21 de janeiro de 2020

dos ventos nazistas sobre o Brasil + dancinha para saudar a vida

em vídeo para divulgar concurso de arte e que gerou polêmica nos últimos dias, Roberto Alvim, o agora ex-secretário da Cultura do (des)governo Bolsonaro, parafraseou trechos de um discurso de Joseph Goebbels, ministro da Propaganda da Alemanha nazista e ser humano muito bondoso que cometeu suicídio com sua esposa depois de matarem seus seis filhos com veneno. a música utilizada no vídeo de Alvim é a ópera Lohengrin, de Richard Wagner, que era admirado por Hitler. 

"A arte brasileira será heroica e será nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes do nosso povo, ou então não será nada", disse Alvim no vídeo. as frases de Alvim foram comparadas a um discurso de Goebbels reproduzido no livro Goebbels: a Biography, de Peter Longerich: "A arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada". posteriormente, depois de saber da repercussão negativa sobre o vídeo, Alvim cinicamente disse se tratar de uma "coincidência retórica".

nota divulgada pela Confederação Israelita do Brasil (Conib) sobre o vídeo de Alvim: "Emular a visão do ministro da Propaganda nazista de Hitler, Joseph Goebbels, é um sinal assustador da sua visão de cultura, que deve ser combatida e contida. Goebbels foi um dos principais líderes do regime nazista, que empregou a propaganda e a cultura para deturpar corações e mentes dos alemães e dos aliados nazistas a ponto de cometerem o Holocausto, o extermínio de 6 milhões de judeus na Europa, entre tantas outras vítimas. O Brasil, que enviou bravos soldados para combater o nazismo em solo europeu, não merece isso. Uma pessoa com esse pensamento não pode comandar a cultura do nosso país e deve ser afastada do cargo imediatamente."

através de um post em seu perfil no Facebook, Bolsonaro anunciou o desligamento de Roberto Alvim da Secretaria de Cultura do Governo. "um pronunciamento infeliz" de Alvim, escreveu Bolsonaro, o presidente conhecido por tantos "pronunciamentos infelizes" e que, obviamente, demitiu Alvim apenas por causa da pressão e repercussão negativa sobre o caso. ou alguém pensa que Bolsonaro realmente discorda do posicionamento de Roberto Alvim? convém sempre lembrar (e eu lembrarei sempre e principalmente enquanto Bolsonaro estiver na presidência do país) que:

- na Alemanha de Hitler, uma das frases mais repetidas era "Deutschland über alles", que quer dizer "Alemanha acima de tudo". o slogan da campanha de Bolsonaro foi: "Brasil acima de tudo. Deus acima de todos", frases que ele constantemente segue dizendo. uma mera coincidência apenas? além disso, através da frase "Deus acima de todos" é possível fazer uma conexão com o discurso feito por Bolsonaro dois anos antes de se tornar presidente e que evidencia sua sanha ditatorial: "Somos um país cristão, não existe essa historinha de Estado laico, não. É um Estado cristão. Vamos fazer o Brasil para as maiorias, as minorias têm que se curvar para as maiorias. As minorias que se adequem ou desapareçam", ou seja, não podem ter vez e voz os brasileiros ateus, agnósticos, umbandistas, budistas e tantos outros em um país (de grande diversidade de etnias, culturas, religiões, vozes) governado por alguém como Bolsonaro, que nunca foi e nem nunca será uma voz minimamente conciliadora entre tantas vozes.

- depois daquela famosa entrevista que Bolsonaro deu ao programa CQC e que, na época, em 2011, gerou muita polêmica, neonazistas organizaram um ato de defesa a ele, no MASP, em São Paulo. Bolsonaro não esteve presente, mas apoiou a manifestação. dois anos antes dessa manifestação, alguns desses neonazistas haviam participado de um atentado à bomba em uma Parada LGBT, em São Paulo, quando 40 pessoas ficaram feridas.

