20 de abril de 2020

China, hábitos alimentares, crueldades pelo mundo e xenofobia


não há mal que para bem não sirva. apesar de tantos acontecimentos ruins durante a pandemia do novo coronavírus, tantas mortes pelo mundo, começaram a surgir, também, boas notícias: eu soube alguns dias atrás, através da ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais), que a China vai proibir o consumo de cães e gatos por todo o país. segundo o Ministério da Agricultura da China, a reclassificação faz parte das medidas elaboradas em resposta à Covid-19. de acordo com a Humane Society International, aproximadamente 10 milhões de cães e 4 milhões de gatos eram mortos por ano na China para consumo, inclusive animais que tinham tutores e eram sequestrados. em Yulin, cidade no sul da China, anualmente era realizado, no mês de junho, um festival de carne de cachorro.

infelizmente muitos outros animais continuarão sendo explorados para consumo, é claro, para a produção de carnes, leite, peles e remédios, na China e em muitos outros lugares do mundo, mas a atitude do governo chinês de proibir o consumo de cães e gatos representa algum avanço em relação ao bem-estar animal em um dos maiores países do mundo.

muitas pessoas se chocam com o fato de que outras tantas pessoas ainda comem carne de cachorro ou de gato em alguns lugares do mundo (não somente na China, é também uma realidade no Vietnã, na Coreia do Sul, no Tahiti, no Havaí, em uma parte da Suíça, da Índia, no norte do Canadá, em certas regiões do Alasca, da Sibéria e da Groenlândia, etc.), e se chocam com razão, porque é realmente um horror pensar que esses animais ainda sirvam de alimento para muitas pessoas. mas e quanto aos outros animais, eles não são consumidos ou de alguma forma também explorados?


tenho visto, nas últimas semanas, pessoas de diversas partes do mundo destilarem xenofobia contra os chineses. embora grande parte da população chinesa esteja consumindo anualmente o equivalente a mais de 50 bilhões de reais em alternativas à carne (afinal, na China também há muitas pessoas veganas ou vegetarianas, e muitas das quais são ativistas dos direitos animais), é claro que há muita gente naquele país que trata os bichos de forma cruel, ou que de alguma forma contribui com a crueldade (recentemente, ativistas ingleses de direitos animais divulgaram vídeos de cachorros sendo assados vivos em mercados chineses, por exemplo), mas não podemos fazer generalizações sobre os chineses ou quaisquer outros povos, afinal as generalizações são sempre ignorantes. para além disso, é uma enorme hipocrisia criticar apenas os hábitos alimentares de um país específico, mas fechar os olhos para as atrocidades que ocorrem em tantos outros países, inclusive no país em que vivemos.

no Brasil, por exemplo, país da maior empresa de carnes que existe no mundo (JBS), atualmente mais de 30 milhões de animais estão abandonados (aproximadamente 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos). quantas são as pessoas que pensam na quantidade de cães e gatos que são vítimas de maus-tratos e assassinatos no Brasil a cada ano? e sobre os rodeios e vaquejadas? não podemos esquecer que o atual presidente do Brasil, inclusive, que sempre representou um enorme risco para os direitos dos animais, disse há alguns meses, em uma "Festa do Peão de Barretos", que tem "orgulho" de apoiar essas "festas" (para um homem que já disse, em um vídeo gravado em 2018, que caçar animais é um "esporte saudável" e que alguns anos atrás riu, em entrevista para um programa de televisão, com piadinha estúpida sobre zoofilia e dando a entender que já fez sexo com animais na juventude, é coerente que seja a favor dos rodeios e vaquejadas, não é mesmo?). e a farra do boi? embora já esteja em vigor a lei que proíbe a farra do boi, alguns moradores de Santa Catarina ainda insistem em desafiá-la. até mesmo em meio à quarentena, uma farra do boi foi registrada no município de Bombinhas. uma denúncia foi feita e o animal, apesar de ferido, foi resgatado.


e quantas pessoas no mundo sabem sobre o HORROR que acontece anualmente nas Ilhas Faroé? desde muitos séculos, há um dia do ano em que naquele lugar, que é um lugar lindo, o mar se tinge de vermelho, é o rastro do "Grindadráp", uma tradição que consiste em massacrar uma enorme quantidade de baleias e golfinhos cortando-lhes a cabeça enquanto parte da população parece assistir à matança com a maior tranquilidade (quase como se estivessem diante de uma tela de cinema assistindo a um filme e comendo pipocas). algo semelhante ocorre em Taiji, no Japão, onde anualmente milhares de golfinhos e baleias são cruelmente mortos (com a diferença de que no Japão os pescadores tomam vários cuidados para evitar que o massacre seja registrado e utilizam espécies de cortinas para impedir que as pessoas assistam ao ritual) e os sobreviventes são vendidos para parques aquáticos em todo o mundo para serem aprisionados e explorados para o entretenimento humano.

e as touradas na Espanha? apesar de já terem sido proibidas em diversas cidades, continuam acontecendo, como ainda acontecem em alguns outros países (eu evito ver esse tipo de imagens, mas, quando acontece de eu acabar vendo por alguma razão, sempre torço para os touros). e o festival de Pero Palo? em Villanueva de la Vera, na Espanha, a tradição é escolher um burro para ser agredido e apedrejado durante o festival que é realizado no Carnaval. uma multidão embriagada de homens bate, estrangula e arrasta o animal pela cidade, que é torturado de várias formas até cair e a crueldade geralmente se prolonga até a morte do animal (algo semelhante ao que acontece na farra do boi, no Brasil). e a matança de focas no Canadá (sendo a maioria filhotes)? e a "rotação de cães" na Bulgária? em Brodilovo o auge da festa Trichane Na Kuche, que acontece na Páscoa, é quando cães são amarrados em cordas e colocados por cima de um rio gelado e rodopiados com força até que caiam na água. dias antes, dão muita comida para o animal e seu ânus é tapado, só destapam antes do ritual para que o cachorro defeque enquanto gira. as pessoas que participam do ritual dizem que quanto mais o cachorro defecar, melhores serão as colheitas naquele ano.

