18 de novembro de 2020

Violeta Parra



há dois bons filmes sobre a vida e a obra da cantora, compositora, artista plástica e folclorista chilena Violeta Parra (1917 - 1967). um deles é um documentário intitulado Viola Chilensis, de 2003, dirigido por Luis R. Vera (com depoimentos, entre outros, de Eduardo e Lautaro Parra, irmãos de Violeta, dos filhos, da neta Tita Parra, do bisneto Antar Parra, da escritora peruana naturalizada chilena Isabel Allende, da cantora argentina Mercedes Sosa, da pintora espanhola Roser Bru, da escritora e crítica de arte francesa Magdeleine Brumagne, do cantor, compositor e violonista uruguaio Daniel Viglietti, do cantor e músico espanhol Paco Ibáñez, do cantor, compositor e poeta cubano Silvio Rodríguez, do poeta e tradutor brasileiro Thiago de Mello) e o outro intitulado Violeta foi para o céu (Violeta se fue a los cielos), de 2011, um longa-metragem (de produção chilena, brasileira e argentina) dirigido por Andrés Wood, com roteiro escrito em parceria com Eliseo Altunaga, Rodrigo Bazaes e Guillermo Calderón (que reconstrói a trajetória de Violeta a partir de flashbacks fragmentados e fora de ordem cronológica) e baseado no livro homônimo de Ángel Parra, filho de Violeta. ambos os filmes estão disponíveis no YouTube. 

"A explosão deve ter sido ouvida de longe. Final drástico de todos os seus tormentos. Drástico. Como gostava ela das coisas. Através desse pequeno orifício se foi a vida. E, com ela, os pássaros azuis e vermelhos, disse Atahualpa, meu velho mestre. Já não lhe cabiam na alma. Por esse pequeno orifício entrou para a História. Lágrimas intermitentes e dois sentimentos. Alegria por sua libertação, tristeza por sua ausência que, pensei, seria definitiva. Erro, desde esse dia sua presença não deixou de me acompanhar. Mãe fundadora de povoados, adiante de seu tempo, em permanente progresso e movimento. Os homens temiam essa força esmagadora com que transitou pela vida. Por essa razão a postergaram, tramitavam e mentiam. Bloqueavam-lhe o caminho com dificuldades porque era livre, ousada, valente. Insolente, certo, com aqueles que mereciam. Em minha memória está guardado, como um tesouro enterrado em outros tempos, o que quero contar. Simplesmente vivências e recordações. Momentos de privilégio da mão de minha mãe, enquanto filho homem. Apenas. As declarações de amor são válidas no momento em que são feitas. Estas são as minhas." Ángel Parra - no livro Violeta se fue a los cielos.

*

compartilho aqui um curta-metragem de animação lindo e poético, Cantar con Sentido, Una biografía de Violeta Parra, que descobri recentemente ao procurar por vídeos sobre a Violeta (o curta-metragem de animação é de 2017, mas foi disponibilizado no YouTube a partir de março de 2020). aqui está:




direção: Leonardo Beltrán
direção de arte: Cecilia Toro
produção geral: Pablo Greene
assistência de direção: Claudia Huaiquimilla
montagem: Claudia Huaiquimilla e Leonardo Beltrán
animação: Enrique Ortega
fotografia: Vicente Vergara
música: Raimundo Santander
projeto museugráfico: Militza Agusti
com a colaboração de Las Bordadoras de Copiulemu

Cantar con Sentido é uma biografia exibida permanentemente no museu Casa Natal de Violeta Parra, em San Carlos, Chile. 

37 comentários:

  1. Maravilloso video, me encanto escucharlo, poeticamente hermoso. Gracias por compartirlo. Saludos amigo.

    ResponderExcluir
  2. Incrível, como uma vida cabe num vídeo, bem animada, bem narrada, um poema visual, um poema lido. Digno do próprio registo!

    Gostei de conhecer a biografia de Violeta Parra.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Gracias por tu visita.
    Siempre me gustó Violeta !!!!
    Saludos

    ResponderExcluir
  4. ¡Ay Violeta Parra!, qué maravilla para todos los sentidos.

    Abrazote utópico.-

    ResponderExcluir
  5. Gracias por compartirlo, Ulisses!
    Un fuerte abrazo :)

    ResponderExcluir
  6. Muito bonito!
    "Os homens temiam essa força esmagadora com que transitou pela vida. Por essa razão a postergaram, tramitavam e mentiam. Bloqueavam-lhe o caminho com dificuldades porque era livre, ousada, valente. Insolente, certo, com aqueles que mereciam." Assim se faz a diferença. Não devemos ter medo de seguir o nosso rumo que traçamos, ainda que nos deparemos com muitas emboscadas, que sempre as terá quem ousar afrontar sistemas instalados.

    beijos.

    ResponderExcluir
  7. Eu não fazia ideia da existência dessa animação tão bem produzida, bem narrada e visualmente bela! É como um longo poema sobre a vida dessa grande mulher e artista que foi e continua sendo muito especial na cultura latino-americana. Assisti Violeta foi para o céu alguns anos atrás e fiquei impactada ao saber um pouco mais sobre a vida da Violeta, e agora ao ver essa animação fiquei outra vez impactada, mas de uma outra forma. Que curta-metragem lindo, Ulisses! E a sua letra é linda também! Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Fantástico❤️
    Não conhecia...
    Que força estrondosa interior. Adorei
    Obrigada por partilhares
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Gostei de ver a biografia da Violeta.
    Conhecia-a muito mal e, por isso, agradeço vivamente esta partilha.
    Morreu cedo, mas deixou uma escola musical que teve o seu sucesso nos anos 60/70 através de outros cantores e que ainda hoje são lembrados.
    Bom fim de semana, caro Ulisses.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Me gustan todas sus canciones. Una grande, muy entrañable.
    Un abrazo fuerte con mis mejores deseos para ti.

    ResponderExcluir
  11. Uma infância sofrida. Uma vida feita de grande força de vontade
    e talento. Artista com várias facetas, esta Mulher que é um exemplo de como
    podemos decidir o nosso destino.

    Ulisses, adorei ler a biografia de Violeta Parra, de ter a oportunidade de conhecê-la através das informações que nos trouxe.

    O video, uma obra de arte.

    Abraço
    Olinda

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia, já valeu a pena pois hoje já aprendi mais alguma coisa! :) Bom fim de semana.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  13. Halo sobatku Ullysess.
    Saya harap anda baik-baik selalu disana.
    Terimakasih ya telah diperkenalkan biografi wanita berbakat Violeta, saya jadi mengetahui kisah hidupnya sampai menjadi publik figur.

    Obrigada por apresentar a biografia da talentosa Violeta, tomei conhecimento da história de sua vida até me tornar uma figura pública.

    Um abraço amigável.

    ResponderExcluir
  14. A por esas películas de Violeta Parra, de esa familia culta y combativa de los Parra chilenos, donde además de músicos, se destaca el poeta antipoema, Nicanor Parra. Y me encanta ese epígrafe que abre tu entrada. Un abrazo, y mi aprecio desde Colombia. Carlos.

    ResponderExcluir
  15. Una mujer donde la creatividad se funde con su forma de ser. Volver a los 17 es una canción que llevo en el alma. Ella canta algo que no olvido en mi día a día; como una razón para seguir viviendo.

    Un saludo

    ResponderExcluir
  16. Muito lindo mesmo o curta, Ulisses! Ampliei a imagem na tela, coloquei os fones nos ouvidos e viajei aqui agora... A narração, a música, o trabalho das bordadoras, tudo muito bem feito! Violeta foi para o céu é também um filme muito bom, vi faz algum tempo e lembro que depois fiquei dias ouvindo as composições da Violeta, na voz dela e nas vozes de outros cantores. Ainda quero ver o Viola Chilensis! Abraço!

    ResponderExcluir
  17. Hola Ulises, no conocía la biografía de Violeta, pero persona como estas con tanto talento no deberían de morir nunca. El video fantástico cada letra, cada imagen es una pasada.
    Un fuerte abrazo.

    ResponderExcluir
  18. Violeta nasceu para ser "uma poeta à solta". Apesar de tudo o que a vida lhe trouxe ela sonhou e o seu sonho tornou-se do tamanho da Natureza que amava e do talento que tinha. Lindíssimo vídeo!
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  19. Uma artista com varias facetas mas que precisava de liberdade
    para se sentir livre e solta
    adorei o video
    boa semana.
    :)
    beijinhos
    :)

    ResponderExcluir
  20. Oi Ulisses, como vai?
    Nossa que bacana! esse post!
    Boa continuação de semana e se cuida...

    ResponderExcluir
  21. Hola Ulises has hecho un homenaje excelente a esta poeta con mayúsculas, porque es y lo digo asi..."en presente..." una joya de cantautora.. y justamente siento que personas como Violeta dejan vida, creatividad, amor por su tierra cuando desaparecen solo físicamente , ya que perdura en la memoria colectiva no solo de su tierra sino de tantas gentes que tuvimos el orgullo de disfrutar de sus temas .Un abrazo enorme y bonita semana

    ResponderExcluir
  22. Violeta Parra, grande.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  23. Uma artista tão multifacetada, e com um talento maior que a sua vida...
    Adorei conhecer a sua história! Belíssimo post, Ulisses, que me abriu o universo desta artista, da qual irei procurar saber mais! Magnifica partilha!
    Beijinhos! Estimando que tudo esteja o melhor possível, aí desse lado!...
    Feliz semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  24. Ella me encanta y tu entrada también
    Ella es única y tu entrada tambien
    un abrazo grande solo para vos
    desde Miami

    ResponderExcluir
  25. Muy completa tu entrada. Da comienzo con una buena frase , para adentrarse a continuación en su biografía y como i esto fuera poco, para finalizar ahí está ese excelente vídeo.

    Que tengas una Feliz Semana.

    ResponderExcluir
  26. Uma vida com sentido e demasiado intensa. Um vídeo belíssimo, criativo e singelo.
    Esse nome já tinha, para mim, grande carisma mas nesta tua publicação, caro amigo Ulisses, pude compreender porquê. Ainda fui ler os recortes dos jornais sobre a ida aos céus de Violeta Parra. Fiquei um bom bocado por aqui. Bem hajas!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  27. Interessante proposta e boa crítica. A registar. Aprecio muito a cultura e arte sul americana.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  28. Olá meu amigo Ulisses,
    Espero que esteja bem e se cuidando em casa. Achei muito interessante conhecer a história da artista Violeta Parra, realmente uma mulher de muitos talentos. Em tempos onde não se valoriza a cultura temos que buscar pessoas inspiradoras e você faz isso divinamente. Parabéns pela postagem.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  29. o curta é bonito por todos os sentidos. grata por teus recortes sensíveis, ulisses.

    ResponderExcluir
  30. Deixo os meus Votos de um Feliz Natal, com saúde, paz e amor!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  31. Fiquei curiosa pra saber mais dessa artista que parece ter algumas semelhanças comigo, eu bem que sou dos dramas... Nunca tinha ouvido falar sobre ela, Violeta Parra...
    Vc já ouviu falar da poetisa Florbela Espanca? Lembra um pouco, muito intensa e profunda também.

    Milhões de beijos

    BLOG >>> Reticências...

    ResponderExcluir
  32. Irei apreciar o vídeo! Muito grata e meus votos de um maravilhoso novo ciclo para ti! Abraço

    ResponderExcluir
  33. Olá, amigo!

    Hoje é só para desejar a si e aos seus, um Bom Natal!

    Saudações natalícias!

    ResponderExcluir
  34. Hola. Yo no conozco mucho de Violeta Parra. Se de las canciones "gracias a la vida" y "volver a los 17" que las interpreto Mercedes Sosa. Despues con tiempo voy a ver bien el video Te mando un abrazo y que 2021 no sea como 2020. Saludos

    ResponderExcluir
  35. A passar para desejar um Feliz Natal.
    Abraço

    ResponderExcluir
  36. Olá meu caro amigo Ullisses .... Desejo-lhe tudo de bom e saudável. Fiquei surpreso com a grande preocupação com os seres sencientes.

    Ao ver a primeira foto do cachorro, fiquei bastante surpreso porque ele se parece muito com o meu cachorro que eu era quando era pequeno.
    Meu cachorro se chama 'Jeki ".

    Por fim, no final de 2020, desejo um Feliz Natal e um Feliz Ano Novo para você e sua família. A alegria do Natal esteja com todos nós e desejo-lhe uma boa resolução no próximo ano. Saudações, um forte abraço de amizade.

    ResponderExcluir