30 de setembro de 2019

dos moralismos e hipocrisias


mais uma criança foi morta por "bala perdida" (dessas balas perdidas que geralmente acabam encontrando como alvos os corpos de negros e pobres) no Rio de Janeiro. somente neste ano, nos meses de governo Witzel, 1.249 pessoas morreram em favelas, 44 policiais morreram e 16 crianças foram baleadas - 5 dessas foram mortas. não é simplesmente, como querem fazer parecer alguns, efeito colateral do combate ao crime, é uma carnificina, uma política de segurança pública (de extermínio, na verdade) que autoriza a polícia a atirar "na cabecinha", como disse o próprio governador do Rio de Janeiro, algo que me faz lembrar de Bolsonaro dizendo anos atrás, em uma entrevista na televisão, que era necessário "fazer uma guerra civil" no país e "matar uns 30 mil", mesmo que morressem alguns inocentes, "tudo bem", segundo ele.

pouco tempo atrás, Bolsonaro elogiou Stroessner, o PEDÓFILO e torturador que foi presidente do Paraguai. Crivella, o prefeito do Rio de Janeiro, recentemente fez alarde querendo censurar um livro que seria vendido na Bienal do Rio pelo fato de haver nele a imagem de um beijo entre dois personagens masculinos. A ministra Damares já disse (e esse é apenas um dos tantos absurdos saídos de sua mente lunática) que na Holanda os pais masturbam seus filhos bebês para que eles se tornem adultos sexualmente saudáveis. são essas as pessoas, e tantas e tantas outras (governantes, pastores, etc.), que, obcecadas pela sexualidade alheia, constantemente pregam "a moral dos bons costumes", como se estivessem muito preocupadas com a educação das crianças, mas que pouco ou nada dizem quando algumas dessas crianças são assassinadas.

em seu discurso mentiroso na ONU, Bolsonaro disse que "a 'ideologia' invadiu nossos lares e tenta destruir a inocência de nossas crianças". um discurso ideológico (de uma voz nada conciliadora) contra "a ideologia", ou seja, hipócrita, moralista. Bolsonaro, Damares, Crivella, e esses outros pastores que apoiam o atual governo, fizeram alguma crítica sobre o fato, por exemplo, de o apresentador, dono da emissora de televisão SBT, Silvio Santos (aliado de Bolsonaro), exibir em seu programa, no domingo em rede nacional, crianças vestidas com maiô, como se fossem adultas, para que escolhessem aquela que tivesse, segundo o que o próprio Silvio Santos disse, "as pernas mais bonitas, o corpo"? obviamente: não.

em seu discurso mentiroso na ONU, Bolsonaro disse, também, que "o ambientalismo radical" e o "indigenismo ultrapassado" representam "o atraso" e que seu governo tem "tolerância zero para criminalidade, incluindo crimes ambientais". ele desmontou toda a estrutura de fiscalização dos órgãos governamentais de defesa do meio ambiente, mas na ONU, onde estaria falando para o mundo inteiro, ele diz que tem "tolerância zero com crimes ambientais", ou seja, mente descaradamente. e quem é Bolsonaro, um homem que sempre destilou diversos preconceitos, um dos políticos mais retrógrados do mundo, que discursa "como se estivesse ainda na Guerra Fria" (como bem disse um professor da UERJ), para falar sobre atraso?

alguns políticos, pastores e outras pessoas que cometem absurdos (o deputado e pastor Marco Feliciano, aquele que já foi gravado pedindo o cartão de crédito de uma pessoa na igreja, recentemente teve seu tratamento dentário, no valor de 157 MIL REAIS, pago pela Câmara dos Deputados, ou seja, pelo povo, Bolsonaro dizendo que usava o dinheiro que recebia do auxílio-moradia para "comer gente", Damares e Witzel dizendo que possuem diplomas que, na verdade, eles não têm, etc., etc., etc.) são as pessoas que, cheias de imoralidades em suas vidas mais sujas que pau de galinheiro e ao mesmo tempo com discurso moralista e hipócrita, querem censurar a arte no país, exposições, filmes, livros, etc.