são vários os rituais bizarros pelo mundo que envolvem muita crueldade contra os animais. a "tradição" é um dos argumentos mais utilizados na defesa da continuidade de atividades que envolvem a exploração animal para entretenimento. em nome da "liberdade cultural", perpetuam-se em muitas partes do mundo diversas atividades brutais e injustificáveis. mesmo os animais que são criados para servirem como alimento têm pouca ou nenhuma proteção contra a crueldade, vivem em condições miseráveis em fazendas industriais ao redor do mundo. para além disso, a indústria da carne tem efeitos devastadores em nosso planeta e a indústria de leite e de ovos também são nojentas e absurdas, o sofrimento dos animais é indubitável.

cada um que coma o que sua consciência lhe permitir (ou o que a falta de conscientização lhe permitir comer). não podemos é ser hipócritas e dizer que respeitamos ou amamos os animais, por exemplo, e comê-los, como muitos que dizem que amam os animas porque têm cachorros ou gatos de estimação (e que ficam chocados com o fato de cachorros, gatos e outros animais considerados exóticos serem comidos em países como a China e vários outros), mas mantêm pássaros presos em gaiolas, por exemplo, e comem partes de cadáveres de bois, porcos, frangos, perus, coelhos, cavalos, cordeiros, baleias, polvos, camarões, peixes, etc.


quanto a mim, não como nenhum tipo de carne desde 2013, mas desde muito antes eu vinha pensando sobre essa possibilidade. foi somente depois que assisti ao documentário A Carne é Fraca (produzido pelo Instituto Nina Rosa) e Terráqueos (que é bem pesado), narrado pelo ator Joaquin Phoenix, que eu eliminei definitivamente da minha vida o velho hábito de comer carnes (apesar de ter nascido em uma cidade litorânea, onde o mais comum seria existir um hábito maior de comer peixes e outros bichos do mar, sou do Rio Grande do Sul, estado que é conhecido pelo churrasco, o que significa que também pela forte influência do lugar em que fui criado eu passei grande parte da minha vida comendo em churrascarias). mas o fato de ter parado de comer carnes não significa que passei a ter uma alimentação sempre saudável, continuei comendo muitos alimentos industrializados, doces, porcarias, além de comer mais carboidratos. ter parado de comer carnes não foi, para mim, por uma questão de saúde, foi antes de tudo por causa dos animais, porque quaisquer tipos de carnes passaram a ser repugnantes para mim, a ideia de comer pedaços de bichos passou a me causar asco. recentemente, mais especificamente por causa do coronavírus, que começou a se alastrar pelo mundo, comecei, mais uma vez, a pensar com um pouco mais de seriedade em relação aos meus próprios hábitos, e não somente os alimentares, algo que, suponho e espero que sim, muitas outras pessoas pelo mundo também estão pensando e repensando sobre si mesmas nessas últimas semanas.

algumas pessoas dizem, e eu mesmo já vi algumas dizendo, que pessoas que se tornam veganas ou vegetarianas se acham "superiores" em relação aos demais. com certeza há veganos(as) e vegetarianos(as) chatos(as), que ficam constantemente cagando regras para as outras pessoas que não são veganas ou vegetarianas, que muitas vezes são extremamente chatas e desagradáveis também, afinal ser desagradável é algo que independe do tipo de alimentação que a pessoa tem. mas se tornar vegano(a) ou vegetariano(a) não tem absolutamente nada a ver com se achar uma pessoa "superior". na verdade, uma pessoa se torna vegana ou vegetariana exatamente porque ela não se acha superior aos outros seres vivos, ao contrário de muitas pessoas, e essas, sim, são as que se acham superiores, que pensam que os bichos existem apenas para que sirvam de alimento ou para que sejam de alguma forma explorados por elas, inclusive existe um termo para definir esse tipo de pensamento e comportamento, que é o "especismo", que significa utilizar uma suposta inferioridade dos demais animais para justificar um domínio sobre eles, é como o sexismo e o racismo, por exemplo, todos funcionam segundo a lógica da discriminação, seja com base em gênero, raça ou espécie.


trecho de um texto da filósofa Regina Schöpke (que compartilhei um tempo atrás aqui no blog):

"Sem dúvida, somos animais incríveis, somos os criadores dos mais belos conceitos e valores, mas também somos facilmente corrompidos pela ambição, pela ganância, pela vaidade e, para atingir nossas metas ilusórias de felicidade, usufruímos de outras vidas sem qualquer pudor. Com relação aos animais, esta realidade é ainda mais terrível, porque quase ninguém considera a sua dor, o seu sofrimento. É assim que milhões de vidas são brutalizadas, humilhadas, mortas todos os dias, sem qualquer piedade. É por isto que, mesmo quando somos vítimas, somos também responsáveis pela crueldade que nos atinge. Afinal, a crueldade, mais do que a racionalidade, tem sido o principal atributo do homem. Eis uma verdade dolorosa, mas que é preciso encarar se desejamos mudar o que precisa ser mudado. Na verdade, o homem não tem sido, nem de longe, o animal superior que julga ser."

