  8. Yo no soy racista, no hago diferencias entre unos y otros. Saludos desde México amigo Ulises.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entiendo, Sandra, pero también debemos reconocer las diferencias para aceptarlas de esta manera. Abrazos.

      Excluir
  9. Caramba, como é possível que ainda sejam precisas acções deste tipo?
    Medo.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom seria se não fossem necessárias, Magui, mas o mundo (não somente o Brasil) ainda precisa de muita reflexão, de muitas tomadas de consciência, afinal ninguém admite ser racista, mas o fato é que, de maneira velada, disfarçada e muitas vezes escancarada, a maioria é, eu mesmo já presenciei situações estúpidas, já ouvi e li muitas estupidezes, não podemos fechar os olhos e fazer de conta que isso não existe, porque isso é ser igualmente ignorante, eu opto por não ignorar. Um abraço.

      Excluir
  10. Bem verdade.. Que todos consigam ser antirracistas..
    Bom fim de semana
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Eu costumo dizer que não sei o que é o racismo e que este conceito não existe no meu dicionário! Para mim o racismo não faz sentido nenhum, faz-me confusão as pessoas racistas!
    Não somos todos humanos??!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, somos! Mas (ao contrário do que muitos dizem na tentativa de nos homogeneizar) não somos todos iguais! E exatamente porque esperam que sejamos todos iguais é que há tantos preconceitos no mundo, porque não aceitam as diferenças, a diversidade. Abraço!

      Excluir
  12. Siempre quedarán los prejuicios, no importa cuánto se luche para erradicarlos. Son como el polvo que flota en el aire, por momentos no se ve, y en otros nos nubla la visión irremediablemente.

    Saludos,

    J.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No es simple tener que admitirlo, pero es cierto, desafortunadamente. En cualquier caso, es mejor luchar que simplemente aceptar, porque aceptar las injusticias en silencio es estar en connivencia con ellas. Saludos, José.

      Excluir
  13. Olá, Ulisses! Como vai, espero que bem...
    Depois de ler o "Cá da Terra", fiquei pensando e me lembrei da minha vó. Ela sempre falava quando queria se mostrar descrente, a seguinte frase: "essa gente não se emenda!" E olha que o tempo passou... e passou muito tempo, mas, a velha frase vem me acompanhando sempre atualizada. É muito triste que nós, simples pó de estrelas, sejamos racistas; de forma velada ou não. Então é urgente e prioritário sermos antirracistas, uma questão de dignidade.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É do tempo da tua vó, do nosso e infelizmente ainda será de outros tempos, Sandra, por isso a importância, em qualquer tempo, de sermos, sim, antirracistas. Abraço!

      Excluir
  14. Uma frase muito verdadeira. Mas há vária formas de racismo. Há o racismo social, às vezes bem pior que o da cor da pele…
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Independente de mensurações, o racismo se manifesta de diversas maneiras e todas elas têm uma raiz de ignorância e estupidez. Um beijo.

      Excluir
  15. Vivo en una ciudad cosmopolita y a pesar de eso, hay muchos prejuicios y los intentos por cambiarlo queda en eso, en intentos.
    No lo concibo, no entiendo cómo la gente se fija en el color de piel, la forma de los ojos, etc., y no en lo verdaderamente importante.
    💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Los prejuicios no son exclusivos de un solo lugar, país, y existen independientemente de nuestro entendimiento, no debemos ignorarlos, hay más realidades que los eventos alrededor de nuestros ombligos. Un beso.

      Excluir
  16. Sim! É preciso dizer com todas as letras. Infelizmente o racismo é preconceito, é intolerância, é ignorância, é estupidez, é um absurdo , é falta de cultura, é analfabetismo, é falta de inteligência! No séc 21 ainda existe muita areia na cabeça de certa gente, o que é lamentável!

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! É um pouco de tudo isso misturado! Abraços.

      Excluir
  17. Falou e disse.
    Basta desta coisa odiosa pelo mundo.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que a maioria não coloca em prática a frase! Abraços.

      Excluir
  18. A sociedade de hoje é altamente preconceituosa... com toda a gente... creio eu!... Se se é negro... gordo demais, magro demais, alto, baixo, coxo, marreco, estrábico, hetero, homo... as pessoas adoram apontar para algum "defeito"... que não é mais do que uma característica dessa pessoa... que se deseja simplesmente pisar!... Interessa colocar um rótulo nela, e fazê-la sentir-se inferior por isso... pois enquanto gritamos bem alto os "defeitos" dos outros, camuflamos os nossos!...
    Enfim... haverá um dia de Consciência... para os restantes 364 dias do ano... de pura inconsciência e desumanidade... creio eu!...
    É triste, estarmos integrados numa sociedade, que apelida de qualquer diferença de inferioridade... mas é o mundo que temos... de dedo apontado... para todo o mundo, infelizmente!...
    Beijinho!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem assim, Ana, todos são, de alguma forma, em algumas situações, alvos de preconceito, é verdade, e todos somos, de alguma forma, em algumas situações, preconceituosos. Mas há pessoas que são alvos mais comuns dos preconceitos, há um peso histórico e social por trás disso, não há nem quem possa contestar esse fato, a não ser quem não enxerga muito além do próprio umbigo. Beijo!

      Excluir
  19. Creo que el colonialismo fue el origen del racismo. Todos provenimos de un mismo gen: el humano. Un abrazo. Carlos-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sí, es cierto, pero la gente olvida que en la "raza humana" hay muchas razas y, lamentablemente, algunas todavía son vistas por muchos con prejuicios, hay un peso histórico que continúa influyendo en el pensamiento de muchas personas que, sin admitirlo, se sienten superiores. Un abrazo.

      Excluir