governos autoritários não querem cidadãos que façam questionamentos através da arte, do cinema, do teatro, da música, da literatura, da filosofia, da poesia, querem cidadãos que apenas digam "amém", que não se oponham sobre nada. Fernanda Montenegro, por exemplo, uma das grandes atrizes do Brasil e do mundo, recentemente foi alvo do ódio cego de ignorantes pelo fato de se posicionar politicamente. há uma frase que é atribuída ao escritor Caio Fernando Abreu, que eu não sei se realmente é dele, mas que eu gosto muito, que diz o seguinte: "é melhor ser rejeitado por ser sincero do que ser aceito sendo hipócrita". há uma outra frase, que eu não sei a autoria, que diz o seguinte: "se 'todo mundo' gosta de você é porque você não está se posicionando o suficiente".

há pessoas (moralistas e hipócritas) que às vezes se dizem "chocadas" com algumas representações artísticas, com algumas imagens em livros e em espaços na internet ou com o uso de algumas palavras tidas como "palavrões" ("palavrão mesmo é condomínio, pedágio, fome", como certa vez disse Dercy Gonçalves), mas que não se dizem ou não se mostram chocadas quando, por exemplo, um presidente de um país exalta a tortura, torturadores, pedófilos, assassinos, quando políticos grosseiros e extremamente ignorantes incitam a intolerância e a violência entre as pessoas.

há pessoas (moralistas e hipócritas) que pregam a "paz" (e agindo não muito diferente desses com armas nas mãos e que erram o alvo matando pessoas inocentes), mas estão cheias de ira buscando alvos errados para serem julgados por elas - são pessoas que se sentam diante de um computador, ou com um telefone nas mãos, e armadas com suas línguas e dedos miram seus julgamentos contra os que ousam criticar as verdadeiras barbáries mesmo sabendo que por isso serão alvos dos que preferem compactuar com os horrores do mundo.

há pessoas (moralistas e hipócritas), geralmente covardes que nem sequer mostram a cara (esses tantos que geralmente não dão a cara a tapas ao dizerem o que pensam, protegidos atrás de imagens que não são de si mesmos), que em vez de usarem suas palavras contra os canalhas e perigosos que estão no poder (des)governando cidades, estados e países e desgraçando a vida de tantas pessoas e bichos, preferem usar suas palavras contra os que usam suas palavras contra a ignorância nociva, os preconceitos, o retrocesso, a estupidez humana...

há pessoas (moralistas e hipócritas) que provavelmente se sentem maiores quando tentam, no desejo de buscar atenção com seus julgamentos (muitas vezes evidentes demonstrações de inveja), diminuir outras pessoas ("quando Pedro me fala de Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo", como escreveu Freud).

há pessoas (moralistas e hipócritas), geralmente caretas de ideias antiquadas, ultrapassadas, que querem da arte um (falso) puritanismo, que querem dos livros somente palavras assépticas, que rejeitam o fato de que a arte, a literatura e a poesia podem ser provocativas e servem, também, para que possamos expandir a mente e, assim, fazer caber nela mais da realidade do mundo. mas há quem prefira, antes de tudo cerceando a si mesmo, ver em uma rosa apenas as pétalas e negar a existência dos acúleos em seu caule.