***

demonstrando mais uma vez que o Brasil atualmente está sendo governado por gente preconceituosa e lunática, Abraham Weintraub, o atual Ministro da Educação, recentemente acusou os chineses (através de uma postagem caricata em uma rede social e usando o personagem Cebolinha, da Turma da Mônica, que fala trocando a letra R pelo L) de terem um plano para dominar o mundo por meio da disseminação da Covid-19, além de ter dito, em uma outra postagem, que os chineses "comem tudo que o sol ilumina e algumas coisas que o sol não ilumina comem também". sobre as postagens feitas pelo Ministro da Educação do Brasil, a Embaixada da China no Brasil fez o seguinte comentário: "Deliberadamente elaboradas, tais declarações são completamente absurdas e desprezíveis, que têm cunho fortemente racista e objetivos indizíveis, tendo causado influências negativas no desenvolvimento saudável das relações bilaterais China-Brasil".

em março, depois de voltar de uma viagem aos EUA, onde acompanhou Bolsonaro em um encontro com Donald Trump, o deputado Eduardo Bolsonaro disse que o coronavírus foi criado em laboratório pelo Partido Comunista da China para infectar a humanidade. indignada, a embaixada chinesa disse que o filho do presidente havia contraído um "vírus mental". por tudo isso, as relações diplomáticas entre o Brasil e a China estão estremecidas. dias atrás, uma grande quantidade de equipamentos médicos que o Brasil havia comprado da China foi desviada para os EUA, ou seja, a população brasileira, que é governada por vários desses políticos inconsequentes nos cargos mais importantes do país (principalmente o presidente, um homem que nunca soube governar nem sequer a própria língua), agora tem que arcar com as consequências.

75 comentários:

  1. Que bom que os cachorros, pelo menos, deixarão de servir pra alimento por lá! Tantos hábitos, costumes estranhos pra nós...

    E quanto ao resto, pra não aumentar minha pressão, vou ficando por aqui, pois se for começar a falar nesse desgraçado do desgoverno aqui, a começar pelo VERME, já morro antes de acabar o pensamento... Melhor não ,né? Mas sabes bem o que penso! Quando UMA pessoa é certa e brilha , ofusca a opacidade dele, voa do governo! Parei...Fuuuuuuuui! abração,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. um trecho de um poema da Viviane Mosé:

      "... Pessoas adoecem da razão
      De gostar de palavra presa
      Palavra boa é palavra líquida
      Escorrendo em estado de lágrima

      Lágrima é dor derretida
      Dor endurecida é tumor
      Lágrima é raiva derretida
      Raiva endurecida é tumor
      Lágrima é alegria derretida
      Alegria endurecida é tumor
      Lágrima é pessoa derretida
      Pessoa endurecida é tumor
      Tempo endurecido é tumor..."

      portanto, libertemos nossas palavras, raivas, o que possa parecer bonito, o que possa parecer feio, tudo aquilo que precisa de vazão. pior seria silenciar e, assim, compactuar com toda essa podridão, inclusive desse desgoverno "desgraçado", que é uma das boas palavras para defini-lo. abraço, Chica!

      Excluir
    2. Voltei...Vi teu comentário lá agora e respondi lá, mas trago aqui: Concordo com TUDO,Ulisses esse homem é um louco mau! Me retirei até do twitter, pois estava fazendo mal pra minha saúde. Mandei cada recado pra esse TIPO que nem imaginas.Chamei de tudo que penso dele, educadamente, mas disso. Mandei também pro STF, pro Mandetta( enquanto ainda estava lá e tão bem desempenhava) e esse pobre coitado que entrou, será colocado à sombra de um militar que parece assumirá. Assim, o COVID é o menor problema dos brasileiros! abraços,chica

      Excluir
    3. AH! Esqueci! Tua mãe é linda e jovem! Que legal! bjs à ela!

      Excluir
    4. Ela vai gostar de saber sobre o teu comentário, hehe, mandarei o beijo!

      Excluir
  2. Existem notícias que agoniam e revoltam o estômago. Esta de comerem cães e gatos é uma delas. Bem sei que é um hábito mas... Deus me valha, Santa Eufrigénia . Bahhhhhh

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É para que embrulhem o estômago mesmo, pois do contrário seria como ter na testa um sinal de uma existência autômata. Abraço.

      Excluir
  3. Nossa, como é possível olhar imagens como essas e não se chocar? Alguém gostaria de estar no lugar? Nem depois do coronavírus o coração da humanidade vai ser tocado. Até quando? A natureza já não suporta mais. É um momento de grande reflexão. Que sirva de aprendizado pra todos nós. Deus te abençoe. Um beijo da mãe. ����

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As imagens são horríveis e há outras que são muito mais. Ninguém gostaria de estar no lugar de qualquer um desses bichos, mas ainda são poucas as pessoas que realmente pensam como seria estar no lugar de qualquer um deles. Um beijo, mãe!

      Excluir
  4. Não conhecia algumas dessas atrocidades, a da ilha da foto é monstruosa.
    Tem muita razão no que diz, a grande maioria das associações dos direitos dos animais só se preocupa com cães e gatos.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é algo monstruoso e pouca gente sabe do que acontece! Os ativistas dos direitos dos animais, pelo menos os que conheço, preocupam-se com todos os bichos, as outras pessoas é que costumam se importar apenas com os cães ou gatos. Abraço.

      Excluir
  5. Afinal os cães choram e, certamente, os outros animais chorarão também. Ver o sofrimento dos animais é, de facto, uma tortura.
    Quanto à alimentação, temos que observar que os animais se comem uns aos outros, por questões de sobrevivência.
    Não há dúvida que o teu texto tem o poder de nos deixar sem chão.

    Um beijo, meu amigo Ulisses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, alguns animais (não todos) comem outros animais (há, também, muitos herbívoros, que são alguns dos maiores animais que existem, inclusive, como os elefantes, girafas, rinocerontes, hipopótamos, bois...), e esse argumento, o de que animais comem outros animais, é muito utilizado por pessoas que também comem animais, mas, se quisermos, temos (cada vez mais) outras possibilidades de alimentos. Como eu escrevi no texto, cada um que coma o que sua consciência lhe permitir. Porém, devemos lembrar que não vivemos mais no tempo das cavernas e que podemos, se quisermos, evitar contribuir com o sofrimento de tantos animais. Ficamos horrorizados com o que aconteceu com os judeus e outras pessoas no Holocausto, por exemplo, mas a humanidade segue promovendo holocaustos diários com os bichos, mantendo campos de concentração de bois, porcos, galinhas, e com isso não muitos se importam. Dizem que o que nos diferencia dos outros animais é que nós, os humanos, somos "racionais". Não temos usado nossa racionalidade da melhor maneira. Há exemplos de comportamentos muito mais importantes que os animais podem nos passar e que nós não seguimos. Um beijo, Teresa.

