7 de outubro de 2018

Bozonaro, bufão "cristão" e "cidadão de bem"


Independente de partidos políticos, o que busco, antes de tudo, é seguir o bom senso e não apenas o senso comum, não sou boi para seguir determinadas boiadas, e muito menos quando essas determinadas boiadas vão em direção ao que fere e marginaliza a existência de tantos outros seres que existem. A grande maioria dessas pessoas que estão por aí exibindo bandeiras do Brasil nesse momento, ou carregando a bandeira estampada sobre o peito na camiseta, votam usando apenas a primeira pessoa do singular, não a primeira do plural, pensam apenas em si mesmas, são egoístas e, na verdade, bem na verdade mesmo, não é exatamente com a situação do país que elas estão preocupadas, preocupam-se é com seus próprios umbigos, com seus próprios confortos, bens materiais, casas, carros, com suas próprias vidas, não têm, no fundo (nem no raso) um sentimento de empatia pelos outros, não têm a capacidade de um olhar verdadeiramente mais compassivo sobre a vida dos outros seres, inclusive os bichos.

A questão aqui não é defender partidos políticos, vai muito mais além, é muito mais profundo do que isso, trata-se dessa imensa onda antipetista sobre a qual uma massa gigantesca de gente está surfando e que, neste momento, faz com que muitas dessas pessoas sejam ignorantes ou até mesmo se tornem fanáticas e cegas a ponto de quererem entregar o país para ser governado por um ser como o Bolsonaro, um boçal, um bufão que tem a incrível capacidade de cagar pela boca, um fascista. O problema não é fazerem críticas a um determinado partido ou serem contra ele, é acharem que alguém como o Boçalnaro, especificamente, possa representar algum tipo de salvação ou avanço para o país ao mesmo tempo em que desconsideram completamente tudo aquilo que esse sujeito pode representar como retrocesso. 

Embora quase todos já saibamos de muitas das declarações feitas por esse sujeito (e mesmo assim nenhuma delas fez com que a maioria repensasse sua opinião sobre ele), ainda assim citarei aqui algumas (apenas algumas dentre tantas que eu poderia), e não porque eu acho que com isso eu vou conseguir mudar o pensamento de alguém, cada um tem o direito de seguir as ideias de quem quiser, obviamente, mas, se isso não serve para fazer alguém mudar seus posicionamentos, então fará, no mínimo, com que neste momento quem estiver lendo esse texto, seja lá quem for, lembre bem quem é esse homem e o que ele representa: 

- Ele disse alguns anos atrás que o erro da ditadura no Brasil foi torturar e não matar (embora a ditadura tenha matado), assim como sobre a ditadura chilena disse que o Pinochet (outro "docinho" da mesma laia) deveria ter matado mais gente.

- Em seu discurso a favor do impeachment da Dilma, Bolsonaro homenageou o Coronel Brilhante Ustra, aquele que foi responsável por torturar mulheres na época da ditadura introduzindo insetos e roedores nas suas vaginas (sim, esse homem que muitos admiram, admira alguém que introduziu ratos nas genitálias de algumas mulheres).

- Reclama muito das fake news, mas ele e seus filhos são os que mais as espalham por aí (e para que fique claro, todas essas informações contidas aqui foram retiradas de vídeos ou entrevistas em que o próprio Bozonaro deu essas declarações, basta averiguar inclusive no YouTube).

- Recebeu 200 mil reais da JBS, investigada na operação "carne fraca", e disse que devolveu o dinheiro ao partido, mas admitiu que o partido mandou de volta a mesma quantia para ele em sua conta logo depois. 

- Sobre a escravidão, disse que os portugueses nunca pisaram na África, atribuindo aos próprios negros a responsabilidade pelo tráfico negreiro (além de tudo é burro, sabe ainda menos da História do que de economia).