29 comentários:

  1. Ulisses, por questão de cuidar da minha saúde, ando quase evitando ler e pensar a fundo sobre essas hipocrisias,mas infelizmente elas chegam até nós,assim como tantas e tantas barbáries que estamos vendo acontecer. Quando chegamos a ver adultos que não se comovem ,nada comentam, sobre morte de inocentes, acho que chegamos no fundo do poço.. Um horror. Isso me causa profunda tristeza. Assim, nos blogues e instagram, foco no outro lado da vida, o lado do bem.. Mas como gosto de estar atualizada, uso o twitter. Porém, acho que vou ter que sair , pois não tenho mais conseguido segurar minha língua por lá; a cada post que fala das idiotices cometidas por esse governo. Estou com 70 anos e nunca me vi fazendo o que faço agora lá. Simplesmente não suporto mais esses todos! Haja! Por isso, concordo contigo e como vês, já soltei minha língua aqui também e chega a acelerar minha pulsação,rs...E eles não valem a pena!!rs abração, chica

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto e concordo plenamente com o grande Mário Quintana, aproveito para desejar um bom mês de Outubro.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderExcluir
  3. Así es el sistema y la sociedad en la que vivimos.
    Freud tenía mucho más por decir, aunque a día de hoy está "pasado de moda", en su época asentó las bases de la psicología moderna.

    Esa modernidad que nos asquea.

    Atentamente,
    Un diario personal más

    ResponderExcluir
  4. Uma triste realidade, em muitos países, não só no brasil....
    Obrigado pela visita.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Ulisses, li atentamente o seu texto e eu, portuguesa, que tanto amo (e visito) o Brasil, senti profunda pena.
    Será que não existe solução? Será que para onde quer que penda a balança, o resultado é sempre mau, injusto?
    Para o exterior passou a mensagem que Bolsonaro fora eleito em deseespero de causa, face a um partido corrupto.
    Pode ser que esta seja uma fase, uma aprendizagem e que em próximas eleições os brasileiros disponham de alternativas sérias e credíveis.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Poco optimismo puede nacer de nuestros políticos, de unos aún menos que de otros. Y la cultura (y con ella la educación) es una de las primeras víctimas de la política, cuyos actores efectivamente nos prefieren diciendo amén, como dices. Se vienen tiempos (o ya están aquí) de resistencia y de respuestas. No queda otra opción si queremos salvar lo bueno que tiene la vida.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Tenho familiares no Brasil e temo por eles.
    Será que é impossível que da esquerda à direita não exista gente honesta com vontade de erguer esse grande país?

    ResponderExcluir
  8. Excelente texto , é
    uma triste realidade, infelizmente não é só no Brasil .
    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Se me indigesta tanta basura como la que están generando estos corruptos .Esas matanzas de niños son un horror.Las dobles morales o mejor dicho la inmoralidad llega a unos extremos inhumanos
    Esta el mundo tan enfermo que no sabemos cómo parara esto
    QUé maltrato a la vida a la dignidad del ser humano!!
    Ojalá en próximos tiempos ,lleguen políticos al poder , que piensen en los demás,como personas,dignas de dar al que lo necesita y no matar y no robar y no corromper
    Siento tanto leer esto y lo peor es que no es sólo alli
    Besucos y gracias por tenernos al dia

    ResponderExcluir
  10. Que triste situación se esta viviendo en tu país......lo que cuentas duele leer, cruda realidad...... En estos tiempos las cosas andan mal......acá en Monterrey, corren ríos de sangre inocente también y nadie hace nada para parar esto.....Es triste....Te cuento amigo, que escribo desde el año 1974 y todo hasta la fecha lo tengo en manuscrito, si, en cuadernos, y los voy pasando poco a poco al blog.,. Te dejo saludos amigo.

    ResponderExcluir
  11. Nem sei bem o que escrever.
    Há uma parte de mim que se recusa a acreditar que há pessoas como o Bolsonaro que consigam chegar a onde ele chegou. Sei que há pessoas assim. Narcisicas, prepotentes, egocêntricas, perversas, xenófobas, cujos preconceitos invadem qualquer possibilidade de lucidez. o que não entendo é como lhes é dado tanto poder. Assusta-me. É uma amostra do que somos capazes como seres humanos, esta especie tão rica e ao mesmo tempo tão embrutecida e voraz, ultrapassando tudo e todos na perseguição de ideais privados. Que massa é esta de que somos feitos?
    Também acho que nos salva a arte, a cultura, formas maiores de expressão, janelas para a possibilidade de fantasiar um mundo diferente. Que se ensine os jovens a pensar, a filosofar, a sonhar. Que se abram novos campos, se criem novos olhares.
    Temo, em dias mais pessimistas, que sejam sonhos vãos...
    ___________