      Excluir
  6. Oi, Ulisses. O seu texto é tão rico de conteúdo, tão cheio de necessárias informações, que eu nem sei qual parte comentar primeiro. Li cada frase e agora estou aqui ainda meio atordoada...

    O pior é que do jeito que as coisas andam, nem mesmo quem deixa de comer carnes e alimentos de origem animal está totalmente livre das garras desse desgoverno, afinal o número de agrotóxicos nos outros alimentos, nos legumes, frutas, nunca foi tão grande como atualmente, e infelizmente os alimentos orgânicos ainda são geralmente mais caros.

    Eu confesso que não sabia de muitas informações escritas no texto e fiquei arrepiada aqui lendo, é realmente um horror! Ainda como peixe de vez em quando, queijo, ovos, mas estou pensando em começar a diminuir, nós enxergamos os alimentos em suas belas embalagens nos supermercados e não nos damos conta dos absurdos que acontecem até eles chegarem nas nossas mãos. Fico feliz que os cães e gatos não sejam mais comidos na China, espero que realmente aconteça.

    E você definiu bem, o presidente é um homem que nunca soube nem sequer governar a própria língua, além daqueles outros tantos que também nunca souberam.

    Espero que você esteja bem. Sua mãe é linda, você parece com ela. Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Maria, o número de agrotóxicos liberados nunca foi tão grande como atualmente.

      Eu nunca gostei de comer peixes e outros bichos do mar, eu comia mais carne de boi e frango, presunto, etc. Não é algo tão simples deixar de comer todos os alimentos de origem animal, afinal quase tudo que há nos mercados é feito com ovo ou leite, os pães, massas, bolachas, bolos, doces, etc. Mas, se quisermos muito, podemos evitar, substituir pelos outros alimentos, há sempre outras opções.

      Sim, elegeram para governar um país um homem que nunca soube nem sequer governar a própria língua. E ele ontem respondendo para o jornalista que perguntou sobre o número de mortos por coronavírus no Brasil? "Não sou coveiro pra falar dos mortos." Eu nem deveria mais ficar espantado, mas a grosseria e insensibilidade desse homem é algo que ainda me espanta, inclusive ele parece ter alguns traços de psicopatia, porque é de uma frieza impressionante.

      Obrigado, Maria. Espero que tu estejas bem também, um beijo!

      Excluir
  7. Hola amigo, muy buen texto informativo, mucho de lo que dices no conocía. Y que lastima de presidentes que tenemos.......... Saludos y espero que estés bien.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mucha gente no sabe acerca de muchas de estas cosas crueles que suceden en todo el mundo, Sandra. Te confieso que no sé mucho sobre el presidente de México, pero estoy seguro de que no es peor que el presidente de Brasil. Gracias, cuídate, abrazo.

      Excluir
  8. O texto podia charmar-se ;( Crónica de horrores ); No sec 21, o impensável que se pratica em diversas partes do mundo... Nem parece coisa de homens! As condições em que Portugal exporta gado para países orientais , é uma aberração, algumas vacas sucumbem, apertadas / sufocadas umas contra as outras, machucam-se, etc. E depois, lá, o triste destino, é servirem para os adultos e crianças, espicaçarem-nas com paus e outros objetos aguçados. Furam-lhe os olhos e torturam-nas até à morte.
    O que é isto ? Que género de homens são estes? Quantos crimes contra os animais?! Crimes, são crimes! E praticamente o mais absurdo silêncio, em nome de quê? Em nome da maldita economia, a mesma que está a matar-nos! É tempo de acordar, de repensar tudo, mas tudo mesmo! Parabéns por relembrar e dar a conhecer uma montruosidade humana sem limites.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho alguma noção dos horrores que acontecem com os bichos aí em Portugal também, infelizmente são horrores que se perpetuam pelo mundo inteiro. E ainda que tantas pessoas pelo mundo já estejam há tempos conscientes desses horrores, dessas crueldades, isso é muito pouco, afinal a quantidade de gente que não se importa e ainda de muitas formas contribui com tudo isso é estupidamente maior. Obrigado, um abraço!

      Excluir
  9. Uma verdadeira barbaridade o consumo e mal tratos sobre os animais.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e que acontecem diariamente. Na verdade, estão o tempo todo acontecendo. Abraço.

      Excluir
  10. Olá Ulisses, post excelente, forte e necessário.
    A humanos estão longe de merecer este adjetivo, quanto mais nos distanciamos da animalidade,mas desumanos ficamos. O ego fala mais forte.
    Sinto-me hipócrita ao falar, pois como carne de outros animais, já parei por uns 3 anos e voltei...Não me sinto confortável com isso.
    Os "pensantes" deste planeta são devastadores, se eles desaparecessem em sua totalidade, a vida restante seria plena em existência.
    Parabéns pelo texto, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "... quanto mais nos distanciamos da animalidade, mais desumanos ficamos." Isso faz muito sentido! Há muitas verdades por trás dessa ótima afirmação... Se não te sentes confortável com o fato de teres voltado a comer carnes, isso deveria ser levado em grande consideração, algo para ser repensado. Cada um com seu tempo, isso é algo que precisa em algum momento tocar de verdade na consciência. Obrigado, Dalva, um abraço!

      Excluir
  11. Há muita gente, tristemente, que se serve de horrores para viver, sem dó nem piedade.

    Boa semana!

    ResponderExcluir
  12. Excelente post bem informativo, tantas atrocidades que fazem aos animais , é um verdadeiro horror.
    Continuação de boa semana com saúde.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, um verdadeiro horror, verdadeiros horrores, são muitos. Obrigado, Amélia, beijo.

