8 de julho de 2021

dos registros fotográficos antigos

sempre gostei muito de fotografias, de ver e de fazer registros fotográficos, desde a época em que só era possível através das fotografias analógicas. gosto de fotografias de todos os gêneros, de todos os tipos, inclusive de algumas fotografias que muitas pessoas às vezes desprezam, fotografias desfocadas, por exemplo, mas gosto especialmente de fotografias antigas, essas imagens poéticas que nos transportam para anos passados, décadas passadas... tenho uma coleção enorme de fotografias impressas antigas, algumas estão guardadas em álbuns que foram criados como um registro de momentos de alguma viagem que eu tenha feito, por exemplo, ou de algum aniversário, de um encontro qualquer com amigos, de uma simples andança pelas ruas com o olhar atento aos detalhes, etc. outras das muitas fotografias que tenho em minha casa são de álbuns que foram criados pelos meus pais antes de eu nascer e durante alguns anos depois do meu nascimento. algumas dessas fotografias foram ficando um pouco manchadas ao longo dos anos, afinal tudo o que existe denuncia a passagem do tempo, por isso antes que o tempo deteriore ainda mais essas fotografias eu decidi fazer, com o meu telefone celular, registros fotográficos digitais desses registros fotográficos analógicos antigos. agora, com a possibilidade de serem vistos também através das telas dos computadores e dos telefones celulares (os "telemóveis", como são chamados pelos portugueses), esses registros fotográficos antigos atravessarão outras muitas décadas. 


o Chevette verde-escuro dos meus pais
sobre a rua (que ainda não era asfaltada)
do Morro do Farol (único dos morros à beira-mar
da cidade com acesso de carros),
em Torres, Rio Grande do Sul, em 1977.


de dentro do Chevette sobre o Morro do Farol.
vista para a Praia da Cal
(lugar que mais gosto em Torres),
o Morro do Meio (ou Morro das Furnas),
o Parque da Guarita,
os dois morros da Praia da Guarita
e a Praia de Itapeva.

no espelho retrovisor,
meu pai
fotografando a Praia Grande de Torres.


lagoa do Parque da Guarita
e partes dos dois morros.

minha mãe e o rio Mampituba

meu pai, voz de muitas águas.
Praia de Itapeva.

minha mãe e outras tantas águas.
Praia Grande, Santa Catarina.

meu pai sobre o gramado de algum lugar
que eu não sei qual é.
"... Find me in my field of grass
Mother Nature's son
Swaying daisies sing a lazy song 
beneath the sun..."
(Paul McCartney).

minha mãe sobre a ponte de algum lugar
que eu não sei qual é.
"Sou.
Estou.
Indefinidamente
vou."
(Violeta Formiga).

minha mãe e a "Taça", formação rochosa
situada no Parque Estadual de Vila Velha,
em Ponta Grossa, Paraná.

"... No olhar a alma também
Olhando-me, e eu a ver
Tudo quanto de ti teu olhar tem..."
(Fernando Pessoa).

"Saiba: todo mundo teve infância
Maomé já foi criança
Arquimedes, Buda, Galileu
E também você e eu..." (Arnaldo Antunes).
e o meu pai também. 

"- É a hora de vos embriagardes! 
Para não serdes escravos martirizados do Tempo,
embriagai-vos! Embriagai-vos sem cessar!
Com vinho, poesia, virtude! Como quiserdes!"
(Baudelaire).

... entre a matéria e o impalpável,
a convivência é uma arte
- e a arte também
é indômita, espinhosa.
não sou unilateral.
assumo minhas sombras:
em cada um de nós
brilha um sol por dentro
e há também o escuro
sombrio das madrugadas.

Jane posando para o Tarzan.

minha mãe grávida do meu irmão
parecendo levitar.

"... a imagem colorida de Gramado."
minha mãe e meu irmão em 1979.

na nossa antiga casa,
meu irmão me segurando
enquanto eu tentava caminhar.
"Meu quintal é maior do que o mundo."
(Manoel de Barros).