- na votação do impeachment de Dilma Rousseff, aquele circo de horrores e de hipocrisias, Bolsonaro parabenizou Eduardo Cunha e homenageou o coronel Brilhante Ustra, o líder das torturas na ditadura militar, "o pavor de Dilma Rousseff", como disse Bolsonaro em seu discurso. Bolsonaro exaltou Brilhante Ustra em outras ocasiões, inclusive durante entrevista no programa Roda Vida ao citar como seu "livro de cabeceira" um livro escrito por Brilhante Ustra. além de Brilhante Ustra, Bolsonaro já exaltou, em outras diversas ocasiões, inclusive mais recentemente, gente como o ditador chileno Pinochet, o ditador peruano Fujimori e o ditador paraguaio Stroessner, o pedófilo, responsáveis pelas mortes de milhares de pessoas, ou seja, Bolsonaro desliga de seu governo, apenas por pressão externa, um simpatizante nazista declarado, mas desde muito tempo tem seus ditadores de estimação - da mesma forma que ainda há muitos que admiram, por exemplo, Stalin (51 % dos russos, segundo uma pesquisa recente, além de tantas outras pessoas em vários outros lugares do mundo), Mao Tsé-Tung e vários outros, afinal há sempre em cada lado gente que, de modo seletivo, prefere ignorar atrocidades específicas que ocorreram e que ainda ocorrem no mundo.

Bolsonaro convidou a atriz Regina Duarte para assumir a liderança da Secretaria da Cultura. Regina Duarte, que compartilhou mensagem no Instagram para falar sobre o encontro entre os dois, chamou Bolsonaro de "homem santo" (agora é necessário rir por escrito: rsrsrsrsrs!). independente de quais serão as próximas cenas dessa novela, ou desse filme tragicômico, na verdade, vale a pena ver de novo algumas das cenas mais marcantes da vida real de Regina Duarte (fazer como a Dilma e saudar a mandioca? que nada! admirável mesmo é fazer uma dancinha "para saudar a vida", como diz o próprio título do vídeo, no castelo de Caras, símbolo da burguesia mais cafona que há), divirtam-se:


45 comentários:

  1. Muito triste a situação política por aí.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes é melhor rir para não chorar! Abraço.

      Excluir
  2. Texto bem escrito, como sempre, mas você não é afiado apenas no português, também é na maneira de fazer essas críticas tão necessárias! Bom seria se mais e mais pessoas usassem suas vozes e mãos com essa finalidade... Agora, sobre a Regina Duarte, o que é essa dancinha "para saudar a vida"??? É preciso rir por escrito realmente! Rsrsrsrsrsrsrsrs... Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E as cabeçadinhas? Rsrsrs. Pois é, Fábio, mas a maioria ainda parece ignorar as barbaridades e prefere ficar apenas na "egotrip" do próprio umbigo. Valeu, abraços!

      Excluir
  3. Quanta baboseira acontecendo nesse nosso pobre pais, com um monstro como esse que faz escolhas erradas desde o primeiro dia, não cessa de fazer.Afora essa última, do noivado com a namoradinha é pra matar!

    abraços praianos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "noivado" com a "namoradinha"... rsrs. Quanta baboseira e quanta cafonice! Aliás, Boçalnaro, Regina e muitos dos seus apoiadores são, além de ignorantes, uns cafonas de ideias ultrapassadas. Gente assim com esse tipo de poder nas mãos, no governo do país, é perigosa. Abraços.

      Excluir
  4. Infelizmente meu amigo o mundo está nas mãos de alguns loucos e o Brasil não foge esta regra, esperemos por dias melhores para esse grande país que é o Brasil.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Francisco, não é exclusividade do Brasil, mas ultimamente a impressão que tenho é que os piores loucos, esses de ideias virulentas e nocivas, estão por aqui, no governo do país! Abraço.

      Excluir
  5. Há pessoas que amadurecem e há pessoas que apodrecem com o passar do tempo! Bolsonaro, Regina Duarte, Roberto Alvim e tantos outros estão apodrecidos há muito tempo.

    Gosto da sua ironia inteligente, esse vídeo da Regina Duarte é tão risível quanto qualquer discurso do Bolsonaro.

    Bolsonaro despediu um neonazista de seu (des)governo, um "grande feito", e agora seu (des)governo segue sendo "apenas" anti-pobre, anti-negro, anti-mulher, anti-LGBT, anti-nordestino, anti-indígena, anti-Amazônia...

    Um beijo, Ulisses!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu gostei muito da tua ironia, adorei o teu comentário, é exatamente assim. Regina Duarte, o "homem santo" que ela admira e tantos outros são pessoas que vivem dentro de suas bolhas de privilégios e não conseguem enxergar o que está fora delas, têm visões limitadas e, com discurso moralista e repleto de fingimento, pensam, na verdade, apenas em si mesmas. Um beijo.