      Excluir
  13. Si. Es todo un tema. A mi de chico me enseñaron a comer carne, lacteos. La como de vaca, de pollo, por ahi de cerdo. En la antiguedad los primitivos habitantes eran cazadores, recolectores, pescadores. A esta edad siento que si dejo de comer carne me faltaria algo. Algo asi como un fumador al que le quitan el cigarrillo. En China comeran perros y gatos. En Argentina consumimos carne. Que tambien las vacas sufren encierro, maltrato y luego son llevadas al matadero como ocurre en Brasil. Y ni hablar de los pollos. Los tienen en jaulas con luz artificial para que esten lo mas activos posible, le dan quimicos para que crezcan mas rapido.
    Si estoy en desacuerdo del trato que se le da a los animales como espectaculo. En los zoologicos, acuarios, carreras de caballos, festivales folkloricos con domas, jineteadas. Riñas de perros o de gallos que si bien son ilegales las hay.
    Sumado a que la mayoria de los medicamentos en el mundo se prueban con las ratas.
    Porque el primitivo habitante estaba rodeado de selvas, monte, rio o mar y cazaba o pescaba solo lo que consumia. Ahora vivimos amontonados en ciudades. Sumado a nuestras obligaciones cotidianas. No tenemos todo eso. Debemos comprar si o si los productos elaborados
    Es todo un tema. Saludos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Los animales sufren de todas las maneras y por diversas razones, en laboratorios, en la industria de la carne y la leche y los huevos... Las vacas en la industria láctea, por ejemplo, son violadas repetidamente por manos de hombres para que nunca dejen de producir leche. Los cerdos, animales aún más inteligentes que los perros, viven atrapados en vidas miserables. Las gallinas... Son como campos de concentración que matan a miles de animales cada minuto. Los humanos tenemos la posibilidad, si queremos, de no contribuir a esta matanza diaria. Pero eso solo sucede cuando nos damos cuenta de todos estos horrores. Cada vez hay más posibilidades para la comida, es una cuestión de elección, y respeto, en primer lugar. Un abrazo, Gustavo.

      Excluir
  14. Es un tema muy complejo, respeto a vegan@s, vegetarian@s, omnívor@s pero no respeto el maltrato animal, si hay que sacrificarlos que sea sin sufrimiento al igual que el sufrimiento que tienen algunos animales en las granjas, algo está cambiando pero hay mucho que cambiar. Ningún animal se merece sufrir.

    Abrazote utópico.-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sí, es un tema complejo, pero debe ser cada vez más debatido, más expuesto. Los animales criados en las industrias no tienen protección contra la crueldad, y peor que la muerte con sufrimiento es vivir con sufrimiento. Sí, hay mucho que cambiar, y honestamente no creo en ningún tipo de evolución, ni espiritual ni de ninguna otra manera, mientras todo esto continúe sucediendo. Abrazo, Irma.

      Excluir
  15. deixo um abraço
    saudações amigas

    ResponderExcluir
  16. É de uma barbaridade tremenda :(

    ResponderExcluir
  17. Hola Ulisses. En todo de acuerdo con tu texto. Debo admitir que sigo comiendo carne, aunque he bajado mucho su consumo, a lo que era antes. Espero seguir así.
    Exactamente las palabras del Ministro brasileño son las palabras de la prensa argentina opositora al gobierno actual. La misma que estaba alineada con el presidente anterior, a quien no quiero ni mencionar.
    Espero puedan salir pronto de esa noche política en la que se encuentran.
    La xenofobia, el racismo y las crueldades, viajan más rápido que el coronavirus

    Cuidate
    Abrazo virtual gigante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoy leí algunas noticias de Argentina, sé que el nuevo presidente argentino está actuando de una manera mucho más correcta que el presidente de Brasil sobre la pandemia de coronavirus. Y sobre el hábito de comer carne, bueno, para mí es algo que mi conciencia no me permite, hace algunos años se convirtió en algo que me repugna. Te mando un abrazo gigante también.

      Excluir
  18. Me ha horrorizado todo lo que cuentas.Claro que conozco muchos casos como los que describes,y es una verdadera vergüenza causar tanto maltrato
    La fotografía del mar con la sangre,me ha conmocionado
    Besucos y acabemos con las xenofobias y que los políticos que hacen esas declaraciones se vayan a sus casas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sí, Gó, la fotografía del mar con sangre es algo terrible, pero todos necesitamos saber que estas cosas siguen sucediendo en muchas partes del mundo. La verdad es que cada minuto se matan miles de animales, la realidad de los animales es un horror. Espero que estés bien, que las cosas estén mejorando en España, cuídate, besos.

      Excluir
  19. O texto é um soco no estômago, um tapa bem dado na cara... Mas um soco e um tapa que precisamos levar, inclusive eu, que também preciso despertar. Faz tempo que venho revendo meus hábitos, mas ainda preciso muito mais do que o que tenho feito. A fotografia do mar vermelho de tanto sangue é realmente algo horrível, até parece cena de um filme, e não realidade, mas as imagens dos cachorros presos uns sobre os outros também são de embrulhar o estômago, o olhar deles, é possível ver a tristeza no olhar daqueles bichos. E essas outras bizarrices que vc citou no texto... Um absurdo. E eu também não acredito em nenhum tipo de evolução enquanto tudo isso continuar acontecendo, Ulisses. Há tanta gente que fala sobre "evolução espiritual", por exemplo, mas diariamente patrocina essas matanças pelo mundo e ignora todos esses horrores, inclusive o que vem acontecendo a cada dia com a natureza. Nós humanos ainda temos MUITO pra evoluir de fato... Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas comentam mais sobre o mar vermelho do sangue dos golfinhos e baleias nas Ilhas Faroé, porque é realmente um horror (e ver essas imagens através de vídeos é ainda muito pior), mas eu também sinto embrulho no estômago ao ver os olhos daqueles cães presos antes de serem mortos com muita crueldade (e ver essas imagens através de vídeos é ainda muito pior também). Sim, Fábio, despertar deveria ser mais do que apenas acordar na hora de ir ao trabalho, por exemplo, isso um relógio pode fazer, um robô que age seguindo as ordens estabelecidas, mas sobre os outros aspectos a maioria ainda está adormecida. Espero que tu estejas bem, um abraço.