"Infância - A vida em tecnicolor."
(Mario Quintana).

eu olhando para o meu irmão
em algum domingo
entre 1985 e 1986
na Praia de Itapeva.
"Há na memória um rio onde navegam
os barcos da infância..."
(José Saramago).


eu e a motoca.

minha irmã em um Carnaval
dos anos 90. 

fazendo pose.
"Já viram a flor do lírio
como é linda, linda, linda?
Pois bem, os olhos dela
são mais lindos,
muito mais ainda..."
(Luiz Gonzaga).

minha irmã e eu na Praia de Itapeva em 1994.
"... O que eu adoro em ti, ouve, é tu'alma,
Pura como o sorrir de uma criança,
Alheia ao mundo, alheia aos preconceitos,
Rica de crenças, rica de esperança..."
(Fagundes Varela).


eu no Parque da Guarita em 1997.
"caminante, no hay camino, se hace camino al andar."
(Antonio Machado).

50 comentários:

  1. É maravilhoso viajar por estes registos fotográficos *-*

    ResponderExcluir
  2. Mas bah,guri! Adorei essas fotos nesses ligares tão familiares pra mim. E o Chevette? Tivemos um verde escuro também...Durou 12 anos, não acabava nunca. não estragava .Era o máximo e meus filhos sabiam quando eu chegava perto da escola pra buscá-los só pelo barulho,rs... Muito lindo teus pais e tua mãe parece um artidta! Beleza, adorei essas tuas memóriuas...Valeu! Podes trazer mais. abração,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o Chevette... tão diferente dos carros de hoje em dia, né? não sei por quanto tempo meus pais ficaram com o Chevette, mas há muita história com esse carro! minha mãe parece mesmo uma artista, hehe. obrigado, Chica, e em alguma outra ocasião trarei outras fotografias antigas, sim, abraços.

      Excluir
  3. Nem sei o que escrever, meu amigo, estou emocionada, encantada com sua postagem, nesse mergulho que deu na essência do viver, tão natural, em fotos singelas, citações pertinentes e profundas...
    Sua família é linda, o registro aqui é lindo. A foto de sua mãe grávida meio que flutuando ao vento me remeteu ao livro O morro dos ventos uivantes.
    Fotos de verdade, que capturaram mais que a imagem, a essência do momento, das pessoas.E você, agora faz o mesmo neste rico post, como se não houvesse passado o tempo, essa concepção tão humana.
    Parabéns, Ulisses, sensacional!
    Abração, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e agora eu também nem sei direito o que escrever depois de ler teu comentário, Dalva! mas te agradeço muito por tuas palavras, que sensação boa elas me proporcionaram! eu gosto muito daquela fotografia da minha mãe grávida do meu irmão, todas essas fotografias são muito especiais para mim. obrigado, abração!

      Excluir
  4. Que fotografias lindas, Ulisses! E adorei as legendas. Eu imagino como essas imagens são especiais pra você, certamente trazem milhares de recordações... E que família linda também! Seu pai, "voz de muitas águas". A sua mãe parecia uma diva do cinema antigo nessas fotografias, principalmente naquela com a roupa preta e com o trecho do seu poema na legenda e também naquela de "Jane"! E naquela em que ela tá olhando pra câmera, com o trecho do poema do Pessoa na legenda, o rosto e o olhar dela me fizeram pensar no quanto você e sua irmã são parecidos com ela. A sua irmã é linda também, as fotografias com os seus irmãos transmitem muito afeto. Adorei ver essas fotografias! Um abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, Fábio, essas imagens são muito especiais para mim! não sou uma pessoa com apego às coisas materiais, sabes disso, mas essas fotografias, e as outras muitas que tenho, eu guardo comigo com cuidado e para mim valem mais do que milhões de reais. eu também acho que minha mãe parecia uma "diva do cinema antigo" em algumas dessas fotografias e minha irmã é linda mesmo, em todos os sentidos. obrigado pelo comentário, abraço!

      Excluir
  5. Hermosas fotografías, en las
    que se disfruta plenamente a
    ti y tu linda familia.