- Disse que usava o auxílio-moradia para "comer gente", sim, nesse caso ele disse "gente", porque em outra circunstância ele já admitiu, e rindo, que "comia" bichos também, e comer de modo não literal mesmo, não com a boca (o grande representante da família tradicional brasileira, dos "bons" costumes, cidadãos de "bem", com valores "cristãos", inclusive é amigo de Marco Feliciano e Silas Malafaia, por exemplo, e nesse caso só me vem à mente a seguinte frase: diga-me com quem andas que te direi quem és).

- Disse que "ninguém gosta de gays, a gente suporta" (além de estupidamente ignorante é tão estupidamente arrogante que acha que pode falar por todos baseado em um preconceito que ele mesmo tem).

- Disse que não contrataria um motorista gay para levar seu filho na escola (para muitos, pode não parecer uma afirmação grave, mas através dessa lógica, o que ele dá a entender é que todos os gays, e somente os gays, são pedófilos, e não existem pedófilos héteros, inclusive mulheres?).

- Em entrevista para o ator britânico Stephen Fry (que depois da entrevista disse que aquela havia sido uma das experiências mais sinistras que ele já teve na vida), disse que "não existe homofobia no Brasil", mas, em outra circunstância, disse que já foi alvo de "heterofobia" (não existe homofobia no Brasil, um dos países que mais matam LGBTs no mundo?).

- Disse: "Prefiro que um filho meu morra num acidente do que apareça com um bigodudo por aí", e que se tivesse um vizinho homossexual, a casa dele seria desvalorizada (o que comentar sobre alguém que diz que preferiria ver até o próprio filho morto baseando uma afirmação dessas apenas em orientação sexual? E mesmo assim, com todas essas declarações, há muitos que dizem que Bolsonaro não é homofóbico, não, imagina, inclusive de uns tempos para cá ele adotou um discurso até mais liberal, mas é óbvio que isso é apenas discurso, afinal ele estava em campanha eleitoral).

- Disse que teve quatro filhos homens e que aí deu uma "fraquejada" e a quinta nasceu mulher (nascer, ser mulher "vale menos" do que nascer, ser homem? Podem dizer o que quiserem na tentativa de amenizar a declaração machista, a frase foi dita e contra isso não há argumento).

- Disse que caçar animais é um "esporte saudável", declarando apoio a esse bando de psicopatas a que chamam de caçadores, e que com ele a caça teria "burocracia zero" (para mim, apenas isso já seria o suficiente para eu nunca, jamais, votar nesse homem. Ele mesmo depois gravou um vídeo dizendo que estava falando "apenas" sobre o "controle de javalis", mas é mentira, porque no vídeo em que ele aparece falando sobre desburocratizar a caça no país ele deixou bem claro que a caça, na opinião dele, é um "esporte", e, o que é pior, "saudável"). 

- Já foi pego praticando pesca ilegal em Angra dos Reis (suave na nave! Mas isso não é "nada", e o que dizer sobre os quase 30 anos como parlamentar e nos quais ele nunca contribuiu de forma alguma para resolver a violência no Rio de Janeiro? É esse o homem que vai diminuir a violência no Brasil? E ele fazendo aquele gesto ridículo de arminhas com as mãos? Nesse caso, só rindo até por escrito do bufão Bozonaro: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk).

- Em discurso a favor das vaquejadas para uma multidão em Brasília, disse que "não podemos aceitar o 'politicamente correto'", que querem uma "geração de maricas", que ali só havia "cabra macho, ou é homem ou é mulher, sem 'meio termo'" (um instante para eu vomitar). 

- Ele se diz "cristão", disse que já leu a Bíblia inteira e que "há bons exemplos ali" (quando penso em alguém como esse homem se dizendo "cristão", e também em muitos que o seguem e se dizem igualmente "cristãos", lembro sempre da seguinte frase escrita pelo Nietzsche: "no fundo houve um único cristão, e este morreu na cruz". Cristão escolhendo Bozonaro para presidente? Como li dia desses numa imagem que minha irmã me enviou, "não me espanto, na época de Cristo escolheram Barrabás").