      Excluir
  20. Ulisses

    li seu texto demoradamente, porque desconhecia certos rituais que você escreveu e que me trespassou de dor meu coração.
    lembremos S.Francisco de Assis que todos os animais sao nossos irmãos.
    mas este seu texto embora real é demasiado pesado pois nele tommos conta da crueldade que se impoe a seres por vezes indefesos.
    comer carne de gato ou cão....que horror, eu seria incapaz!
    mas ainda bem que escreveu , pois assim vamos tendo conhecimento destas barbaridades praticadas neste mundo onde vivemos.
    Beijinhos para você e obrigada pelas visitas.
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, são algumas das barbaridades que acontecem ao redor do mundo, realidades que não podemos ignorar. Não sou uma pessoa religiosa, mas a história de São Francisco de Assis sempre me despertou muito interesse, curiosidade. Um beijo.

      Excluir
  21. What a heartbreaking image - and a timely reminder. Thank you.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. These are images that are part of the reality of the world in which we live, so we cannot ignore these images. Take care!

      Excluir
  22. Na verdade, se esquecermos os hábitos das populações, não há nenhuma diferença entre comer cão ou vaca. Nem entre comer peixe ou gato.
    Em qualquer caso, como são animais domésticos, os chineses deram um grande passo ao proibir o consumo de carne de cães e gatos.
    Quanto à hipótese de deixar de comer carne, como muita gente já faz, eu apenas deixo duas ideias:
    - Para além dos humanos, há inúmeros animais que comem outros animais; esta opção é instintiva, é uma luta pela sobrevivência e faz parte da natureza;
    - Se porventura os humanos nunca tivessem comido carne, nunca teriam o nível de inteligência atual, pois, segundo cientistas, foi o consumo de carne que provocou a diferenciação relativamente aos outros animais (só não sei se os leões serão tão inteligentes como os humanos daqui a mil ou dois mil anos... rsrsrs...).
    Uma coisa é certa, matar ou provocar o sofrimento em animais apenas pela diversão é altamente condenável. E é crime em muitos países, incluindo Portugal. Ainda não foram totalmente abolidas as touradas, mas não falta muito, pois há distritos onde já estão proibidas.
    Caro Ulisses, tenha um bom fim de semana.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaime, ainda que relativa, com certeza a inteligência humana foi, e continua sendo, capaz de milhões de grandes conquistas, avanços tecnológicos (inclusive nós nem estaríamos aqui, neste espaço chamado blog e por onde é possível uma pessoa de Portugal trocar ideias com uma pessoa do Brasil, se não fosse pela inteligência humana), mas o ser humano com sua inteligência também inventou bombas atômicas, por exemplo, capazes de eliminar da face da Terra milhares de outros seres humanos em questão de segundos. Eu não sei como estarão os leões, especificamente, daqui a mil ou dois mil anos, mas me pergunto: se nós, os humanos, seguirmos agindo como agimos, como estará a Terra daqui a mil ou dois mil anos? Como estará a natureza? Como estarão os céus e os mares, rios e lagoas? Como, inclusive, estarão os humanos? Leões nunca terão o tipo de inteligência que os humanos têm, mas também nunca serão uma ameaça contra outras milhares de formas de vida que existem na Terra, inclusive não é por culpa dos leões, e nem mesmo dos morcegos ou pangolins, que muitos humanos estão morrendo ao redor do mundo em meio à atual pandemia (como já houve outras), é por causa dos hábitos dos próprios humanos.
      Sim, alguns animais comem outros animais, mas não podemos esquecer que alguns dos maiores animais que existem na Terra, por exemplo, são herbívoros.

      Matar ou provocar o sofrimento em animais apenas pela diversão é uma imensa estupidez e crueldade, sim. Mas alguma vez na vida já viste vídeos de como vivem e são tratados os animais nas indústrias? Bois, vacas, porcos, galinhas e tantos outros animais não são mortos, nessas indústrias, apenas por diversão, mas levam vidas horríveis, miseráveis, são tratados e mortos com a mesma crueldade. Alimentar-se dessas crueldades, contribuir com elas, é uma escolha, uma opção, e se hoje em dia já temos outras tantas opções de alimentos, eu opto por tentar evitar, o máximo que posso, contribuir com essas crueldades. Chegamos até aqui, neste século, com nossas inteligências já bastante desenvolvidas, mas ainda nos falta, e muito, desenvolver mais nossas capacidades de empatia. Obrigado, um bom fim de semana para ti também. Abraço.

      Excluir
  23. Oh my gosh! It is very cruel!
    Reading this posting and seeing the pictures is breaking my heart.
    I hope they get more understand how to treat animals.

    Great post!
    Stay strong!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yes, Evi, it is very cruel, but it still happens around the world. The vast majority of humans don't care about the lives of these animals. Stay strong you too!

      Excluir
  24. Su cultura es bastante diferente a la occidental. En nuestros países, los perros y gatos son animales de commpañía. No acostumbro nunca a comer, en Restaurantes chinos, no sea que me vayan a poner , carne de gato o de perro.

    Besos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sí, la cultura china también es muy diferente en muchos aspectos de la cultura brasileña, pero no debemos olvidar que las crueldades contra los animales ocurren en todos los países y no solo con perros y gatos. Cuídate, besos.