    Besitos dulces

    Siby

    ResponderExcluir
  6. Hola Ulises, comparto la pasion por la fotografia, aunque no se absolutamente nada jajajajja pero vivo sacando fotos y tambien me gusta muchisimo viajar en el tiempo con ellas, sobre todo a nuestras propias historias familiares..Uno va descubriendo cosas o bien recordando.. Las fotografias tienen ese poder .convertirse en la memoria de las personas, los paisajes, los objetos..y eso tiene un valor incalculable..
    Con el paso del tiempo vamos olvidando muchas cosas.. y tal como nos muestras en esta entrada, podemos viajar al pasado, ver a nuestros padres, abuelos, hijos de pequeños , hermanos, compañeros de escuela y atesorar esos momentos vividos.. Hoy nos dejas una entrada sumamente valiosa , porque de alguna manera nos abres las puertas de tu vida para compartir tu esencia, y eso no lo hace cualquiera, en lo personal, lo valoro y mucho.
    Volviendo al tema fotografico antes se contaba con mayor cantidad de fotos en papel...ahora desde la digitalizacion se revela muy poco y es importante "guardar" este material porque algun dia serán nuestros hijos/ nietos/ los que busquen afianzar y disfrutar de estos recuerdos.
    Agradezco esta belleza de entrada, en verdad tu familia se ve muy hermosa , espontanea, simple y feliz. Te dejo un fuerte abrazo y el deseo de un bello fin de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sí, estas fotografías son muy valiosas para mí, son fotografías de momentos especiales y tienen mucho significado para mí y para las personas de mi familia. gracias por tus palabras y por tu mirada atenta, Eli, eres una persona con una sensibilidad especial en el mundo. un fuerte abrazo.

      Excluir
  7. Las fotos me gustan las de hoy
    las actuales
    Las del pasado siempre alguien falta y la melancolia llega al alma
    Y entre la pandemia y la melancolía mi alma se la lleva el alba

    Sin lugar a dudas a ti las fotos te encantan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como escribí en el texto, me gustan todo tipo de fotografías, pero para mí las fotografías antiguas, especialmente las fotografías de personas de mi historia, tienen aún más valor. y no me dan melancolía, ¡veo estas imágenes con otro sentimiento!

      Excluir
  8. Que bonitos estes seus registos fotográficos!
    Percebe-se bem o carinho e amor que colocou em cada um.
    Parabéns Ulisses, por essa sua sensibilidade.

    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  9. Lindos momentos capturados ao tempo.
    Ulisses, tal como você também adoro fotografia e tenho vários álbuns com fotos antigas, a sua ideia para as preservar é excelente, vou fazer o mesmo.
    Obrigado pela dica.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado, Maria! sim, fazer registros fotográficos digitais dos registros fotográficos analógicos é a melhor forma de preservá-los! um abraço.

      Excluir
  10. Verdadeiros tesouros. Perdi-me em cada uma delas. Apreciei muito.

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  11. Yo también prefiero la fotografía química. Es la verdadera fotografía: la que se toca, la que se palpa en un papel. La fotografía digital es un archivo de resultados matemáticos para imitar una imagen fotográfica sobre una pantalla electrónica, pero hasta que no se haya imprimido en papel, seguirá siendo solo una ilusión. Sería un debate muy largo.
    No obstante amo la fotografía digital y soy consciente de las ventajas que tiene, pero como he dicho más arriba la auténtica fotografía es la química.
    Un fuerte abrazo Ulisses. Bonitas fotos las que nos muestras. Consérvalas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ¡eres fotógrafo profesional y tu relación con la fotografía tiene otro significado! me gustan mucho las fotografías que he compartido en este post primero por el valor sentimental que tienen para mí, pero también por la calidad estética y poética que tienen. creo que hoy en día es maravilloso que la gente pueda hacer tantos registros fotográficos como quiera con su teléfono, por ejemplo, sin gastar dinero, pero claro que las fotografías en papel tienen otro significado y relevancia. gracias por tu comentario, un fuerte abrazo, Gumer.

      Excluir
  12. Hola Ulises, sabes, a mí tambien me encantan esas "viejas" y "entrañables" fotografías de nuestro pasado. Guardo muchas de ellas y algunas tambien las he salvado en registros digitales. Para mí son especiales y me hacen viajar a esos momentos tan especiales que sin duda han marcado y dado lugar a lo que hoy somos.
    Me gusta mucho los pies de fotos que le has puesto, cuidados y buscados. Y me encanta la fotografía número 7 de tu madre y tantas aguas, creo que es preciosa.