    (Mário Quintana <3)

    ResponderExcluir
  12. "mas há quem prefira, antes de tudo cerceando a si mesmo, ver em uma rosa apenas as pétalas e negar a existência dos acúleos em seu caule." Que ótima frase terminando o texto, Ulisses. Até na sua prosa há sempre poesia. Esse tempo que passei fora do Brasil, e mais distante também da internet, me fez perceber muitas coisas, inclusive sobre o nosso país que eu gosto tanto (que eu sei que você gosta muito também e que por isso escreve dessa maneira sobre ele) e que vem sendo tão maltratado. Realmente o moralismo e a hipocrisia são gritantes, tantas pessoas por aí pregando a paz (muitas dessas da "#gratidão") e ao mesmo tempo julgando com seus dedos apontados em direções erradas, mas sobre os canalhas no poder (e esses é que devem ser os verdadeiros alvos de críticas) essas pessoas não dizem nada, preferem com eles compactuar através do silêncio, fazem de conta que nada está acontecendo, porque parece que o que importa é apenas exibir uma falsa felicidade constante, isso quando não estão errando os alvos com seus julgamentos. Excelente texto, voltarei por aqui, um abraço!!

    ResponderExcluir
  13. Não te calas! Estou contigo!
    Força, amigo!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Pena da ver tanto político corrupto, que solo se preocupan del dinero y tienen a los ciudadanos desatendidos y sumidos muchas veces en la miseria. Llegará el día que podamos ver una clase política que se proocupe por los ciudadanos?
    Triste amigo pero pasa una casi todos los paises.
    Buen fin de semana.
    Un abrazo

    ResponderExcluir
  15. Um verdadeiro pesadelo que parece não ter fim à vista.
    Se de um lado chove, do outro trovoa, ou seja, à medida que a criminalidade atinge valores inimagináveis o Bolsonaro aumenta o nível dos disparates cada vez que fala.
    Um bom fim de semana, caro Ulisses.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  16. El gobierno de Bolsonaro, es el típico de un régimen facho, donde se mezcla religión y política, donde la moral (moralina) es específica para obrar sobre quienes como mentes lucidas, abiertas e inclusivas, les resultan incómodos; por eso para Bolsonaro no es criminal esas especies de progroms, donde son víctimas de genocidio los niños. Un abrazo. Carlos

    ResponderExcluir
  17. Olha, felicito-te pelo texto, a verdade nua e crua, tal como ela é! A TV exibe as imagens de um Brasil devastado pelo "crime". O crime anda à solta e mata inocentes! Provavelmente tens razão; eles pretendem fazer uma limpeza, isto lembra-me algo, do passado... Nós também temos os nossos "Bolsonaros". Não dão tanto nas vistas nem são tão extremistas... até nas escolas ... quando se incumbe uns de perseguir outros, de provocar outros... o que interessa é pôr todos a remar para o mesmo lado... e estragam-se umas quantas vidas desta forma....enfim! e dentro de certas casas, e não se pense que é só a classe baixa, chega à média e chega à alta, Não se fala deles por medo... todos eles têm amigos infiltrados e alguns até "escutas"...
    É o desgraçado do mundo que existe! "O justo paga pelo pecador"
    Sob um grande moralidade, existe quase sempre uma grande imoralidade!