      Excluir
  25. Pensando bem acho que está mesmo na hora da humanidade ser substituída por outra espécie, essa já deu!
    O texto é chocante mas necessário, vou compartilhar.
    Um beijo, Ulisses!
    Cuide-se e cuide dos seus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou talvez um outro asteroide como aquele que há milhões de anos caiu no México e extinguiu os dinossauros? Hehe. O problema é que milhões de animais, seres inocentes, morreriam também e algumas pessoas, principalmente com muita grana, certamente conseguiriam se safar, ou seja, depois de um longo tempo a Terra estaria cheia de humanos outra vez. Ontem eu estava dando uma olhada em uma entrevista com o Ney Matogrosso e ele disse, com um tom bem-humorado, que entre a Terra e a espécia humana ele fica com a Terra, que se nós não fizermos por merecer, de qualquer forma a Terra seguirá sem nós. Nós, os humanos, não nos damos conta de que nós precisamos da natureza e que não é ela que precisa de nós. Um beijo, Sandra.

      Excluir
  26. Olá!
    Olha, eu vou compartilhar esse post com tantas pessoas que precisam ler ele, eu sou vegetariana, mas estou me politizando para o veganismo e ainda assim admito que há muito que eu preciso mudar. A hipocrisia e a ignorância são males muito recorrentes, afinal é muito fácil apontar o dedo para o outro, mas acredito que o mundo inteiro precisa se politizar pois da mesma forma que lá eles consomem animais que não deveriam, o mundo inteiro também o faz, mudando apenas a espécie. Infelizmente também tenho visto muitos comentários xenofóbicos e desnecessários que chegam a dar um embrulho no estomago. Tento dialogar, mas é complicado com essa nova onde de sempre querer ter a "verdade absoluta".
    Seu texto é direto, necessário e deveria estar em todos os lugares para que as pessoas entendam, aprendam e se politizem. Parabéns.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria! Isso de "apontar o dedo para o outro" é algo que muita gente faz, mas é uma estupidez, uma hipocrisia, é claro, e nem mesmo as pessoas que não comem carnes e alimentos de origem animal deveriam apontar o dedo para os que optam por seguir comendo carnes e alimentos de origem animal (assim como os que seguem comendo não deveriam apontar o dedo para os que não comem), afinal, não é sobre apontar o dedo que se trata, é sobre levantar questionamentos, possibilitar aberturas, por que não?, de tomadas de consciência. Se um texto que escrevemos ou compartilhamos fizer com que uma pessoa reflita, pense sobre o que acontece ao seu redor e, como consequência, pense sobre si mesma, já terá valido a pena, essa deve ser nossa intenção. Beijo!

      Excluir
  27. I was horrified to see a group of dogs in a trap net ... and I imagined the end of a dog's life being slaughtered and then processed into human food. I am sad to know this astonishing fact.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I also think exactly the same thing when I see those dogs trapped that way... I keep thinking not only about the cruel way in which those dogs will be killed, but also about the cruel life they live. It is not just dogs, many other animals live this reality, it is something that happens every minute around the world. Take care.

      Excluir
  28. Realmente há tradições terríveis em que os animais são maltratados. Um texto que arrepia e nos faz pensar.
    Um bom fim de semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a intenção, fazer pensar. Sim, Graça, há tradições terríveis que causam muito sofrimento aos animais, e há, também, muito sofrimento e crueldade por trás das belas embalagens dos alimentos nos supermercados. Um beijo.

      Excluir
  29. Para tudo existe a dualidade, para tudo existe explicação dentro do que nos
    é dado conhecer; e com certeza na dualidade a evolução... essa é nossa condição humana.
    Cães, gatos, gados, carneiros qual a diferença? talvez a hipocresia pode servir de regra
    para todas as nações.
    Tbm há a questão da geração do lixo... etc; (evolução)?
    A vida tem que continuar evoluíndo sim.... mas a que preço?
    A grande questão é: como evoluir... preservando, compreendendo, cuidando e por
    aí vai...

    A natureza doente em demasia revida um pouquinho k,
    De tanto maus tratos eis o troco k;
    O covid é sua uma das muitas formas de expelir...
    E ainda a natureza também faz a sua seleção... k

    Com esse problema por incrível que pareça tenho saído muito
    apagando incêndio daqui e dali... afinal quem tem fome tem pressa...
    E cada vez mais percebo pelas falas... o porque das coisas chegarem
    a esse ponto; e tbm não me excluo não! só pra deixar bem claro... todo
    mundo tem uma parcela de culpa...
    Mesmo que não sobre um ser humano na face da terra k, a regeneração
    vai continuar k;
    Obrigada pela sua presença lá pela casa; para nós é um pequeno ponto nesse
    mundão onde buscamos fôlego pra continuar a caminhada; .... ha 3 anos o sítio
    começou a ter mudanças drásticas na composição em relação a biota e isso que é
    um ambiente bem pequenininho...
    Tudo chegou em todos os lugares; não dá mais para ter a atitude - como: eu não tenho nada
    a ver com isso k.
    Enfim... até mais!
    janicce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Janicce, todas as pessoas têm uma parcela de culpa, afinal, como dizem, estamos todos sobre o mesmo barco, mas a maioria ainda não está consciente disso. Aquele teu canto no mundo é simples e lindo, um lugar que deveria servir de inspiração para muitas pessoas, voltarei mais vezes. Até mais, um abraço.