    Un cariñoso saludo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hoy en día es la mejor manera de conservar esas fotografías antiguas que son tan especiales, Carmela! gracias por tus amables palabras, ¡un gran abrazo!

      Excluir
  13. Também sinto a mesma emoção ao rever as fotografias antigas. Adorei as suas, meu Amigo. São memórias que ficam quando tudo o mais se perde.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom saber, Graça, obrigado! muita saúde para ti também, um beijo!

      Excluir
  14. Las verdadera fotos. Mirarlas es volver a vivir los momentos. Y cuantos recuerdos nos traen.
    Buen lunes. Cuídate.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sí, ¡nos traen muchos recuerdos! gracias, Laura, abrazo!

      Excluir
  15. Siempre he sentido la fotografía analógica de mejor registro, diría sensibilidad ante la luz, para ofrecerse más estética que la digital. Las fotos que dejas ver hablab, uno siente que han una historia, por ese caben los textos que traes de restos poéticos y frases de poetas, narradores y pensadores. Cuando reburujo las fotos del álbum familiar, en blanco y negro y color, siento que me hablan. Un abrazo. Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sí, las fotografías son registros de un momento, de un instante, pero tienen muchas historias en cada una de ellas, y me gustan mucho esas fotografías antiguas. abrazos, Carlos.

      Excluir
  16. Grata por estas partilhas tão especiais, Ulisses!
    Uma verdadeira viagem ao passado! E tinham tanto valor para nós estas fotos... em que tínhamos de ter cuidado, para não gastar o rolo todo, logo de uma vez... pois revelar, não saía barato...
    Pensando bem... tinha para quase um mês de férias, o número de fotos em rolo, que agora tiro num dia... sem dar por isso... e por isso, cada imagem destas era sempre tão mais especial... pois realmente... dava-se mesmo por tirar as fotos... escolher a pose... o melhor lugar... e quando chegavam reveladas... era sempre um entusiasmo confirmar se cada uma tinha ficado bem... ou menos bem...
    Tenho saudades destes tempos, também! Adorei o teu post!
    Beijinhos! Continuação de uma boa semana, estimando que por aí tudo esteja o melhor possível! Por aqui, a variante Delta, a retirar-nos a leveza deste Verão... muitos casos, mesmo com vacinas... já desisti de ir passar o Verão de novo, a algum lado... E já vão dois Verões... a vê-los passar ao lado... :-(
    Cuida-te bem! Mesmo com vacinas... a virose dá que fazer, se nos pusermos a jeito, para a apanhar!
    Tudo de bom!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, Ana, essas fotografias tinham, e hoje em dia têm ainda mais, tanto valor! de vez em quando eu comprava um filme fotográfico de 36 poses e pensava bem sobre o que eu iria fotografar, afinal não era mesmo barato para revelar as fotografias, e realmente "era sempre um entusiasmo confirmar se cada uma tinha ficado bem ou menos bem"! grato por tuas palavras atenciosas, cuida-te bem também, beijos!

      Excluir
  17. Olá Ulisses, como você está meu amigo?
    Que lindas fotos da sua família, esses registros dão uma nostalgia boa de tempos que não voltam mais, de lugares que já não existem da mesma forma que eram, de como éramos felizes enquanto crianças aprendendo a viver. Eu também tenho uma boa quantidade de fotos antigas e a ideia de digitalizá-las no computador é excelente, assim salvamos esse registro do passado.
    Parabéns pelas fotos, gostei bastante e me deu vontade de rever os álbuns da minha família, eu assim como você sempre gostei de fotografia, mais de tirar do que ser fotografado.
    Abraços e se cuide!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Alécio! eu gosto dessas fotografias antigas por diversas razões, uma delas é exatamente pelo fato de poder observar ou relembrar como eram os lugares anos atrás, em outras décadas. eu também às vezes sinto uma nostalgia boa quando vejo essas fotografias antigas! obrigado, Alécio, abraços!