- Disse em um comício: "Não tem essa historinha de Estado Laico, é Estado Cristão, e quem for contra que se mude. Vamos fazer o Brasil para as maiorias, as minorias têm que se curvar, as minorias se adequam ou simplesmente desaparecem" (não faz lembrar do ditador Francisco Franco, que se autointitulava "líder militar pela graça de Deus", ou de Hitler ao assimilar aquele conceito da tal "raça superior", "a raça ariana", e que serviu de base para o extermínio dos judeus e de outros "povos não-arianos" e que também perseguiu homossexuais e negros?). 


Para muitos, milhares, milhões, "Deus" é o dinheiro, esse é o verdadeiro deus de determinadas pessoas, são capazes de qualquer coisa por ele, e para muitos desses, há uma frase que é, na minha opinião, uma das mais geniais que já disseram no mundo: tem gente que é tão pobre, tão pobre, que a única coisa que tem é dinheiro (alô, Trump!). Sim, dinheiro é necessário, faz girar as engrenagens do desenvolvimento econômico e social de um país, de uma sociedade, mas há gente que é corrompida por ele, que por ele vende até a alma, que o idolatra, assim como muitos idolatram um sujeito como o Bozonaro e por ele também são capazes de qualquer coisa, inclusive até mesmo passar por cima da importância de pessoas que os rodeiam, amigos, até mesmo pessoas de suas próprias famílias. Há pessoas que fazem parte das nossas vidas e que às vezes durante algum tempo parecem até mesmo respeitar as diferenças, com um discurso de inclusão, etc., mas que, em determinado momento, revelam-se, mostram quem verdadeiramente são e o que verdadeiramente pensam e priorizam, e esse momento pelo qual estamos passando pode servir bem como exemplo. Mas uma coisa é conviver com as diferenças, de pensamentos, inclusive, e outra coisa é conviver com determinadas pessoas que, por exemplo, aparentemente são solidárias, compreensivas, mas de algum modo uma hora nos apunhalam e, assim, nos evidenciam uma falsidade da qual eu quero me manter sempre distante, afinal já existe gente demais no mundo tentando de alguma maneira nos diminuir e não vou perder tempo com pessoas que às vezes tentam fazer a mesma coisa e com a diferença de que se camuflam de nossas amigas, o que é muito pior. 

Não sirvo de bom exemplo para nada, nem quero servir, erro bastante, principalmente comigo mesmo, mas nesse caso a vida com a qual eu erro é a minha própria, e enquanto a minha vida for minha, posso até mesmo estragá-la o quanto eu quiser, se eu quiser, a responsabilidade das minhas irresponsabilidades comigo mesmo é minha. Mas, para além dos nossos umbigos, das nossas casas, das nossas próprias vidas, há muitas coisas que acontecem e que também podem ser, e são, de muitas formas, direta ou indiretamente, responsabilidades nossas, consequências das ações de cada um de nós, inclusive o que dizemos e até mesmo o que deixamos de dizer geram consequências. Há gente que, por exemplo, para não se comprometer, por receio de entrar em atrito com outras pessoas, com os pais, amigos, desconhecidos, etc., ou por covardia mesmo, prefere silenciar e, muitas vezes, estar dessa forma compactuando com o que está errado, com o mal, com as injustiças. Bozonaro, por exemplo, pode até se tornar o novo presidente do país, mas ao menos saberei para sempre que com a minha contribuição não foi, porque eu sou dos que pensam que o tal progresso que está escrito na nossa bandeira deve ser para todos, e não somente para determinadas pessoas. Um bufão como o Bozonaro, que não é capaz de governar nem a própria língua (comandada por uma mente tão pequena e ao mesmo tempo tão nociva), não deveria jamais governar um país. Quase 500 anos antes de Cristo, Sófocles escreveu, em Antígona, que o amor é invencível nas batalhas. Há homens que eventualmente vencem, ou perdem, mas quanto ao amor, o amor sempre triunfará. 