      Excluir
  30. Não tendo crescido na cidade mas vivendo actualmente numa, sou por natureza ligada a tudo o que faz parte dela. Bosques e vales , flores e prados são o meu pasto de alma . Crescendo numa aldeia rodeada de todas as maravilhas que a caracterizam , tenho que fatalmente incluir animais . E aqui bate o ponto . Qual a família que não tinha cães e gatos ? Mas cachorro era a companhia mais especial , assim como o cavalo que meu pai adorava . Eram “ amigos” . Hoje há outra sensibilidade para com os animais . Se por um lado se exagera ( tenho para mim que um “ Serra da Estrela” como tive ou “ Pastor Alemão “ como tenho , não gostaria de se ver enjaulado num apartamento .
    Quanto aos maus tratos que se infligem hoje aos animais , é puro sadismo . Quem não se comove com o olhar de um cão, é porque não tem coração .
    Comê- los ? Não consigo pensar sequer .
    E dava para tanto falar !
    Pertinente e necessárias publicações como esta, Ulisses.
    Grata pela sua visita 🌳🍂

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuela, eu também tenho uma adoração especial pelos cachorros, que são seres capazes de tantas demonstrações de afeto e inteligência, já tive alguns ao longo da minha vida, e gatos, que são bichos que eu gosto muito também. Hoje em dia há apenas um cachorro na minha casa, ele vivia com uma vizinha e foi adotado pela minha família há uns 16 anos, hoje quem cuida dele sou eu, há alguns anos, na verdade, e é, com certeza, a maior alegria da minha vida, a melhor companhia que há, aprendi e ainda aprendo muito com ele. O que acontece com esses bichos em tantas partes do mundo é um horror, e não somente com os cachorros e gatos. Há pessoas que falam que amam os animais, mas, na verdade, amam apenas cachorros e gatos, não se importam com o que acontece com todos os outros animais. Um abraço.

      Excluir
  31. Tudo deve ser analisado com uma base cultural/histórica/evolutiva e acabou por tocar na hipocrisia humana sempre moralmente superior… há muito para crescer enquanto humanos.

    A xenofobia é algo de assustador e quem tem tais atos esquece que deve tratar bem animais e humanos...

    Em todo o caso, para nós, um cão é um aminho, muitas vezes um familiar… e tal, como diz e bem… quantos são abandonados e sujeitos a maus tratos? quantos?

    A nível de china, tão ou mais importante que a alimentação é as condições a que os animais são sujeitos e a violência a que estão sujeitos.

    Bom texto, abraço e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei a quantidade em outros países, em alguns lugares, suponho, não é tão diferente assim daqui, mas aqui no Brasil atualmente há aproximadamente 30 milhões de animais abandonados, são 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos vivendo nas ruas.

      Sim, os humanos, que se dizem muito evoluídos, ainda precisam evoluir muito, em certos aspectos isso provavelmente nunca vai acontecer.

      Abraço!

      Excluir
  32. "Vida de cão" é mais que apropriada.
    E já agora, "vida de gato", também!

    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E outras vidas devem ser (ou deveriam, pois não são) respeitadas também!

      Excluir
  33. Meu amigo,
    gostei de ler a edição que fez. Eu não sou completamente vegetariana, mas quase. Tenho muito interesse pelo tema que postaste. A cada cultura seus hábitos.
    Nada tenho contra chineses, ou qualquer outro povo, mas um dia irá perceber-se o traço simples da equação: uma ditadura é uma ditadura: Aí vigora falta de respeito, até, pela vida humana...quanto mais por outros animais.

    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente por saber da tua leitura com atenção, Ana, e entendo o que queres dizer sobre a China, mas as pessoas não deveriam ser alvos de preconceitos por causa do lugar em que vivem ou nasceram, as pessoas não são todas iguais, nem todas concordam com certas coisas que acontecem dentro dos seus próprios países, e há falta de respeito pelas vidas dos bichos e pelas vidas dos humanos em todos os países, inclusive nos nossos. Um beijo.

      Excluir
  34. En estas cuestiones se mezclan razones culturales, sociales, económicas, políticas. Ninguna respuesta que se pretenda contempla todas las opciones, entonces no resultan satisfactorias. Entonces nada cambia, todo continúa.

    También es cierto que no sirve de nada mirar con unos ojos no dispuestos a aceptar la diversidad, culturas diferentes a la nuestra. Cultura que, por otro lado, no debemos olvidar que también nos fue impuesta.

    Saludos,

    J.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tener respuestas no siempre es lo más importante, lo más importante es hacer preguntas: nadie expande su conciencia si solo está lleno de certezas, José. De la misma manera que una persona puede romper viejas estructuras de sus pensamientos y hábitos, otra persona también puede hacer lo mismo. Saludos.

      Excluir
  35. Há no mundo muitas aberrações. Quando tomarão consciência os homens de todo o mal que fazem?

    ResponderExcluir
  36. Uma decisão que peca por tardia... mas mais vale tarde do que nunca...
    Estes mercados já estiveram antes na origem de outras epidemias... SARS Cov-1. Este, que veio empestar o mundo, de facto, bem podia ser evitável, se tivessem aprendido a lição antes, com o primeiro... mas agora não adianta, chorar sobre leite derramado! Pode ter sido criado... e libertado por acidente... ou pode ter sido contágio que lá chegou... pois o intermediário do genoma do vírus, ainda não foi achado... e se de repente se provasse que o intermediário, pertenceria a outro continente?... Isso aí, é que ainda daria mais o que pensar... E por estar difícil de achar... mais penso nessa hipótese...
    De qualquer forma... este vírus só vem provar, o quanto o universo do homem, está a mexer com o habitat de outros animais... seja por via natural ou laboratorial... algo assim idêntico, só mesmo a peste, transmitida por ratos... que levou séculos a erradicar da Europa... e nessa altura, não havia os conhecimentos médicos, e medidas de higiene que há hoje...
    Enfim!... Vamos prestar atenção... de qual seja o primeiro país, a apresentar uma vacina eficaz... pois ele terá muito a ganhar... com o mundo como cliente... e dependendo de quem possa ser... isso poderá fazer dele (ou não) suspeito de autoria... se se provar que isto foi bicheza laboratorial... Pois normalmente, vírus e anti-vírus (antídoto)... costumam ser estudados em paralelo...
    Beijinhos! Votos de uma boa semana, e de que tudo esteja bem contigo e com os teus!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Ana, é como dizem: antes tarde do que nunca! E não há mal que para bem não sirva. Espero que esteja tudo bem contigo também, um beijo!

      Excluir