      Excluir
  6. Hola Ulisses, tuve que leer detenidamente tu texto, me cuesta un poco el portugués, pero lo termino entendiendo (me sucede igual cuando me hablan, si lo hacen lento comprendo).
    Leí las dos noticias: la de Alvim parafraseando el discurso de Goebbels y la asunción de Regina Duarte a quien conozco. Recuerdo haber visto alguna telenovela en O Globo. Cuando acá apareció cable visión, miraba canales de Brasil, España o méxico, miraba mucha TV. Recuerdo ver al Chavo (Chaves) en portugués, y me divertía muchísimo, ¡era otro programa casi! Y así he caído en alguna telenovela de Regina.

    Lamentablemente así está la derecha en tu país, esperemos que suceda algo bien diferente en los próximos años. Acá por suerte pudimos sacar a Macri con nuestro voto. espero la región se contagie un poco.

    Abrazo grande! Salud!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, Frodo. Sé que Argentina ha estado en una situación delicada durante algunos años, y que con Macri en el poder las cosas solo empeoraron. Me alegré cuando los argentinos lo sacaron de la presidencia. Es interesante saber que viste el programa Chaves en portugués, me encanta Chaves y una de las formas de estudiar español fue viendo los episodios con el audio original de México. Abrazo grande para ti también.

      Excluir
    2. Ulises, qué coincidencia con Chaves. Recuerdo cuando estuve por Florianópolis que me llamaba la atención la cantidad de camisetas con la imagen de Don ramón (Seu Madruga).
      Acerca de aprender español mirando el Chavo, sólo un detalle: cuidado, porque uno de los chistes recurrentes era deformar la conjugación de verbos.
      De todas maneras, veo que manejás el español mucho mejor que personas de aquí que conozco, felicitaciones! Sos crack!

      Excluir
  7. Para fraseando Thiago de Mello:

    Quem sofre fica acordado
    defendendo o coração.
    Vamos juntos, multidão,
    trabalhar pela alegria,
    amanhã é um novo dia.

    E tu, caro amigo Ulisses, és um deles. Continuas a lutar por um país que nos habituámos a amar.
    Parabéns.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teresa! O que faço é ainda muito pouco, mas é melhor do que nada, não é mesmo? Pelo menos sei que através deste espaço faço com que algumas pessoas, daqui do Brasil e de fora, de alguma forma absorvam os conteúdos que compartilho, e ainda que fosse apenas uma pessoa já teria valido a pena, mas sei que há, também, aquelas que visitam este blog e não se manifestam, o que importa é que reflitam, que se questionem. Um beijo.

      Excluir
  8. Quando ouvi esse discurso, fiquei chocada! Mas tão chocada que se eu fosse um poste eléctrico, haveria uma descarga e morreria carbonizada. Quanto à actriz, é tremendamente lamentável. Há anos que li uns rumores acerca dos negócios dessa senhora.... e já deu para desconfiar, agora mais esta .... ela veio ao programa Alta Definição, em Portugal Continental. Eu admirava sobejamente os papéis dessa Regina Duarte. Agora, fica de fora. Para mim, novela que essa senhora protagonize, nem vejo , não quero saber! Grande desilusão! Uma coisa, são pessoas simples, facilmente manipuláveis, outra é uma actriz bem conceituada! Uma mulher culta e inteligente. Não se admite! Ditador é ditador, usa Deus de forma abusiva. E quem subscreve semelhante comportamento, é farinha do mesmo saco; farinha da pior qualidade, imprópria para consumo. Não é só o Brasil que está a viver um momento trágico da sua história, há mais, nas mesmas condições .... e segundo o que ouço, este cancro desgraçado não fica por aqui! LAMENTAVELMENTE!!! Para mal de todos nós!
    Um abraço solidário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "E quem subscreve semelhante comportamento é farinha do mesmo saco", é exatamente isso, definição precisa. Regina Duarte, artista que apoia governo que odeia e censura arte, fez fortuna criando gado com marido pecuarista e há anos ganha uma bolada de grana da Globo, mesmo sem atuar, por isso, é óbvio, ela estava em dúvidas sobre assumir a liderança da secretaria de Cultura, porque ao fazer isso ela deixa de receber o salário da Globo, que é umas 8 vezes maior. Quanto ao Bolsonaro, aposentou-se do Exército aos 33 anos com um salário em torno de dez mil reais, benefício ao qual já tem direito de acrescentar uma aposentadoria após 28 anos de mandato parlamentar, de aproximadamente 27 mil reais, além dos mais de 30 mil reais da presidência. E o que Bolsonaro fez de bom para o país em todos esses anos em que recebeu todo esse dinheiro? Nada. Ele e Regina Duarte se merecem. Um abraço!