11 comentários:

  1. Entiendo poco de política

    Escribis muy bien y al detalle. Aprecio la intensidad de tus palabras
    cuando tu mente y mi mente se abren

    ResponderExcluir
  2. Enquanto o umbiguismo for maior que o bem-estar da sociedade, os valores implementados serão sempre os errados. E é triste, por todas as implicações negativas.
    Não me assusta apenas a existência de candidatos mal formados (ou pior do que isso), assusta-me ainda mais perceber que há quem alimente as suas lutas, como se a solução residisse neles.

    r: Muito obrigada!

    Fico contente por teres gostado :)

    ResponderExcluir
  3. De fato o umbiguismo e o egoísmo estão cada vez mais evidentes, pessoas que se dizem cristãs apoiando fascistas e muitas vezes porque eles se dizem cristãos também, gente que é capaz de passar por cima de qualquer coisa por interesses próprios, mas felizmente há gente como você e tantos outros por aí que não se calam diante de tanta ignorância, isso é admirável e serve como bom exemplo sim, parabéns pelo texto, estamos juntos!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por esta magnífica reflexão, pertinente, profunda, verdadeira e real. Eu subscrevo tudo o que escreveu no seu texto. O Brasil foge de uma fera , para outra fera mil vezes pior. E a imagem que figura no cabeçalho, é uma caricatura à altura da personagem; um lobo disfarçado de cordeiro; Um verdadeiro Hitler!

    ResponderExcluir
  5. Sou pelo direito à intervenção. E a indignação e o esclarecimento são formas de intervir.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Teresa, depende de que tipo de intervenção. Beijos para ti também.

      Excluir
  6. Eu voto no Bolsonaro. Ele é um grosseiro, falastrão, mas é honesto. Não suporto mais ver meu país sendo roubado por aqueles que se dizem do povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeiro lugar, obrigado pelo teu comentário, por vir aqui e expor tua opinião, mas só não vou escrever que discordo completamente de ti porque obviamente concordo quando afirmas que ele é grosseiro e falastrão, entretanto sobre o teu candidato convém lembrar que preconceito não é simplesmente opinião. Suponho que por "honesto" queiras dizer que ele é sincero ao expor o que pensa, mas sobre isso também convém lembrar que ele seria sincero, de fato, se nesse momento, por exemplo, estivesse nos debates, em vez de estar fugindo deles, dizendo tudo o que já disse em outras circunstâncias e estava há anos por aí declarando e com a justificativa da tal imunidade parlamentar, e não agora em época de campanha sendo cínico adotando uma outra postura sobre determinadas questões na tentativa de parecer mais moderado. Penso que é mais sensato votar em qualquer outro candidato sobre o qual através da democracia possamos fazer oposição já no dia seguinte, se for o caso, do que direta ou indiretamente contribuir para que um fascista chegue ao comando do país, afinal diante do fascismo ser oposição pode resultar até em morte, não é mesmo? E nesse caso não sou eu, mas sim a história mundial que está aí, através dos livros e do que está acontecendo atualmente também, para te lembrar.

      Excluir
  7. Eu já tinha lido a postagem e até compartilhado no G+ .
    O texto é uma verdadeira "benção", mais bem explicado não poderia ser... esse último bloco do texto onde você fala, " para além dos nossos umbigos", se alguém não entender, sei não!!!
    Vamos ver no que isso vai dar.
    Abraços, Ulisses!

    ResponderExcluir
  8. Tô aqui navegando no seu blog e refletindo...
    É amanhã a vergonhosa posse desse homem, quem diria... !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Sandra, alguns anos atrás, quando falavam na possibilidade de esse sujeito ser presidente, eu nem levava a sério, apenas ria, mas esse dia de fato chegou, veremos como o "cristão" agirá...

      Excluir