      Excluir
  18. Ver fotos antigas, nossas e da família, é uma viagem ao passado que nos delicia. Mas também vemos como o tempo passa depressa...
    Bom fim de semana, caro Ulisses.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  19. Tem uma coisa de mágica naquilo que transcende o tempo. Está aqui e lá. A música, a palavra, a arte, a imagem...
    É algo que desafia a finitude, por isso o tempo insiste em marcar

    BLOG >>> Reticências...
    Milhôes de beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "É algo que desafia a finitude..." de certa forma essa frase define o que essas fotografias antigas, com as lembranças que elas às vezes me trazem, representam para mim! beijos!

      Excluir
  20. Hola Ulisses, las fotos viejas analógicas tienen su encanto, como bien decís aunque ya estén maltratadas por su antigüedad, son eso: una denuncia del paso del tiempo.
    Me han gustado muchas, la del auto en Torres, la de ustedes de niños, las de tus padres son un registro de la moda de aquellos años.
    Me ha llamado la atención la de tu madre en Santa Catarina (único lugar de Brasil por donde estuve), y fui a google a ver fotos. ¡no conocía esa cascada por lo que veo tan famosa de Praia Grande! ¿por ahí se tomó la foto tu mamá?

    Acá también los llamamos "celulares" y no "móviles"
    Conozco esa frase de Baudelaire que citaste, ¡gran poema!

    Abrazo grande, amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sí, ¡todo lo que existe denuncia el paso del tiempo! me gustan mucho esas fotografías antiguas y me alegra saber que a ti también te gustaron. Torres es una ciudad en la frontera con el estado de Santa Catarina, por lo que es un estado donde mis padres, mis hermanos y yo hemos estado muchas, muchas veces, en varios lugares. aquí en Rio Grande do Sul también hay muchos lugares hermosos que un día podrías visitar, Frodo, incluido Torres, por supuesto. en realidad Brasil es un país enorme con muchos lugares interesantes, yo mismo tengo mucho que conocer dentro de mi país. un gran abrazo!

      Excluir
  21. Que o teu «post» associa tão bem...tudo! As tuas emoções, a beleza desses anos 70 (para mim seria : ADEUS QUINZE ANOS, como no título de Claude Campagne), as tuas memórias feitas aguarelas na beleza das fotografias de outrora...
    Adorei o contraste com este tempo móvel, celular e tão mais duro e efémero, ainda.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. era o propósito, Ana! muito obrigado, um beijo!

      Excluir
  22. O álbum do Ulisses

    Afinal o tempo escorre sem parança...
    Olho para as memórias que se foram
    acumulando em ti
    que te fizeram pessoa e homem
    - pessoa o imaterial do ser e
    homem o elemento táctil, actor

    Fico perplexo perante mim
    próprio e digo - Eu fui assim!
    estou num filme longo
    a preto e branco e também
    a cores do tempo feliz

    Mas agora há um tempo que escorre
    veloz e nós e para cúmulo
    em qualquer estação
    (nem conta damos da dobra)
    enganamo-nos na escada
    correndo ao contrário
    apressando o fim

    Uma maravilha, Ulisses, este trabalho: tema, texto, fotografias, anotações, sonhos e generosidade.
    Obrigado, e um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as fotografias e palavras desta postagem te deixaram inspirado, bom ver, ler, Agostinho, muito obrigado por teu comentário com o poema! um abraço!

      Excluir
  23. Sou e fui organizadora de álbuns. Não gosto de perder momentos nem lugares nem as emoções associadas. Por isso gosto muito de ver as tuas fotos. A minha preferida é a da tua mãe "parecendo levitar".

    Maravilha de post!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado, Teresa! eu gosto muito daquela fotografia. um beijo!

      Excluir
  24. Olá, Ulisses. Vim te visitar e me deparei com essas fotos tão significativas de momentos bons de viagens e de lembranças de família. Suas anotações enriquecem a galeria. Adoro rever fotos antigas, também. Um abraço. Paz e bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Helenice, bom te ver por aqui! obrigado, um abraço!

      Excluir