26 de março de 2020

Sairemos da caverna num dia de sol



por Ayrton Centeno (do Brasil de Fato) 


Uma das hipóteses para a gênese do coronavírus é que ele tenha se originado no fundo de uma caverna na China. Ali, em dado instante, talvez propiciado pela presença devastadora do homem no seu ataque à natureza, o inimigo invisível que ameaça o planeta saltou do morcego para a humanidade. 

É uma cena repetida ao longo da História, sempre com a criatura humana atraída pelo desconhecido. Foi assim com o HIV, originalmente presente em chimpanzés; com o sarampo, possível legado da era inicial da pecuária bovina; e com o ebola, novamente oriundo dos morcegos. 

Nas mais de mil espécies de morcegos, o coronavírus sobrevive sem destruir seu hospedeiro, dotado de vigoroso sistema imunológico. Porém, ao deixar a caverna e trocar de anfitrião, diante de uma barreira imunológica bem mais frágil, causa estragos enormes e, eventualmente, fatais. É o que está acontecendo no Brasil em 2020, com consequências ainda em suspenso, mas com expectativas péssimas. 

Em algum ponto do passado, também nos sentimos atraídos pela caverna. Certo dia, quisemos explorá-la. É fato que houve muitas advertências. Vozes nos avisaram de que algo nos aguardava nas trevas. Não acreditamos. Os donos da verdade instalados nos seus pedestais também nada nos informaram. Limitaram-se a observar, alguns poucos, que talvez a caverna não fosse tão acolhedora. Mas emendaram que permanecer na claridade, do lado de fora da cova, também seria algo arriscado demais. Então, entramos. 

Mal demos o primeiro passo e um segundo vírus já navegava em nosso sangue. Ao contrário do corona, que prefere o aparelho respiratório, o intruso dentro de nós ataca nossa empatia, o dom da compaixão, de se enxergar o próximo. Exacerba sentimentos como o egoísmo, a cobiça, o ódio. Estimula e justifica a prática da fraude e da violência contra os mais fracos. Repele a ciência, louva a superstição e exalta a morte. Também agride de forma brutal a capacidade cognitiva do infectado, que nega a realidade, reagindo com fúria frente a tudo que ouse questionar suas convicções. 

Em 2018, ano do grande surto, a maior parte da população sofreu esse contágio. Tornou-se adicta da mentira que consumiu, celebrou e disseminou. A ação virótica exasperou fantasias, sonhos de exaltação mitológica. 

Dois anos depois, quando, aos trancos e barrancos, a nação enfrenta a covid-19, o vírus daquela outra caverna sofreu um choque de realidade. Baixou sua crista, achatou sua curva que se inclina para a parte baixa do gráfico. Mas continua ativo. 

Nossa sina é combater e derrotar ambos. Se a localização da suposta caverna chinesa é imprecisa, sabemos perfeitamente onde se situa a outra. Reside em algum lugar dentro de nós, naquele porão sinistro e íntimo onde ocultávamos nosso horror particular e havíamos acorrentados nossos monstros, agora libertados. 

Mas os dois vírus possuem o mesmo ponto fraco. Exposto ao sol, o coronavírus resiste algum tempo e morre. Aliado da escuridão, o outro vírus também sucumbe. Não suporta a claridade que permite melhor ver, distinguir e julgar as coisas. Primeiro teremos que vencer o corona. Depois, virá a vez do segundo vírus. Será uma tarefa longa, em que nos caberá produzir aquela manhã esperada, plena de sol. É ela que trará seu brilho intenso para fulminar e devolver o inimigo à caverna de onde nunca deveria ter saído. 

22 comentários:

  1. Esse vírus está atingindo o mundo inteiro. Onde as mentes dos governantes são mais claras, há cérebro de verdade a pensar , valorizam a ciência, dão força pra ela. Outros lugares, infelizmente há morcegão que voa espalhando ódio, separação, divisão entre o povo. Com sua "inteligência" quer passar acima das inteligências e experiências mundiais! Esse é o pior que o corona! Pena,mas há de ser exterminado!!! Confio que nos livraremos doss dois! abraços, chica

    ResponderExcluir
  2. O texto demonstra bem o que tem acontecido nos últimos anos no Brasil. 2018 foi o ano do grande surto do "Coronarovírus", o vírus que surgiu a partir do Bolsonaro e que é tão horrível quanto o coronavírus e que infectou milhões de brasileiros.