      Excluir
    2. No meu blogue " Lugar para meditar e repensar " , publiquei um vídeo em que Zélia Ducan envia mensagem para Regina Duarte. O que ela diz, transmite exatamente o que penso! Se já assististe, sabes que se trata, caso contrário, dá um saltinho lá ou procuras no Youtube!
      Um abraço!

      Excluir
  9. Era óbvio que tudo isso aconteceria, não sei como os eleitores dele tem a cara de pau de dizer que estão surpresos. Todo mundo avisou que ele era louco e com sede de opressão. Ele sempre foi criminoso e um político inútil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Não há nada de surpreendente! Só não sabia quem nunca quis ver. E pior ainda é quem vê e, mesmo assim, segue conivente!

      Excluir
    2. Que não são poucos, os boçais e cafonas, como você diz. Aliás, muitos blogueiros e blogueiras declararam o apoio a esse ser ignóbil.

      Excluir
  10. Apreciado Ulisses: son los mismos vientos desafortunados que corren en la política colombiana, con la llegada al poder de Iván Duque, que perpetúa el gobierno en la sombra de Uribe. Bolsonaro, se vio forzado a sacar del gobierno al ministro de cultura, no porque tuviera diferencias, sino por el malestar causaron sus lineamientos fascistas frente al manejo cultural, al proponer un enfoque nacionalista. Que lo haya destituído es una muestra de insatisfacción con Bolsonaro, en el fondo, y que revela que el malestar contra sus ejecutorias crece; pero que haya cambiado su parecer político de estirpe facho, nanay cucas. Lo destituye por una salida de emergencia, para aplacar las aguas. El que es, no deja de ser.
    UN abrazo. Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sí, Carlos, estos vientos corren por los cielos desde muchos lugares del mundo, desafortunadamente. No sé exactamente cómo es la situación política en tu país en este momento, pero sé que las barbaridades e injusticias están ocurriendo en muchas partes, admiro tu necesidad de luchar contra todo esto. Nuestros países merecen personas mucho mejores en el gobierno. Muchas gracias por tu comentario, un abrazo.

      Excluir
  11. Olá!
    Posso dizer, como aquariana, que a vontade de sumir não cabe em mim. É simplesmente absurda a realidade em que vivemos e ter um ser nojento desses falando essas coisas é simplesmente desumano. Dói.
    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma aquariana típica com vontade de "voar as tranças"! Sei como é, não sou aquariano (sou geminiano), mas também sou da "turma" do ar. Ele é apenas um dos nojentos, pois são vários nojentos nessa corja! Beijo.

      Excluir
  12. Confesso que não conhecia, obrigado pela partilha!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  13. Hola amigo Ulises, ojala cambien las cosas para bien de tu país. Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Con estas personas en el gobierno esto es casi imposible, Sandra, pero no hay nada que dure para siempre. Saludos.

      Excluir
  14. Mesmo sabendo teoricamente o suficiente de sociologia, história e psicologia, para saber que o ser humano é altamente manipulável, fico sempre destroçada quando olho para um povo que se vê enredado num encantamento qualquer de um homem sem escrúpulos que perversamente arrebanha multidões com promessas omnipotentes de uma vida fácil e superior.
    Aqui há uns tempos estive no Brasil e falando com colegas mais velhos assisti à sua angústia, de ver os filhos a tentar sair do Brasil, por não acreditar no futuro que o país lhes poderá dar, e os pais, mais velhos, a amarem o seu país e não serem capazes de abandonar a luta por uma maior consciência social.
    Só posso desejar que se ergam vozes capazes de mudança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As razões para que isso aconteça são muitas, algumas delas são óbvias, outras de subjetividades mais encobertas, mas esses homens sem escrúpulos só ganham poder por causa dos muitos enredados nesse encantamento, alguns por ignorância, outros por conivência, o que é ainda pior. Algum tempo atrás, quando falar sobre Bolsonaro se tornar presidente parecia ser apenas uma piada, eu mesmo dizia, também como uma piada, que, caso ele de fato se tornasse presidente um dia, eu iria embora nem que fosse a pé para o Uruguai, país pelo qual nutro simpatia e que é vizinho do estado em que moro, mas, por mais estranho que possa parecer, o fato de Bolsonaro ter se tornado uma realidade na presidência (ainda sendo uma piada) me fez começar a ter uma percepção mais profunda não apenas sobre outras pessoas, mas principalmente sobre mim mesmo e uma necessidade de pertencimento ao lado que se opõe a tudo que Bolsonaro representa. Não são essas pessoas que estão no governo e muitos de seus apoiadores que querem o bem do país, essas não gostam do país, na verdade, só pensam em si mesmas. Eu também desejo que mais vozes como essas citadas por ti se ergam!