    Bom fim de semana, Ulisses
    Abraço.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Ulisses. Boa noite!
    A impressão que eu tenho é que foi armado no Brasil um circo de horrores, e que Bolsonaro, o bozo, é o principal palhaço debaixo dessa lona. Só que ele está acompanhado dos que perfeitamente se alinham com a política da agressão às minorias, das mentiras inventada, das discriminações e do falso moralismo. Há um grupo de pastores, bispos, diáconos e pregadores que há anos vem "fazendo a cabeça" do povo que não crê mais em possibilidades reais de superar as dificuldades e encontram na palavra de Deus, a Bíblia, um alento, um conforto, uma esperança. Tal é a certeza que Deus proverá, que os fiéis passam a dedicar suas vidas a trabalho e oração, exclusivamente. Os pastores pregam textos fora do contexto e as pessoas que não leem a Bíblia acreditam piamente nas promessas de benção assim como nas maldições do antigo testamento...
    Bolsonaro pegou carona (porque ele não é cristão evangélico, se diz católico) nessa história e até foi batizado no Rio Jordão, em Israel.
    Witzel e outros tantos se ajoelham diante do que mais lhes convém, Ajoelham-se para Baal.
    Bozo é um sujeito burro, mentiroso, grosseiro, destemperado, e, provavelmente com problemas mentais. Agora a pergunta: Como foi que ele parou na presidência da República? Capacidade intelectual e articulação pra tanto ele não tem, /
    Quem está no entorno dele? Que faz parte da organização que o colocou como o palhaço (palhaço do mai) que afronta e desfaz de autoridades estrangeiras, que debocha do relacionamento de Brigitte e Macron pela diferença de idade entre eles, que agride com palavras o Cacique Raoni, o maior representante e líder da população indígena do Brasil??? Que organização é esta???
    Sabemos que Bolsonaro e seus filhos apoiam as milícias e que o assassinato de Marielle Franco foi executado por milicianos... muitos deles vizinhos de condomínio e amigos da família Bolsonaro,
    Mas as milícias tem uma organização...qual a hierarquia? Quem faz parte da cúpula, quem são os executores e quem são os que planejam os crimes??
    Não estou fazendo nenhuma afirmação, mas, que a Milícia é meio que "chamegada" por Bolsonaro e família, isto é fato, ele mesmo já demonstrou sua queda por milícias.

    Quem paga por tudo isso? Os pobres e pretos, a quem eles não querem ver em universidades, em teatros, exposições, viajando... enfim... pobre e preto não precisa de informação e cultura, não precisa pensar, ler então é crime! Basta obedecer, receber uma miséria, ir ao culto duas ou três vezes na semana e entregar o dízimo de tudo; salário, férias, décimo terceiro salário, indenização, venda de imóvel , de carros, e por aí vai... às vezes (quase sempre) pedem uma oferta especial, um propósito com um valor determinado. E assim o gado segue...elegendo pastores e cantores gospel, meu Deus! A ovelha votando no lobo, como pode??
    Certamente é uma organização muito bem estruturada a que está no entorno de Bolsonaro, Witzel, Damares e outros....
    E ainda estamos no "ano 1 da triste era Bolsonaro", como diz o jornalista Joaquim de Carvalho, do DCM (Diário do Centro do Mundo).
    As mortes (o genocídio) da população vulnerável é o que mais me incomoda pela covardia da estratégia para aterrorizar as pessoas, Ulisses!
    Quanto a essas senhoras e senhores mentirosos, cínicos e hipócritas, que se sentem ofendidos quando falamos que da boca do presidente sai merda todo dia, diferentemente do que ele sugeriu que fizéssemos ( fazer coco dia sim dia não) o melhor que fazemos é deixá-las no vácuo, como diz minha filha rsrs!
    Ele, Bolsonaro é o cara que pode se dar ao luxo de fazer cocô todos os dias (leia-se: falar merda)

    Há pessoas (moralistas e hipócritas) infiltrados na blogosfera, para elas um grande FODAM-SE.
    Pra essas pessoas (moralistas e hipócritas) que dizem que o presidente não deve ser "achincalhado", repito: fodam-se.
    Um abraço, Ulisses
    Uma semana próspera pra você.



