16 de março de 2020

Irresponsável, Bolsonaro ignora coronavírus e brinca com saúde da população

(Movimentação durante manifestação pró-Bolsonaro
na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, dia 15
Imagem: Saulo Angelo/ Futura Press/ Estadão Conteúdo)


por Leonardo Sakamoto (do UOL) 


Demonstrando que sua agenda política pessoal é maior do que sua preocupação com a saúde da população, o presidente Jair Bolsonaro encontrou fãs, trocou apertos de mão, segurou celulares para selfies e elogiou que seus seguidores tenham ido aos atos contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, realizados neste domingo (15). Profissionais de saúde têm, desesperadamente, pedido às pessoas que evitem contato social a fim de retardar a pandemia de coronavírus.

Passando por cima das recomendações do próprio Ministério da Saúde, que pede a todos que tenham ido ao exterior que fiquem sete dias em suas residências, ele deixou o isolamento e foi confraternizar com seus eleitores.

O presidente da República torna-se, dessa forma, inimigo do próprio sistema de saúde do país, que tenta explicar às pessoas que elas devem evitar aglomerações a fim de reduzir a velocidade da infecção.

Tenta-se impedir um "tsunami" de gente procurando postos e unidades básicas de saúde e hospitais, tornando impossível atender aos afetados pelo Covid-19 e, ao mesmo tempo, cuidar de pacientes de outras doenças e emergências. Se os infectados vierem em "prestações", o sistema ficará menos sobrecarregado e não será necessário escolher quem será atendido ou não. Ou seja, no limite, quem vive e quem morre.

Bolsonaro prova mais uma vez que pensa somente em si, em sua família e no naco de seus fãs que pertencem à classe mais abastada. Pois se forem infectados, terão o melhor tratamento de saúde do país à sua disposição. Coisa que não vai se acontecer com quem depende do SUS, com leitos e respiradores em número insuficiente para fazer frente à crise.

O coronavírus não tem preferência por pobres ou ricos, mas o Brasil, sim, ostentando um déficit de estrutura de atendimento no sistema público, que é responsabilidade de todos os governos até agora - inclusive o dele.

"As consequências do ato de Bolsonaro hoje vão além do ataque à democracia. Trata-se de uma irresponsabilidade sem tamanho, uma ameaça à vida das pessoas, expostas a um vírus que tem matado milhares ao redor do mundo", afirmou o líder do PSB na Câmara dos Deputados, Alessandro Molon (RJ) em nota à imprensa. "É isso que acontece quando se governa pensando em concentrar e manter seu próprio poder".

Ao sair à rua, o presidente também parece rir da cara de seu ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que tem sido diligente e responsável em meio ao caos. Sua pasta avisou que se não forem tomadas medidas para restringir o contato social, casos vão dobrar a cada três dias.

Ao menos, seis pessoas que estavam em um evento que reuniu as comitivas de Donald Trump e de Jair Bolsonaro, na Flórida, já deram positivo para coronavírus. O primeiro teste do mandatário brasileiro, segundo ele mesmo, deu negativo - mesmo resultado de seu colega norte-americano. Mas a infecção pode produzir falsos negativos, ainda mais na fase em que está assintomática. Por isso, ele foi recomendado a monitorar a saúde e estava em isolamento.

O presidente, que chegou a conclamar as pessoas a irem às ruas para o 15 de março, acabou fazendo um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV recomendando que os organizadores adiassem as manifestações com a ampliação dos casos de coronavírus. Usou até máscara cirúrgica em uma live no Facebook, enquanto não saía o resultado do seu exame, e também desincentivou a ida ao evento. Agora, vai à rua abraçar pessoas, dar apoio a aglomerações e mau exemplo.

Toda manifestação democrática que não peça o fechamento de instituições ou a prisão de deputados, senadores e ministros do STF tem o direito de existir. O problema é que os atos foram convocados com base na premissa no, agora icônico, "foda-se" que o general Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, sugeriu que o presidente mandasse ao Congresso.

Em um momento em que a sociedade faz um esforço para fechar as portas das escolas, universidades, shows, eventos esportivos, cultos religiosos, e se recolher, o presidente vem à rua para apoiar que seus fãs se juntem a fim de gritar "mito". Pode ter ajudado a rifar, dessa forma, a qualidade de vida de muitos que vão passar a achar que estamos vivendo a normalidade sanitária no Brasil e repetir seu exemplo.

O governante racional assume uma posição que nem é de histeria, nem de descaso neste momento. Bolsonaro foi além,  ele objetivamente está colocando a sociedade em risco. Merece o nosso reconhecimento. Após ser o primeiro presidente no mundo a chamar uma pandemia mortal de "fantasia", agora se torna o primeiro ao agir contra o seu combate.

23 comentários:

  1. Arrepiei-me só de ver na TV. Sempre achei que o homem não tem os cinco alqueires bem medidos. E o que mais aflige é que não haja no seu governo ninguém capaz de o demover de ações idiotas e irresponsáveis como esta.
    Abraço e saúde.

    ResponderExcluir
  2. Esse ser é abominável. Inconsequente, irresponsável e não sei o que tem na cabeça. Aliás, até sei, mas o conteúdo fede muito...melhor eu me afastar,rs abraços, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Esse homem é mais maligno que o próprio virus meu amigo.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderExcluir
  4. Qué irresponsabilidad del mandatario más facho de los fachos. Un abrazo. Carlos

    ResponderExcluir
  5. Los fachos son así. Sólo piensan en ellos. Como decimos por aquí, la humanidad les vale huevo. Un abrazo.

    ResponderExcluir
  6. No gobierna para el interés nacional o de país, sino para sí mismo.

    ResponderExcluir
  7. interesante tu p[unto de vista me gusta leerte estoy demasiada metido en la vida de USA que es donde vivo Abrazos

    ResponderExcluir
  8. Não se percebe realmente.
    Quando todas as nações do mundo estão a tomar medidas, e muitas delas, infelizmente, a perder o controlo da situação.
    Um pais com uma densidade populacional como o Brasil tem um problema acrescido.
    Nenhum governo tem decisões fáceis. Mas algumas parecem-me (a mim!) claramente erradas!

    ResponderExcluir
  9. Repugnante.
    Espero que esteja tudo bem.
    Abraço

    ResponderExcluir
  10. No puedo creer que exista esa irresponsabilidad con el pueblo ,por el amor de Dios!!
    Aquí ya llevamos unos cuántos días de aislamiento.
    Así actúan ciertos políticos sólo por el hecho de conseguir el poder sin saber que el virus puede afectarles,aunque sean "todopoderosos"y tengan muchos medios,la salud no juega con nadie
    Ojalá ya se dé la orden de sanidad para que este asunto sea controlado.Os deseo lo mejor!!
    Quedaos en casa!Sé lo que eso significa a nivel de trabajo y económico,pero sin salud no hay nada
    Cuidaos mucho,por favor
    Besucos

    ResponderExcluir
  11. Espero estés bien amigo, cuídate mucho. Que irresponsabilidad, Aquí en México ya se están tomando algunas medidas de seguridad, pero no han cerrado las fronteras, nuestro presidente aun no decide, y los casos de infectados siguen en aumento. En Monterrey donde vivo yo, ya estamos en cuarentena. Saludos amigo.

    ResponderExcluir
  12. Deve estar doente da cabeça coitado ,já chega de irresponsabilidade, só desejo que tome as medidas certas e fique tudo bem.
    Abraço

    ResponderExcluir
  13. O nosso Presidente ( Marcelo Rebelo de Sousa) hoje declarou estado de emergência.
    " Ninguém nas ruas em Portugal "
    Agora vamos rezar.
    Quanto ao vosso cenário fico triste por vocês.
    Megy Maia

    ResponderExcluir
  14. Não encontro palavras, Ulisses!

    ResponderExcluir
  15. Puffffffffffffffffff. Cuídate mucho.

    Abrazote utópico guardando eso sí el metro y pico de distancia.

    ResponderExcluir
  16. Um irresponsável é sempre irresponsável em qualquer situação.
    Nada de novo, portanto. O contrário seria surpreendente.
    Caro Ulisses, um bom fim de semana, em segurança.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  17. Infelizmente começam a aparecer certas individualidades, cujas atitudes nos fazem perguntar: Porquê e como é possível, que se dê a tais personalidades o poder de governar um país?
    Que este período de instabilidade e medo, não se prolongue por muito tempo.
    Um abraço virtual.

    ResponderExcluir
  18. Lo de Bolsonaro es impresentable. La pandemia demuestra cómo actúan realmente los líderes
    Abrazo grande desde Río de La Plata!
    A seguir peleando, hermano. Por acá recién empieza

    ResponderExcluir
  19. Sim, um irresponsável, mas irresponsável é pouco pra definir o que ele tem sido, o que ele sempre foi, na verdade, esse escroto. O número de pessoas infectadas aumentando, gente morrendo, e ele agindo dessa maneira. E ainda tem gente apoiando esse desgoverno, só pode ser gente com desvio de caráter mesmo. Espero que você se cuide, Ulisses. Um abraço.

    ResponderExcluir
  20. Ele próprio está a ridicularizar-se e a ridicularizar todos à volta. A descridibilizar-se a si mesmo e às instituições governamentais, prova que não está no seu estado normal para exercer o exercício das suas funções. Ninguém se refere a esta pandemia como "fantasia" e desvaloriza o que todos nós temos assistido! Uma verdadeira catástrofe planetária que carece da união e responsabilidade de todos. Escutar sobretudo os conselhos dos diversos organismos de saúde pública.

    O melhor lugar para se estar agora, é em casa .
    Abraço

    ResponderExcluir
  21. Esse (des)governo é um horror, esse homem é um horror! Irresponsável, despreparado, imaturo, ignorante, racista, machista, homofóbico, um falso cristão, um mentiroso, e ainda por cima realmente brinca com a saúde da população. Estamos sendo (des)governados pelo pior presidente que poderia haver em uma situação tão delicada como essa pandemia, um homem que desde sempre se importou apenas consigo mesmo e com sua própria família, que há décadas "mama nas tetas" do Estado e nunca fez absolutamente nada de bom pro país, e ainda com a família envolvida em esquema de corrupção desde antes do início de seu (des)governo, corrupção que muitas pessoas parecem ter se importado apenas quando foi em relação ao PT. Hoje eu li que o Olavo de Carvalho, o guru lunático do Bolsonaro, disse que "essa epidemia não existe". Eles conseguem ser cada vez mais estúpidos. Fica bem, Ulisses. Se cuida, beijos.

    ResponderExcluir
  22. Eu lamento muito por tudo o que tenho lido e visto na televisão acerca do presidente do Brasil, nunca pensei que ele chegasse a tanto!
    Parece um homem perigoso!

    Abraço

    ResponderExcluir
  23. Basta ver, o que conseguiram os USA, persistindo na mesma politica de não fechar coisa nenhuma... no dia de hoje... o saldo diário é de 1500 vitimas... e eles não estão nem de perto nem de longe, próximos ainda, do pico do contágio por lá!... E este saldo diário de vitimas, tem triplicado a cada 2 ou 3 dias...
    Nem tenho palavras! Lamento, pela preocupante situação em que esse inconsciente está a lançar o vosso país!...
    Gostei imenso do texto... mas que só parece vir confirmar, a ideia que eu tenho... que tudo se encaminha para uma explosão de vitimas em larga escala!
    Nós por aqui... temos tão poucos meios... mas assim que houve a primeira vitima mortal, a todo o mundo foi dada ordem de se enfiar em casa... e o nosso sistema de saúde, sempre debaixo de fogo em muitas outras alturas... continua a dar conta do recado... sem disparar num colossal número de mortes! E estamos a gerir bem, quem tem sintomas ligeiros, não fica ocupando hospital, mas fica em casa de quarentena...
    Cuide-se ao máximo, Ulisses! De si... e dos seus! Tudo pelo melhor, por aí!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir