5 de maio de 2020

e daí?


a capacidade de ser repugnante é algo inesgotável em Bolsonaro. alguns dias atrás, quando um jornalista fez uma pergunta sobre a quantidade de mortes por Covid-19 no Brasil até aquele momento, Bolsonaro disse que não iria falar sobre isso porque ele não é "coveiro". alguns dias depois, uma outra jornalista citou para Bolsonaro o fato de que o Brasil havia ultrapassado a China em número de casos do novo coronavírus (quase 500 mortes no país naquele dia, um único dia), e ele comentou: "E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Sou 'Messias', mas não faço milagres".

eu não deveria continuar me surpreendendo com o que sai da boca de Bolsonaro, que é uma fonte ilimitada de frases asquerosas, mas eu ainda me surpreendo, pois é impressionante perceber a ausência total de empatia - e ainda mais impressionante porque se trata de um homem que foi eleito para ser presidente de um país. milhares de pessoas morreram, outras muitas infelizmente morrerão, e é dessa forma, sem nem sequer dizer uma única frase que possa servir como algum tipo de alento, que o presidente reage ao comentar sobre a realidade de tantas pessoas que perderam amigos e familiares.

Bolsonaro fala como se não tivesse nenhuma responsabilidade pelo que está acontecendo no país, inclusive disse que não vão colocar em seu colo essa "conta". mas quem é o responsável por trazer um avião cheio de gente contaminada dos EUA? quem é o responsável por demitir o Ministro da Saúde em meio à pandemia? quem é o responsável por algumas aglomerações que aconteceram no país? quem é que foi em manifestação apertar a mão e até tossir na cara das pessoas? quem foi que tratou a pandemia como "histeria" e disse em um pronunciamento, para o país inteiro ouvir, que o novo coronavírus é apenas uma "gripezinha", um "resfriadinho"? quem estava incentivando contra o isolamento social? Bolsonaro (que é chamado de "capitão" por algumas pessoas, mas que eu prefiro chamar de capEtão) tem "Messias" no nome, mas age como Pilatos: lava as mãos pensando que pode se eximir de responsabilidades.

o que não podemos dizer sobre Bolsonaro é que ele não está sendo um presidente coerente com o modo que ele sempre se comportou enquanto era apenas um deputado que participava de programas da televisão para dizer barbaridades, e uma delas foi falar sobre "fazer um trabalho que o regime militar ainda não fez,  matar uns 30 mil". Bolsonaro não gosta de falar sobre as mortes por Covid-19 no Brasil, pois, segundo o que ele mesmo diz, não é "coveiro", mas a verdade é que para falar sobre matar ele nunca fez cerimônia, "minha especialidade é matar", frase de psicopata e que ele já disse mais de uma vez.

enquanto era apenas um deputado que participava de programas popularescos da televisão, Bolsonaro parecia ser, na minha percepção, apenas uma espécie de bufão, um personagem ridículo e caricato que, de tão absurdo, provocava risos, parecia ser, até certo ponto, inofensivo. mas a verdade é que por causa de todas essas aparições de Bolsonaro na televisão, muita gente começou a se dar conta de sua existência e, mais que isso, começou a nutrir algum tipo de identificação com ele, afinal, no Brasil, a televisão é o que exerce a influência mais forte sobre os pensamentos da maior parte da população. e o que parecia ser apenas uma piada cretina se tornou presidente do país. Bolsonaro continua sendo, para mim, uma espécie de bufão, o Bozonaro (ou o Boçalnaro), mas não pode mais ser visto apenas como uma piada, pois, agora, com tanto poder nas mãos, ele pode ser, e é, muito perigoso, inclusive para os que ainda o admiram.

foi principalmente com o discurso do "combate à corrupção" que Bolsonaro conseguiu arregimentar tantos eleitores. portanto, aos que votaram em Bolsonaro e que ainda o apoiam, convém perguntar (uma pergunta que insisto em fazer): o que vocês têm para dizer sobre o fato de Bolsonaro "mexer os pauzinhos" para blindar os filhos contra as investigações? o senador Flávio Bolsonaro teria financiado com parte do dinheiro público confiscado de salários de funcionários do seu gabinete a construção de prédios da milícia no Rio de Janeiro e lucrado com esquema ilegal e o vereador Carlos Bolsonaro é apontado no inquérito que investiga a disseminação de fake news como um dos líderes de um grupo que espalha notícias falsas pela internet e pelo WhatsApp contra opositores do presidente e contra instituições, como o STF e o Congresso Nacional.

e diante da proliferação de casos de Covid-19 no Brasil, a única preocupação de Bolsonaro tem sido com a economia. "o maior remédio pra qualquer doença é o trabalho", frase dita recentemente por Bolsonaro, o homem que foi aposentado do Exército aos 33 anos com um salário em torno de 10 mil reais, benefício ao qual já tem direito de acrescentar uma aposentadoria após 28 anos de mandato parlamentar (de aproximadamente 27 mil reais, além dos mais de 30 mil reais da presidência). e o que Bolsonaro fez de bom para o país em todos esses anos em que recebeu todo esse dinheiro? os admiradores de Bolsonaro, que geralmente também falam muito sobre trabalho (muitos dos quais recentemente participaram de carreatas contra o isolamento social), elegeram para presidente do Brasil um homem que, na verdade, passou décadas sem trabalhar e apenas "mamando nas tetas" do Estado (expressão que o próprio Bolsonaro e muitos de seus apoiadores usaram muitas vezes contra outros políticos e artistas), um homem que antes de se tornar presidente passou décadas sendo um deputado medíocre, que já dormiu de boca aberta na Câmara dos Deputados e que já disse que usava o dinheiro que recebia do auxílio-moradia para "comer gente", além de tantas outras declarações repugnantes. e o mais bizarro é que um homem que diz essas barbaridades, que exalta torturadores, foi eleito com a ajuda de uma enorme quantidade de pessoas que se dizem cristãs, penso sobre isso e sempre me vem à mente a frase que li um tempo atrás em algum canto da internet: "Eu queria entender como funciona o cérebro de uma pessoa que admira Jesus Cristo e Bolsonaro ao mesmo tempo".

muitas das pessoas que votaram em Bolsonaro para presidente e que agora se dizem decepcionadas com o (des)governo, e que se mostraram indignadas quando ele reagiu dizendo "e daí?" ao ser questionado sobre o número de mortos por Covid-19 no Brasil (e não é a primeira vez que ele utiliza essa expressão ao ser confrontado com assuntos que envolvem a sua responsabilidade), são as pessoas que sempre disseram "e daí?" sobre as barbaridades ditas por Bolsonaro antes de ele se tornar presidente, ou seja, "passaram pano" sobre todas as milhares de demonstrações de estupidez de Bolsonaro e, agora, agem como se a estupidez de Bolsonaro fosse uma novidade, provavelmente algumas dessas eram as pessoas que, no período antes das eleições presidenciais e já cantando vitória em tom de deboche contra os eleitores dos outros candidatos à presidência, diziam (fazendo um trocadilho "muito criativo" com o nome Jair Bolsonaro) frases como a seguinte: "É melhor Jair se acostumando".

agora, depois de 16 meses de desgoverno, pergunto: é melhor Jair se envergonhando? é melhor Jair se arrependendo? na verdade, já passou da hora, e ainda muito pior do que um dia ter ignorado as inúmeras demonstrações de estupidez de Bolsonaro, mas agora não mais ignorá-las, é continuar ignorando, é ter ciência de tudo o que ele já disse, do que ele ainda diz e do que ele faz e, mesmo assim, seguir assinando embaixo, comungando, dizendo "amém" - e com os que seguem dizendo "amém" para a estupidez, para o capEtão, convém ter cuidado também.

110 comentários:

  1. BAH!! A cada semana, uma nova embrulhada! Eta criaturinha que nascei pra vir encher o saco aqui no mundo! Nada fez de bom. Os filhos, família, nada vale! Um ZERO! Sem educação, sem cultura, um verme ,idiota e ....................Deixa assim podes imaginar o que passa na minha cabeça... Não posso nem olhar pra figura repugnante, desbeiçada dele. ASCO ,NOJO,é o que sinto. Não fez nada nesses meses todos e tomara o tirem logo. Peço sempre. Qualquer um que entre fará melhor, pois pelo menos FARÁ! Ele arruma confusão com todos, provoca, é porco, cuspidor, sujo, ignorante e desrespeitoso! O povo morrendo aos montes e ele? E DAÍ??? ORA BOLAS! Melhor que eu pare! abração, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou a cada dia, Chica. "Figura desbeiçada", hehe. Eu também sinto o mesmo só de ouvir a voz, é algo que embrulha o estômago. Esse "e daí?" é uma espécie de síntese do que ele representa, é como se dissesse "não tô nem aí, vocês que se danem". Ele mesmo já disse uns meses atrás que "não nasceu pra ser presidente", deve estar com saudade de quando levava a vida só "mamando nas tetas" do Estado, "comendo gente" com dinheiro de auxílio-moradia e falando merda em programa de televisão. Abraço.

      Excluir
  2. Con personajes como Bolsonaro sería deseable que no fueran coherentes. Bueno, se me ocurren más cosas que serían deseables...

    Beijos, Ulisses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estoy de acuerdo, Alís, pero desde el principio fue evidente cómo sería él como presidente. Una persona tan ignorante con tanto poder en sus manos puede ser muy peligrosa. Beijos.

      Excluir
    2. Ulisses, más que personajes como éste, me asusta que haya una masa de gente suficiente (elijo la palabra masa a propósito) que los vote y les haga llegar al poder. Y no sólo ha ocurrido en Brasil. Eso es lo que más miedo me da.

      Beijos

      Excluir
    3. Exactamente, Alís, porque estos personajes sin esta masa de personas no son nada. Beijos.

      Excluir
  3. O capEtão não ficou satisfeito ao dizer apenas que ele não é coveiro, ele teve que depois dizer "e daí?" sobre as mortes, é realmente inesgotável a capacidade que ele tem de ser repugnante.

    E concordo com você, ainda pior do que um dia terem ignorado tudo o que ele sempre deixou claro que representa e pensa é continuarem ignorando, ignorantes por opção, eu desconfio do caráter dessas pessoas que insistem em apoiar esse homem, muitas falavam que era um voto "contra a corrupção", mas agora desconversam sobre as sujeiras que envolvem esse atual desgoverno e a família do presidente, o que me faz pensar que essas pessoas na verdade nunca se importaram com corrupções, o que elas provavelmente queriam era alguém na presidência que fosse como um espelho do que elas mesmas são, dos preconceitos que possuem, das ideias conservadoras, classistas, do desprezo que elas sentem pelas pessoas mais pobres e até do ódio que elas sentem por tudo que seja diferente. Ótimo texto, Ulisses. Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo é o teu comentário, Maria! E eu concordo contigo, inclusive sempre penso muito sobre todas essas coisas escritas por ti, em muitos casos o discurso contra a corrupção foi uma desculpa para justificar a enorme identificação que sentiram, e que muitos ainda sentem, com as ideias cheias de elitismo e preconceito do capEtão. Um beijo!

      Excluir
  4. Os vários canais de TV passam imagens polémicas de Bolsonaro. Pelas piores razões, como é óbvio! Bolsonaro/Trump! Ambos desvalorizam o número de pessoas, quero dizer, seres bumanos que morrem todos os dias, em 24 horas! Mas o que é isso? Todos vamos morrer um dia... diz ele! E sai à rua sem nenhuma proteção e estende a mão sem se preocupar, provavelmente este senhor é assintomático , não desenvolve a doença mas é portador, transmite aos outros, contamina! E,como as pessoas não estão bem informadas, aliás, ninguém está. Nem os cientistas! Têm à frente um messias ,só de nome!
    A economia é uma bandeira em detrimento da vida das pessoas, a maioria não pensa que com o povo a morrer; a tal mão de obra. A tal economia não avança! Os diversos Bolsonaros, esquecem que este vírus mata com muita rapidez, numa corrida veloz, ultrapassando qualquer estudo/análise científica! E a vacina, se for eficaz, só dentro de 2 a 3 anos. Até lá... muitas mortes vão acontecer.
    É cumprir à risca as regras da OMS. Por muito que nos custe!
    Boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bolsonaro e Trump: farinhas do mesmo saco (saco no qual Bolsonaro, na verdade, gosta muito de estar, que é para poder lamber as bolas do Trump). Mas o Bolsonaro consegue ser ainda pior. Sim, todos vamos morrer um dia, "é a vida", como disse Bolsonaro, como se tudo o que está acontecendo fosse algo muito trivial... É só uma "gripezinha", afinal. Abraço.

      Excluir
  5. O que é mais triste é que este senhor foi eleito "democraticamente??" e que infelizmente tem tido atitudes de um verdadeiro imbecil.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é novidade, Francisco, ele sempre foi um imbecil, mas agora é um imbecil presidente, algo muito mais nocivo. Um abraço.

      Excluir
  6. Oi Ulisses, ótimo texto! Ele superou todas as expectativas em relação ao seu governo, não poderia haver alguém pior, não tem um lado sequer que possamos falar que está indo bem. É autoritário, mimado, insensível, grosso, burro...Estamos vivendo uma crise de pandemia com o pior governante possível, meu amigo.
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, estamos vivendo uma crise de pandemia com o pior governante possível, Dalva! Não é à toa que a imprensa internacional tem dito isso. Outro abração!

      Excluir
  7. O "capEtão" rsrsrs. É rir pra não chorar! E taí uma coisa que eu também sempre penso sobre muitos dos apoiadores do capEtão, eles sempre falam tanto sobre trabalho, trabalhar (e mais ainda no período da quarentena) e votaram justo num homem que passou a vida sem trabalhar e ficou só mamando nas tetas do Estado, e eles sempre falaram muito sobre corrupção também, como se fosse algo que tivesse ocorrido em um único partido, mas sobre os esquemas de lavagem de dinheiro envolvendo a família Bolsonaro eles não dizem nada. Eu tenho um colega de trabalho com quem eu não tenho muita proximidade, que é novo lá, entrou faz uns meses, que é gay e disse que votou no capEtão, o que dizer sobre um gay votando nele?? Bom, a orientação sexual de uma pessoa não significa que ela não tenha suas ignorâncias e não reproduza os mesmos discursos batidos de outras pessoas, mas é lamentável perceber. Na verdade, qualquer um que siga dizendo "amém" pra estupidez é algo que eu não consigo entender, sei que tem cada vez menos gente dando crédito pra esse idiota na presidência, mas ainda tem muita gente que parece preferir ser cega. E o Brasil agora está entre os países com o maior número de infectados pelo novo coronavírus... Espero que vc esteja bem, Ulisses. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passou décadas só "mamando nas tetas", "comendo gente" com dinheiro de auxílio-moradia, há algum tempo tenta encobrir as corrupções da própria família e ainda quer dar lição de moral falando em trabalho e citando trechos da Bíblia! E o que dizer sobre um gay que vota em um homofóbico? Bem, eu também sei de alguns que votaram. Como tantas outras pessoas, eles negam que Bolsonaro seja homofóbico, mesmo ele tendo mostrado milhares de vezes que é, inclusive há um vídeo no YouTube intitulado "Pra quem diz que Bolsonaro não é homofóbico" (que todos deveriam ver, independente de orientação sexual) e que mostra algumas das vezes em que ele deixou bem evidente que é (difícil é entender o que se passa no cérebro de uma pessoa, principalmente se for gay, que nega a homofobia de um homem que já disse que iria preferir que o próprio filho morresse em um acidente se fosse gay, além das outras várias barbaridades que ele já disse). São pessoas que estão fortemente contaminadas pela ignorância dos "discursos batidos" de outras pessoas, são pessoas que preferem não enxergar o óbvio, que ficam tão cegas por opção, que acabam dando tiros contra si mesmas. Convém tomar cuidado, Fábio, e eu espero que estejas bem também, um abraço.

      Excluir
    2. Exatamente, algumas pessoas ficam tão cegas que acabam dando tiros contra si mesmas, dão tiro contra o próprio pé!! Como diria o Chaves "ai que burros, dá zero pra eles!!"

      E o Boçalnaro negando mostrar os exames de covid-19 e dizendo que se tiver a obrigação de mostrar vai se sentir "violado"??? Falou o homem que quando levou a tal facada ficou se exibindo de tudo que é jeito numa cama de hospital...

      E a entrevista da Regina Duarte pra CNN?? Pqp, um show de horrores!!! Se mostrando totalmente indiferente sobre as mortes no país, inclusive do Flávio, do Aldir, do Moraes... E ainda relativizou a tortura na época da ditadura. Ela não enxerga que desde o início apenas foi usada pra abafar o caso do nazista Alvim, ela é um fantoche na mão do Boçalnaro, que humilhação pra essa mulher. Mas, como vc mesmo já disse uma vez, os dois se merecem, ela entrou nesse barco furado pq quis!

      Abraço!

      Excluir
    3. Boçalnaro se nega a mostrar o resultado do exame porque sabe que foi um irresponsável desde o início da pandemia. É verdade, ele disse que se sentiria "violado" se tivesse a obrigação de mostrar o resultado do exame, mas quando levou a facada ficou se exibindo em cama de hospital através de fotografias e vídeos. E eu vi a entrevista da Regina Duarte para a CNN! Essa mulher parece estar vivendo em uma realidade paralela. Milhares de pessoas morrendo, grandes artistas morrendo, e ela desconversando, rindo e cantando. Essas pessoas vivem em bolhas de privilégio e não conseguem nem sequer demonstrar uma mínima capacidade de empatia. Abraço!

      Excluir
  8. Jair Bolsonaro é um IGNORANTE.
    Sofro com o povo brasileiro.
    Beijo 💋

    ResponderExcluir
  9. Cada vez que abre a boca sai asneira. O que me admiro é que ainda vejo gente a apoiar o homem. Como é possível? Sempre tive o povo brasileiro por um povo inteligente.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inteligência é algo relativo, e há gente que usa uma suposta inteligência da pior forma possível, a inteligência humana constrói até bombas atômicas. Abraço, Elvira.

      Excluir
  10. Olá Ulisses, acho que muitas pessoas deviam ler este texto tão bem esclarecedor.
    Tenho visto nas notícias as atitudes do sr. Presidente que não o favorecem em nada, o que esse sr. tem na cabeça?
    Desejo que esteja tudo bem consigo e família, cuidem -se.
    Im abraço, tudo de bom
    R. Tenho 5 vitrines com dedais maravilhosos de vários países, qualquer dia vou partilhar .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta: o que ele tem na cabeça? Obrigado, Amélia, desejo o mesmo para ti, um abraço.

      Excluir
  11. Olá amigo Ulisses, tudo bem? Espero que esteja se cuidando e conseguindo ficar em casa.
    Sobre o seu texto mais uma vez brilhante eu bato palmas pela clareza de suas ideias e como conseguiu destrinchar esse ser que hoje se encontra na presidência. Antes das eleições para presidente alguns colegas meus diziam que votariam no "coiso" pra quebrar o sistema e para evitar que o PT continuasse no poder, acho que essa frase você deve ter ouvido milhares de vezes. Ou seja, não votaram no sujeito pelas qualidades dele (se é que tem alguma), pela brilhante carreira de militar onde conseguiu ser preso no quartel por terrorismo ou pela sua carreira como deputado onde em 30 anos não fez nada de relevante e nem conseguiu aprovar algum projeto realmente importante para o país. Votaram nesse verme porque o viram como único candidato que poderia vencer o mal (o PT), era o Messias contra o demônio, o bem contra o mal devastador, era assim que pensaram os seus eleitores e nessa fixação conseguiram o seu intuito de o elegerem presidente. É como você diz, eles passaram pano para todas as suas declarações nojentas a favor da ditadura militar, das suas homenagens a torturadores, as suas falas misóginas e homofóbicas, a sua falta de preparo e a sua total incompetência. Agora depois de tantas atrocidades que ele fala e faz perceberam o que nós já sabíamos lá atrás antes desse aborto da natureza ser candidato, que ele não presta, que ele é incapaz, que ele só diz bobagens e que não tem nenhum compromisso com o povo brasileiro.
    O que esses idiotas esperavam de um miliciano, inútil, vagabundo, burro, cheio de preconceitos poderia fazer na presidência da república? Vivemos tempos esquisitos, tempos de ódio contra jornalistas e profissionais da área de saúde, são os cães raivosos do capetão Bozo, triste demais.
    Espero que esse verme seja retirado da presidência, acredito que até o seu vice seja mais tolerante e inteligente que este ser que não tem a menor condição de estar no cargo que ocupa.
    Um abraço e se cuide!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alécio, estou bem, apesar de tudo o que tem acontecido, espero que estejas bem também. Sim, eu ouvi muitas vezes essa frase sobre tirar o PT do poder, essa foi, na verdade, a principal justificativa de quem votou no "coiso". Havia outras opções, outros candidatos, mas a massa resolveu seguir em peso esse homem, não fizeram o mesmo em relação a outro candidato porque não quiseram, porque sentem, na verdade, enorme identificação com tudo o que ele representa. "O candidato que poderia vencer o mal, o Messias contra o demônio", rs. É isso mesmo! E o mais absurdo é que muitas dessas pessoas que se dizem cristãs e que veem o "demônio" em quase tudo, em quase todos os lugares, quando encontram um "demônio" de verdade elas chamam de "mito"! O sujeito pode ter a vida mais suja do que pau de galinheiro, como alguns dizem, pode ser um escroto, na verdade, mas se falar em Deus, em Jesus Cristo, se citar trechos da Bíblia, pronto, parece que é o que importa para muitos! Infelizmente a grande maioria não sabe separar o joio do trigo. Porém, pior do que ainda ser ignorante sobre o Bolsonaro é ter ciência do que ele de fato é, dos perigos que ele representa e, mesmo assim, seguir apoiando esse homem. Um abraço!

      Excluir
  12. Que triste la realidad de tu país amigo Ulisses. Veo las imágenes y me acuerdo de ti, cuídate. Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Y cada vez que leo algo sobre México pienso en ti y en mi amigo Ángel, Sandra. Saludos.

      Excluir
  13. Cuídate mucho.

    Abrazote utópico.-

    ResponderExcluir
  14. Como é possível? E, como diz, ainda o mais impressionante é que se trata de um homem que foi eleito para ser presidente de um país como o Brasil.
    Muita saúde.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Graça, um país tão populoso, o que significa que esse homem, mesmo com um discurso tão grosseiro, egoísta e preconceituoso, foi eleito com a ajuda de milhões de pessoas. Muita saúde para ti também, um abraço.

      Excluir
  15. Bolsonaro é tão mau que eu não consigo perceber por que tem ainda apoio de tantos brasileiros. É muito estranho.
    Caro Ulisses, continuação de boa semana.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O apoio tem sido cada vez menor, Jaime, mas, sim, ainda há muita gente que insiste em apoiar esse homem. Veremos como serão as cenas dos próximos capítulos dessa série de terror! Um abraço.

      Excluir
  16. O povo brasileiro já deve ter percebido que apostou no cavalo errado.
    Não estará na hora de nova aposta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era óbvio que essa aposta seria um erro, Magui, só não sabia quem não queria saber. E é uma ofensa para os cavalos, na verdade, serem comparados de qualquer forma que seja com Bolsonaro! Um abraço.

      Excluir
  17. Tenho pena do povo brasileiro, que num momento tão terrível e doloroso não tenha o apoio, ajuda e compreensão, de quem tem o dever e obrigação de o fazer, o seu presidente.
    Eu nem tenha palavras para qualificar as atitudes e palavras de Bolsonaro e também não consigo compreender, como ainda à tanta gente a apoiá-lo.
    Fique bem e em segurança.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o pior presidente possível para um momento como esse pelo qual estamos passando! Para todos os momentos, na verdade, mas principalmente agora. Um abraço.

      Excluir
  18. E daí?
    O que se sabia.de Bolsonaro levava a perceber-lhe o perfil, mas votaram neste homem. É incompreensível.
    Agora, para além de errático, é um perigo real.
    O teu testemunho é bem esclarecedor, Ulisses!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, desde muito tempo antes de se tornar presidente ele já demonstrava o tipo de caráter que tem, sempre foi um homem grosseiro, estúpido, uma metralhadora de preconceitos, e é justamente isso que algumas pessoas admiram. Um abraço, Teresa!

      Excluir
  19. O homem diz que é coveiro, mas é!

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, ele disse que não é coveiro, mas eu entendo o teu comentário, Vieira. Porém, coveiros não ganham o que ele está há decadas ganhando apenas "mamando nas tetas" do Estado. Abraço!

      Excluir
  20. Siempre es más fácil y práctico culpar a otro de los problemas que nosotros mismos generamos o que no sabemos resolver. Y aún más fácil si esa persona tiene "poder". Siempre.

    Saludos,

    J.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sí, es verdad, José, y entiendo que usas la palabra poder entre comillas, pero un hombre que es presidente, y aún más presidente de un país tan grande como Brasil, tiene mucho poder, el problema es que es un poder utilizado de la peor manera posible. Saludos.

      Excluir
  21. Tenemos derecho a ir a las urnas,pero también la responsabilidad de elegir el bien común.No entiendo todavia cómo hya personas que votan a otras que sólo piensan en su Sillón
    Besucos y paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquí en Brasil, la votación es obligatoria después de los 18 años. Las personas que votan por personas que solo piensan en sí mismas también son personas que solo piensan en sí mismas. El bien común es algo que solo existe en teoría para ellos, Gó. Besos, muchos besos para ti.

      Excluir
    2. Li com muita atenção toda a sua explanação porque nutro grande empatia com esse país e que não merecia tal escolha
      Como diz, pela aragem de antes já se antevia o tipo de personagem , mas quando os “ pauzinhos” se mexem a favor é mais difícil desmascarar mas não impossível .
      Leio aqui tudo e todas as “ bocas” que solta . “Que é messias mas não faz milagres “ , “ que não é coveiro “... bem isto de um Presidente de um país como o Brasil , é intolerável. Agora veio o “ churrascao “ entretanto anulado . Como pode andar de jetsky com tanta miséria e mortandade?
      É tão repugnante , tão doloroso que é difícil usar palavras para tão grande capEtao.
      Boa semana , Ulisses

      Excluir
    3. Sim, Manuela, eu também me pergunto. O capEtão é repugnante e há muito tempo que é algo evidente, só discorda quem prefere ser conivente. Um abraço.

      Excluir
  22. En estas circunstancias extremas es donde se demuestra la latalla de ser unos buenos gobernantes, antes de votar, hay que mira bien donde se deposita el voto.

    Besos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algunas personas prefieren no ver lo que es obvio o son cómplices de la estupidez. Besos.

      Excluir
  23. Aunque dicen que esto viene de arriba. Fue de a poco. Un trabajo hormiga. El plan Condor del siglo XXI. En Paraguay habian destituido a Fernando Lugo A Maduro mas alla de sus errores le bloquearon la economia y le hacen la vida imposible, algo parecido le hicieron a Correa en Ecuador y ahora es un desastre. En Bolivia no reconocieron el triunfo del Evo y la ultraderecha tomo el poder. En Brasil destituyeron a Dilma y metieron preso a Lula. Sumado a que los multimedios y los grandes monopolios hicieron fuerza por Bolsonaro. En Argentina. Si bien el gobierno de Cristina Fernandez de Kirchner tenia sus errores y habia corrupcion, los grandes medios de comunicacion hicieron una campaña feroz para que ganara Mauricio Macri. En los cuatro años que goberno fue mucho mas corrupto que el gobierno de Cristina Fernandez. Tanto Macri como sus ministros tienen grandes fortunas en paraisos fiscales. Endeudaron al pais como nunca. Con una deuda a pagar en cien años. Destruyeron la economia. La plata que le pedian al FMI la usaban para la especulacion de sus empresas. Alberto Fernandez tuvo que asumir el año pasado en un pais devastado. Sumado a esta tragedia del Covid que nadie se lo esperaba. Y los mismos sectores del gobierno anterior sumado a los medios de comunicacion proponen marchas, cacerolazos, inventan noticias falsas para poner palos en la rueda al actual Gobierno.
    Esperemos que todo mejore. Saludos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, Gustavo. Aunque tengo muchas críticas sobre Maduro y Evo, entiendo exactamente lo que quieres decir y estoy de acuerdo, y me alegra saber que Argentina ya no está siendo gobernada por personas como Macri. Las percepciones que tiene sobre su país me parecen muy sensatas y deberían ser leídas por más personas, incluidas personas de Brasil. Sí, esperemos que todo mejore. Abrazo.

      Excluir
  24. Ele disse que 70% das pessoas vão morrer, e é exatamente isso que ele quer. Vai acabar com a pobreza matando pobres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele disse que o vírus "é igual a uma chuva" e que "vai molhar 70% das pessoas". Pesquisadores dizem que, na hipótese de 70% das pessoas se contaminarem, o país pode ter 1,8 milhão de mortos e isso deveria ser um argumento a favor das medidas de isolamento social, para evitar que a mortalidade da epidemia se acentue com um colapso do sistema de saúde!

      Excluir
  25. Fico sem palavras para a desumanidade que habita dentro de alguns seres humanos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, Andreia, mas eu não fico sem palavras, eu fico é ainda mais cheio delas!

      Excluir
  26. O que me deixa chocada é o cinismo de certas pessoas... nada espero de ninguém.
    Texto precioso, Ulisses!
    Um abraço, e cuide-se.

    ResponderExcluir
  27. 30 anos no DF, e nunca fez nada...
    Eu não me preocupo com esse boçal espero que não dure
    muito essa palhaçada; e sim
    com esse povo que votou nele, pois esses estão a nossa volta!
    E são perigosos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, convém ter cuidado. Eu desconfio de quem insiste em apoiar a estupidez, as barbaridades, a irresponsabilidade nociva desse homem que está na presidência do Brasil. Um abraço.

      Excluir
  28. Hola Ulisses, interesante texto, Lo he visto por televisión y la verdad que es de pena como personas así pueden estar gobernando un país. Espero por el bien de todo que las circunstancias cambien, y contra más pronto mejor.
    Cuídate, un abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, Cristina. Es algo que también siempre me pregunto: ¿cómo pueden elegir personas tan estúpidas? Un abrazo.

      Excluir
  29. O que dizer?... Você nos retratou na perfeição o perfil de um genocida de sucesso!... E o seu percurso de ascensão... ao lugar perfeito para tal... e o meu receio... é que ele... se lembre de ficar querendo aquecer o lugar da presidência por tempo indeterminado... ao estilo de Maduro!...
    Estou fazendo fé, no Juiz destituído... oxalá ele consiga avançar com o processo... e estou pedindo aos meus santinhos todos, que gente assim, seja um dia chamada ao Tribunal Internacional, para prestar contas de crimes contra a humanidade, por terem ido totalmente contra as indicações da OMS... o americano... é outro... incompetente sem noção... igualzinho... ou não fossem eles grande amigalhaços... falham-me as palavras adequadas para falar de tal gente... pois só me ocorre mandá-los para a **** que os pariu... a esses bandidos inconscientes, que não assumem a responsabilidade de terem mandado tanta gente para a cova... Cova? Que nada... Vala... porque o estrago que têm feito, é para lá de grande, infelizmente!...
    Deixo um beijinho, Ulisses! Amanhã estarei de volta, com tempo, para ver o que tenho andado a perder por aqui! Tive uma série de semanas, mais ocupada, mais cansada... e stressada, também aqui mergulhada em tantas medidas de precaução, para ver se a minha mãe escapa às estatísticas do dia, do Covid... que o tempo se me escapou que nem fumo...
    Tudo de bom!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que ele não vai "aquecer" o lugar da presidência por muito mais tempo, Ana. Há pessoas que ainda insistem em apoiar esse desgoverno, sim, mas tem sido cada vez menos gente, aos poucos muitas pessoas foram abrindo os olhos. Espero que tu e tua mãe estejam bem, seguindo com cuidado, um beijo!

      Excluir
  30. Colombia y Brasil, respecto de la elección eligieron a dos idiotas: Brasil a Bolsonaro y Colombia a Duque. Solo que frente al tratamiento de la pandemia, Bolsonaro no de a su pueblo que se proteja con el aislamiento, sino que no le tenga miedo porque el virus pandémico, no es tal sino un virus que produce una gripita. Aquí, Duque mandó a hacer cuarentena para aplanar la curva de contagio, pero luego reversó y mandó a los trabajadores a laborar, porque primero estaba la economía; y con su ministro de salud, aparecen en un programa montado, para decirle mentiras al país con las cifras de contagio. Eso es perversidad. Un abrazo, Ulisses. Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sí, Carlos, es perversidad. En Colombia hay un estúpido en el poder, pero el presidente de Brasil lo supera en casi todos los sentidos. Brasil se encuentra entre los países con más muertes por coronavirus. Espero que estés bien, un abrazo.

      Excluir
  31. Hermano Ulisses, cuidate mucho. No sabés cuánto pienso en vos y en todos los amigos que he conocido por grupos de fans de Legiao Urbana.
    Bolsonaro está haciendo el mismo desastre que pudo haber hecho Macri acá de haberse quedado unos meses más.
    Da vergüenza leer o escuchar los comentarios que hace (que son exactamente los que utiliza la oposición acá para denostar a la actual gestión). Pero el pueblo es otra cosa, la gente no se merece eso, encima de sufrir, de morir, parece que tu presidente te está haciendo chistes con las declaraciones, te está cargando mientras te enfermás. Esperemos que esto no traiga mayores consecuencias de las que ya trajo y empiecen a levantar cabeza y ser lo que realmente merece ser un país tan grande como el suyo.

    Abrazo grande hermano Ulisses!
    A cuidarse mucho de ese desastre que gobierna y se llama ultra derecha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muchas gracias, Frodo, tus palabras transmiten buena energía. También pienso mucho en ti y en los otros amigos que viven en Argentina cada vez que leo noticias sobre tu país y me alegra saber que la situación en tu país parece ser mejor que aquí, 1200 personas murieron ayer aquí en Brasil. Cuídate también, un fuerte abrazo.

      Excluir
  32. Olá, meu caro!

    Dramático, o desenho!

    Mas surrealista, a dizer tudo!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O desenho é de um chargista conhecido pelo pseudônimo Duke, que eu gosto muito. É uma imagem que vale por mil palavras. Um abraço.

      Excluir
  33. O mundo anda sem norte!

    ResponderExcluir
  34. Bom finalzinho de mês;
    PAZ E BEM, para ti e para os teus.

    ResponderExcluir
  35. Olá, Ulisses!
    Passei pra me atualizar, e ler esse texto reforça a indignação que sinto pelos nosso (des)governo. Incluo todos os ministros, e penso que "aquele" vídeo da reunião do dia 22 de abril dá a exata dimensão da catástrofe que vivemos, desse flagelo que antecedeu à pandemia e que tem se mostrado satisfeito com tantas mortes. Triste Brasil, à deriva e sucumbindo no caos apocalíptico.
    Um abraço, meu amigo, bom domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, todo dia vem um podre à tona! Veremos quais serão as cenas dos próximos capítulos dessa novela de horrores... Abraços, Sandra!

      Excluir
  36. Olá, venho do blog de Frodo. É incrível que esse homem seja o presidente de um país tão bonito. O mesmo aconteceu conosco com Macri e com o direito horrendo, espero que eles não cometam o mesmo erro novamente.

    Eu li a sua entrada e é a mesma coisa aqui quanto ao discurso dessas pessoas. Bolsonaro está errado, porque se ele tivesse feito as coisas corretamente, o número de mortos seria muito menor, então ele é culpado do que acontece.

    Boa sorte então, cumprimentos irmão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Esse homem não deveria ser presidente do Brasil ou de qualquer outro país do mundo! E ele esteve errado desde o início, foi irresponsável, negou a realidade, que é algo que ele costuma fazer. Obrigado por tua visita, um abraço!

      Excluir
  37. Espero estés bien amigo, por acá ya sabes como andan las cosas, y se que por allá en tu país también andan mal. Cuídate, te mando saludos desde mi Monterrey.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que también estés bien, querida Sandra. Saludos desde Torres. ;)

      Excluir
  38. Sinto muito pela situação em seu país. Não consigo entender por que a bela situação do seu país está sendo liderada por pessoas erradas. Ele é realmente eleito democraticamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Himawan! E às vezes eu ainda não consigo acreditar que seja real!

      Excluir
  39. Olá caro amigo Ulisses,

    Estou visitando os blogs do amigos e vendo se há atualizações pra comentar. Quando puder passa lá no meu blog, tem postagem nova!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  40. Não sou brasileira, mas tento manter-me ao corrente das vossas notícias e informações.
    Se há algo que esse "presidente" nunca foi, é coerente...
    (muito menos messias)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nea, ele está sendo coerente, sim! Está agindo, agora como presidente, do mesmo modo que sempre agiu quando ainda era um deputado medíocre, ignorante e grosseiro!