    ResponderExcluir
  19. Olá meu amigo Ulisses, como vc está?
    Li o seu texto em tom de desabafo e concordo com cada linha escrita, vivemos a era do falso moralismo e de grande hipocrisia. Infelizmente o nosso país foi tomado por esta onda conservadora tendo como grande mentor o nosso infeliz presidente. Nos maiores estados como Rio de Janeiro e São Paulo temos governadores alinhados com este presidente, no Rio um governador truculento, sem sensibilidade nenhuma e responsável pelo genocídio de tantos inocentes, entre eles muitas crianças como a menina Ághata. Aqui em SP o nosso governador também tentou barrar um livro com abordagem a identidade de gênero, ou seja, estamos retrocedendo anos luz. Não sei onde isso vai parar, mas do jeito que está não dá pra continuar, temos que resistir a esse movimento moralista, hipócrita e conservador, a estas políticas criminosas contra cidadãos de bem, negros, pobres, trabalhadores e contra o meio ambiente. Não vai ser fácil, mas tem muita gente do lado certo da história e estes fascistas não passarão impunes. Como diz a canção do grande Chico César "Pedrada", é fogo nos fascistas!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Nem sei o que diga sobre a falta de sorte do Brasil em ter um presidente inclassificável. Que a coragem nunca lhe falte para denunciar o que se passa. Desejo muito que o Brasil ultrapasse depressa estes maus momentos. O seu texto dá que pensar.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  21. Mientras el miedo continúe siendo útil para dominarnos, continuará existiendo la policía, el gatillo fácil, las muertes por "error", los discursos político-represivos... Y nosotros detrás de todo ello, votando los mismo errores.

    Saludos,

    J.

    ResponderExcluir
  22. Excelente texto, meu amigo
    um verdadeiro libelo contra a hipocrisia e falsos moralistas.
    gostei. parabéns pelo teu desassombro!

    abraço

    ResponderExcluir
  23. Un fantástico texto, pero también una cruda realidad. Pero así funciona todo, damos un pasito para alante y dos para atrás. Así nos va...
    Saludos.

    ResponderExcluir
  24. Vivemos tempos obscuros...

    ResponderExcluir
  25. Buern fin de semana.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  26. Olá Ulisses, espero esteja tudo bem consigo!
    Eu vi a notícia desta criança na televisão e também tive conhecimento desses dados estatísticos! Lamento muito esses actos violentos no Brasil.
    Não fazia era ideia dos governantes pobres de espírito que existem no Brasil!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  27. Mais um excelente texto. É preciso elucidar! O que nos chega é bastante mau para o nosso país irmão. Desejamos que o pesadelo termine com brevidade.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  28. Toda essa barbárie sempre existiu, e com isso as hipocresias mil...
    a questão era que muita coisa ficava por debaixo dos panos... com esse atual governo
    o que houve foi um levante um incitamento de toda
    e qualquer maledicência ridícula; falta de instrução de tudo o que é tipo;
    misturada com ignorância e idiotice...
    O que mais me perturba são pessoas com vários títulos falando merd....
    Um dos meus sobrinhos me perguntou para que estudamos na vida rs, rs,, rs sabe
    que eu não respondi? ... preferi me calar.... afinal o guri olha tv... qualquer coisa que
    dissesse estaría mentindo rs,rs,.

    ResponderExcluir
  29. O que eu acho... é que devia ser um caso de estudo... como pessoas assim chegam ao poder!... E o que viu o povo nelas, para se deixarem enredar pelos seus pobres argumentos, e votarem neles...
    Tal como o Donald da Casa Branca!... Enfim!... Não compreendo!...
    O que é certo, é que estes ditadores de meia leca, estão a despontar por todo o lado... eleitos pela insatisfação... que gera divisão... contestação... revolta... e votações inconscientes...
    Adorei o texto... que me traçou um retrato bem actual, desse lado daí, infelizmente!...
    Beijinho
    Ana

    ResponderExcluir