      Excluir
  15. Fuerza y utopía.

    Abrazote utópico.-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Es necesario, especialmente en un país donde hay tantos ejemplos oscuros de distopía en este momento. Abrazo.

      Excluir
  16. O governo brasileiro está cheio de "pronunciamentos infelizes". Então, por que não se demitem em bloco?
    Quanto à Regina Duarte, nem tenho palavras. Como é possível que ela tenha aceitado?
    Caro Ulisses, um bom fim de semana.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o que não falta é "pronunciamento infeliz", principalmente do presidente e desde muito antes de se tornar presidente. Ela aceitou porque é farinha do mesmo saco. Obrigado, Jaime, um abraço.

      Excluir
  17. Eu fico me perguntando como uma pessoa pode chegar a essa situação de decadência moral e espiritual... esse vídeo representa bem o que é o governo bolsonaro; Pessoas más, inescrupulosas,
    doentias, insignificantes e o pior, perigosas!
    A vida tem sido insuportavelmente, ácida. O que esperar do futuro?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pessoas com esse tipo específico de ignorância e ao mesmo tempo com esse tipo de poder nas mãos são perigosas! Porém, como eu costumo dizer (principalmente para mim mesmo): nada é, tudo está. Abraço.

      Excluir
  18. Sempre admirei a Regina Duarte como actriz. Fiquei muito decepcionada com esta atitude dela.
    Tenho alguns familiares no Brasil, todos apoiantes de Balsonaro!
    Enfim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de eu não gostar de ver novelas, reconheço que Regina Duarte já desempenhou bem alguns papéis na televisão, mas atriz admirável, na minha opinião (se for para citar alguma dessas mais conhecidas do "grande público"), é Fernanda Montenegro, que além de ser uma grande atriz é, também, admirável fora das telas e dos palcos, além de tantas outras atrizes que não têm a mesma visibilidade, mas fazem a verdadeira diferença na cultura do país. Eu também tenho alguns familiares que apoiaram e, acredito, ainda são apoiadores do Bolsonaro, além de conhecidos, etc. Sobre alguns, para mim não foi uma surpresa saber disso, sobre outros foi para mim surpreendente saber que compraram o discurso retrógrado, elitista e cheio de preconceitos de Bolsonaro, e pior do que se decepcionar com uma ou um artista qualquer é se decepcionar com alguém próximo de nós. Um abraço.

      Excluir
  19. Muito solidário com a situação no Brasil. E espero que consigam alterar o rumo, bem como, não ver o crescente surgimento de lideranças (noutros países) do mesmo peso... Portugal, pela primeira vez deu voz na assembleia a um partido da extrema direita, 1 só pessoa, já é demais... e isso assusta.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sam! Que bom saber da tua solidariedade, é sempre bom saber que há mais e mais pessoas sensatas em um mundo onde parece que a maioria ainda prefere ser ignorante. Um abraço.

      Excluir
  20. Assusta-me sempre... como em democracia, se escolhem ditadores... mas o que é facto, é que o povo continua caindo nos seus discursos ocos de soluções, em tons inflamados...
    E estas posições radicais continuam despontando em muitos países... e marcando presença. Por cá, também já temos um deputado eleito, de um partido da direita mais radical...
    A Porcina... juntou-se ao coronel... a realidade, tomando o rumo da ficção, por aí...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Ana, a "Porcina" se juntou ao coronel! A Rainha da Mamata e o Rei do Gado! Obrigado por teu comentário, beijo.

      Excluir
  21. Si. En realidad no gano como deberia ser. Lo hizo con Lula en la carcel. Sino otra seria la historia. El problema fue dejar crecer tanto a los grupos evangelistas. Cosa que tambien ocurre en mi pais. En Argentina por suerte gano la centroizquierda. Pero la derecha que, a pesar de perder, saco un 40 % por la forma de hablar y actuar se asemejan cada vez mas al Bolsonarismo. Espero que no pongan palos en la rueda al actual gobierno. Encima ellos manejan los principales medios de comunicacion. Te mando un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muchas gracias por tu comentario, Gustavo, un abrazo.

      Excluir