      Excluir
  41. Pelo que tenho lido o homem não faz milagres...
    Faz disparates...

    Saudações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Disparates" é pouco para definir o que ele faz, Vieira! Ele é perigoso mesmo! Saudações.

      Excluir
  42. Indesculpável. Calado é um poeta

    BLOG Reticências...

    ResponderExcluir
  43. Aproveitando que vim aqui espreitar se alguma novidade me teria escapado entretanto... nesta fase em que também eu, ando um pouco mais ausente da Net, cuidando dum probleminha de saúde da minha mãe, por mais uns dias... deixo um beijinho, e os meus votos de um Julho, tão bom quanto possível... calculando que por aí a situação do Brasil, não esteja fácil de se ir levando... por estes lados... a virose também não dá tréguas... um alívio das medidas restritivas, proporcionou logo em seguida, uma grande subida de casos... com quase todo o mundo assumindo, que a normalidade estaria de volta!...
    Por estes dias, não pude evitar ter de ir ao hospital com mãe, por causa de um problema circulatório numa perna dela... agora, ando rezando aos santinhos, para que ela não tenha trazido nenhum brinde indesejável para casa... com a virose do momento... Ainda falta mais uma semana, para que eu deixe de entrar em pânico, se ela tossir ou fungar...
    Tudo de bom! Cuida-te bem, tá?
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Obrigado por tua mensagem, estive ausente, como sabes, mas espero que esteja tudo bem contigo e com tua mãe, em breve passarei por teu espaço, beijo!

      Excluir
  44. Olá meu amigo Ulisses,
    Espero que esteja bem e se cuidando! Infelizmente estamos vendo muito desrespeito e pessoas colocando as suas vidas em risco pelo descaso e falta de noção das autoridades e também da própria sociedade. São bares lotados de gente aglomerada e sem máscara, festas e churrascos sendo realizados sem nenhum cuidado, parece que o vírus não existe e ninguém mais se contamina! É triste meu amigo, falta muita consciência para as pessoas.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Alécio, recebi teu e-mail e já te enviei a resposta, grande abraço!

      Excluir
  45. Lo de Bolsonaro se ha hecho eco en toda Sudamérica, ha dicho muchas cosas infames, un país tan grande como Brasil no merece eso, tantas muertes por su culpa. Tal vez por karma se le pegó el COVID. Saludos desde El Blog de Boris Estebitan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ningún país del mundo merece a alguien como Bolsonaro. Saludos, Boris.

      Excluir
  46. Espero que esteja tudo bem contigo.
    Já tinha saudades de vir aqui, espero estar mais presente agora.
    Nos dias que correm já nada é certo... O Bolsonaro, é daquelas coisas que nos deixa de boca aberta cada vez que fala. Como foi possível que alguém assim fosse eleito... É um monstro a governar um País inteiro... Quem me dera que o pudessem retirar do "trono"... É assustador...
    Muita força.
    Obrigada por tudo
    Um grande beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também andei ausente, como sabes, às vezes é bom ficar ausente!
      Quanto ao monstro que ainda está sobre o trono, sim, é assustador, um horror!
      Obrigado por teu comentário, um beijo.

      Excluir
  47. O Brasil está desgovernado...literalmente!!!
    Saudades de te visitar.Um grande abraço querido amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Lia, está! Obrigado pela visita, em breve te visitarei também, abraço!

      Excluir
  48. Caro Ulisses

    Como está?

    Li o seu texto atentamente e admiro a forma como expõe, de
    forma clara e concreta, o que se passa no Brasil, com um Presidente
    que decepciona a cada dia com atitudes que não lembram a ninguém.

    Dizer e "Daí?" a situação tão grave como essa, é realmente não ter noção
    do sofrimento das pessoas e da calamidade que abala o mundo todo.

    Desejo ardentemente que surja uma luz no meio dessa escuridão, de
    modo a que a segurança e os problemas de saúde sejam encarados de
    forma urgente e séria..

    Abraço
    Olinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Olinda! Obrigado pela tua leitura atenciosa, é sempre um prazer te ver por aqui, obrigado pelas palavras, um abraço.

      Excluir
  49. Olá, meu caro!

    Não sei muito da política brasileira mas (e até pelo que lido, por aí...)

    compreendo bem a sua angústia!

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  50. grande nau, grande tormenta, não é verdade, amigo?
    assim o Brasil, onde se cruzam diversas "pandemias", na verdade

    deixo um abraço

    ResponderExcluir
  51. E regressando timidamente à blogosfera depois de uns tempos de pausa para retempero do espírito, eis que deparo com uma situação confrangedora, numa exposição brilhante e concisa. Um país de uma beleza incrível com um leme tão periclitante.
    A Esperança é a última a morrer, Ulisses.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos dois, Manuela, regressando depois de uns tempos de pausa "para retempero do espírito". Um beijo!

      Excluir
  52. Tres elementos, excelentes en la galería de la estupidez humana: Bolsonaro, Duque el presidente colombiana, y TRump, el mandatario del imperio neoliberal. Un abrazo. Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Es como decimos aquí en Brasil, son "farinhas do mesmo saco". Un abrazo, Carlos.

      Excluir