    "Ao contrário do corona, que prefere o aparelho respiratório, o intruso dentro de nós ataca nossa empatia, o dom da compaixão, de se enxergar o próximo. Exacerba sentimentos como o egoísmo, a cobiça, o ódio. Estimula e justifica a prática da fraude e da violência contra os mais fracos. Repele a ciência, louva a superstição e exalta a morte. Também agride de forma brutal a capacidade cognitiva do infectado, que nega a realidade, reagindo com fúria frente a tudo que ouse questionar suas convicções", é exatamente isso! Felizmente posso dizer que não fui infectado por esse vírus, e que bom poder dizer também que não foi com a minha contribuição que ele se alastrou, eu jamais votaria em alguém como esse presidente transmissor da estupidez. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Um excelente texto. Efetivamente a situação política no Brasil é altamente preocupante.E o corona pode ser uma tragédia muito maior que na Europa se o Bolsonaro insistir na ideia de que é uma gripezinha e não encarar a sério o problema.
    Abraço e saúde

    ResponderExcluir
  4. Que todo esto nos lleve a ser personas con más corazón ,más empatía,más solidaridad..
    Espero que no se meta la avaricia en nuestra sangre,ni la mentira ni ese PODER que no tiene la última palabra
    Besucos y ánimos

    ResponderExcluir
  5. Grande verdade diz este texto!
    Eu tenho pensado tanto nisso, o mundo tem andando muito doente, as pessoas cada vez mais vaidosas, mais egoístas, muitos sentimentos provenientes do ego negativo!
    Que assim seja, que depois de curarmos este vírus, que curemos o nosso interior!

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. O corona é uma lição amarga, muito amarga, são os sistemas de saúde a colapsar, há muito frágeis. Os vilões deste reino, tentam disfarçar mas foram apanhados de surpresa! Resta-nos afinal esperar que a natureza dê aquela ajuda milagrosa. E dará com certeza... mas quando o outono/ inverno chegar... voltaremos à quarentena?! A vacina chegará a tempo ? Que é feito da alta tecnologia? da sofisticada tecnologia? ah... está destinada às cidades do futuro, a fuga para marte....
    Texto pertinente e muito inspirador.
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Um excelente e esclarecedor texto amigo Ulisses.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderExcluir
  8. Um texto brilhante. Neste momento todos atravessamos momentos difíceis e bem escuros, devido ao Covid-19, um inimigo invisível e implacável, que não conhece fronteiras. Todos juntos e em sintonia, cumprindo as indicações que nos são dadas e principalmente, ficando em casa, conseguiremos vencer e sair da caverna. Mas infelizmente, para além da luta contra o virus o Brasil tem ainda outro problema pela frente, a ignorância e prepotência de um presidente, que continua a subestimar, este problema tão grave, que já matou milhares de pessoas pelo mundo.
    Meu amigo, fique em casa, tenha cuidado e que tudo corra bem consigo e com os seus familiares e amigos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Cuídate mucho y por favor no salgáis de casa.

    Besines utópicos.-

    ResponderExcluir
  10. Olá Ulisses,
    Com certeza um texto muito bom...
    Mas esse vírus tbm está nos mostrando algo como nação e a cada
    um individualmente...

    Então sobre hábitos alimentares... estamos todos no sítio trabalhando remotamente;
    sabes que tenho usado muito ora-pronóbis a dados que indicam além de seu
    auto teor de inúmeras propriedades essa planta tbm substitui a carne; foi um padre
    que descobriu lá no nordeste pelo índice de desnutrição; essa planta substitui um
    pedaço de frango... estou fazendo ela refogada como se faz couve k; (mais a nível de informação) k.

    E se puder.... Fique em Casa...
    Abraços, e obrigada pela sua presença lá na casa.

    ResponderExcluir
  11. Não é certo que o vírus morra com o calor.
    Ficar em casa, é palavra de ordem.
    Saúde.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite, Ulisses!
    Excelente texto, sem dúvida,
    Não sei o que é mais difícil pra mim, se é viver em tempo de vírus ou de vermes. O que é que está acontecendo, que eu não tô entendendo nada...!

    Recebi essa mensagem por e mail, de um amigo de blog. Confesso que me confortou, embora tenha me entristecido e me reduzido bastante. Gostaria de compartilhar com você, se aceitar publique.

    "Olá Sandra, ... agora aqui na Galiza, são 23h25 e eu venho do terraço. Um cometa recentemente descoberto "Atlas" brilha no céu com sua linda cor verde. Está a caminho de se desintegrar à medida que se aproxima do Sol e, no entanto, não desiste dessa bela busca por sua destruição, ... talvez isso aconteça com a humanidade.
    Cuide-se bem

    Um forte e fraterno abraço, Ulisses.

    ResponderExcluir
  13. Nem em um momento como esse que estamos passando algumas pessoas são capazes de ter um mínimo de discernimento e empatia. Alguns pastores e muitos de seus seguidores, por exemplo, mais preocupados com o fechamento das igrejas do que com essa pandemia.

    E o que dizer sobre o mais recente pronunciamento do Bolsonaro?? Quando eu penso que esse homem não pode mais me surpreender (depois de tanta estupidez que ele disse desde sempre), ele me surpreende de novo, como consegue ser tão RUIM assim?? Em um momento como esse, com tanta gente ainda sendo infectada pelo mundo e aqui no Brasil, ele usa seus minutos de pronunciamento pra falar mais de si mesmo e de coisas que não têm a menor relevância no momento, é um homem extremamente egoísta, um péssimo exemplo, não foi capaz nem sequer de citar algo sobre as pessoas que morreram, fala como se o coronavírus fosse apenas uma "gripezinha", como ele mesmo disse. Felizmente a maioria não morre, mas MUITAS PESSOAS MORREM, MUITAS JÁ MORRERAM, e gente de todas as idades. A frieza e ignorância desse homem são ainda impressionantes porque elas não têm fim!

    Gostei muito do texto. Siga se cuidando, Ulisses. Beijo.

    ResponderExcluir
  14. Olá meu amigo Ulisses, tudo bem?
    Achei brilhante esse texto, realmente a humanidade convive com vírus o tempo todo por causa da interferência do homem, alguns sem cura como o corona e o pior deles que é o vírus da falta de empatia, da sensibilidade humana e de se colocar no lugar do próximo. Este parece ser um vírus que veio pra ficar e ainda não dá sinais de encontrarmos uma vacina. Enquanto a cura não chega para esse novo corona vírus vamos cuidar pra não ser infectado, com relação ao outro vírus acredito que só o amor no coração das pessoas pode acabar com ele.
    Amigo, deixei uma resposta pra você no meu blog, quando puder passe lá pra conferir.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  15. Cuidate mucho amigo, saludos.

    ResponderExcluir
  16. Caro Ulisses

    Eis um texto em que nos expões duas realidades qual delas a pior.
    Saídos da escuridão, esses dois vírus trazem em si o dom de
    nos derrotar em todas as frentes. Parece que nos atacam com as mesmas
    armas. Enfraquecem-nos, debilitam-nos tanto fisica como psicológicamente.

    Mas, construamos a nossa resistência a esses contágios mortais.
    Se de um lado, um deles mata porque ataca o sistema imunitário do nosso
    organismo, o outro pode abalar as nossas convicções e levar-nos nessa
    onde de insanidade.

    Concordo contigo em toda a tua explação. O teu último parágrafo é notável.

    Estamos a atravessar um tempo em que a reflexão deve ter lugar de destaque.

    Bom fim de semana, amigo. Que tudo esteja bem contigo.

    Abraço

    Olinda

    ResponderExcluir
  17. Amigo Ulisses no meu cantinho também dei o meu ponto de vista quanto a este vírus que nos atormenta.
    E salientei o desespero vivido neste momento.
    Li o seu texto e assino por baixo.
    Não se brinca com a natureza.
    Um abraço colorido.
    Megy Maia🌈

    ResponderExcluir
  18. Si. Esperemos que pase todo esto. Coincido tambien que no se si el sol y el calor mata al virus. En Argentina lo esperabamos para fines del otoño, invierno cuando llega el frio. Llego con temperaturas de 30 grados.
    En cuanto al otro virus lamentablemente existe desde los inicios de los tiempos. Por ahi en un tiempo viva con mas fuerza en un pais luego vaya a otro. Sumado a los medios de comunicacion que idiotizan a la gente. Y la religiones que les lavan el cerebro.
    Abrazos!

    ResponderExcluir
  19. Muy buen texto Ulisses, haces bien en rescatarlo y darle publicidad. Todas las noticias que llegan desde Brasil son lamentables.
    Nosotros contamos con una pequeña cuota de suerte por acá. Enfrentamos sólo un virus a la vez. Pues logramos derrotar al otro, al segundo, justo a tiempo. Lo echamos con nuestro voto en octubre de 2019.

    Abrazos gigantes y virtuales, amigo Ulisses.
    El sol sigue ahí esperándonos. Por acá la Natura fue recuperando terreno en estos días, han aparecido muchos pájaros, muchas mariposas, y hasta mamboretás (que no veía hace rato... no se si por allá lo llaman Mantis, Tata Dios o cómo le dirán)

    ResponderExcluir
  20. El virus, cierto, ya estaba dentro de una sociedad entregada a la desmesura, la competencia, y un exitismo, pisando al otro. La esperanza es que después de este holocausto, venga la sociedad del hermano, del fraterno humano. Un abrazo. Carlos

    ResponderExcluir
  21. São males da escuridão que afectam o mundo todo. Deixemos que o Sol Maior nos encha de Luz.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  22. Um texto repleto de verdades...
    Devido à inconsciência de alguns vermes em altos cargos... milhões pagarão com a vida...
    Tudo indica que o continente americano... excepto talvez o Canadá... estará a braços com a tempestade perfeita, que representa esta epidemia... pois outros países da América do Sul, até estão tomando medidas acertadas... mas terão fracos recursos, devido a muita instabilidade interna de vária ordem... e tal, de certa forma, também os compromete... Oxalá eu me engane!...
    Cuide-se bem, Ulisses! Use máscara quando for na rua... lave tudo o que trouxer da rua para casa... compras inclusivé!... Proteja-se... pois se cada um o fizer... estará a quebrar cadeias de contágio! No momento, evitar criá-las ficando em casa, ao máximo, é o que podemos fazer de mais acertado!...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir