26 de dezembro de 2020

das maiores importâncias


(imagem: ONG Olhar Animal)


uma das coisas mais difíceis da vida, na minha opinião, é conseguir manter algum tipo de humor mais constantemente leve sem ser uma pessoa ignorante, sem ignorar os horrores que acontecem diariamente pelo mundo - porque manter alguma leveza sendo ignorante sobre o que nos rodeia é fácil, é cômodo, basta ser egoísta, viver se importando apenas em nutrir a flor do próprio umbigo e o resto que se foda, não é à toa, afinal, que as pessoas mais ignorantes quase sempre são aparentemente mais felizes, com uma positividade que muitas vezes acaba se tornando tóxica. mas como ser leve o tempo inteiro, como algumas pessoas dizem ser, ou fazem de conta que são, se também o tempo inteiro acontecem barbaridades pelo mundo? 

além de diariamente receber e ler e-mails da ONG Olhar Animal, que atua na propagação de informações, organização de eventos, campanhas, mobilizações, proposições legislativas e busca a conscientização e sensibilização das pessoas para os interesses dos animais e para a necessidade e o dever moral de defendê-los, também costumo assistir a alguns vídeos de alguns canais do YouTube que buscam essa conscientização das pessoas sobre o bem-estar animal. muitos desses e-mails e vídeos contêm cenas horríveis (de casos de animais que foram cruelmente maltratados, abandonados, atropelados, estuprados, etc.), mas eu os leio e os vejo porque sei que, pelo menos em grande parte dessa imensa quantidade de casos, há um desfecho feliz para esses bichos. são cenas que, em um primeiro momento, fazem com que eu pense e sinta que resta cada vez menos, para mim, a possibilidade de seguir mantendo a tal "fé na humanidade". mas se há pelo mundo inteiro muitas pessoas capazes das piores crueldades contra os bichos, também existem, sim, muitas pessoas dispostas a tratá-los com respeito e com a maior demonstração de afeto possível. 

se não é possível "salvar o mundo", "salvar os animais das mãos dos humanos", como escreveu Hilda Hilst na crônica "Compaixão também é política" (escrita em 1993 e compartilhada aqui no blog algum tempo atrás), convém pelo menos tentar ser um(a) canalha a menos, ou menos canalha, já que canalhas todos somos muitas vezes ao longo de nossas vidas, e de algum modo valorizar e enaltecer as pequenas vitórias e não ficar apenas lamentando os horrores do mundo. 

aos que puderem e quiserem de algum modo colaborar, deixarei aqui alguns links (qualquer tipo de colaboração é muito importante e pode ajudar alguns animais, quem quiser pode compartilhar esta postagem, inscrever-se nos canais citados, divulgar as ONGs, ser voluntário, adotar algum animal ou fazer doações através de contas bancárias, procurem as informações sobre como fazer doações através desses links, qualquer valor doado será útil):


ONG Olhar Animal - em defesa dos seres sencientes: https://olharanimal.org/

"Senciência é um conceito chave para a discussão ética sobre os animais. Trata-se da junção de dois outros conceitos: o da sensibilidade e o da consciência. Sencientes são organismos vivos que, além de apresentarem reações orgânicas ou físico-químicas aos processos que afetam seu corpo (sensibilidade), percebem estas reações como estados mentais positivos ou negativos (consciência). É um indício de que naquele ser existe um indivíduo (um eu) que vivencia e experimenta as sensações, diferenciando-o assim de coisas vivas, como as plantas. 

A capacidade de sofrer ou de desfrutar sensações torna este seres dignos de igual consideração moral em relação aos humanos, dada a extrema relevância desta condição. E a busca por esta igual consideração é a razão fundamental para a existência do Olhar Animal e suas ações pelo fim da exploração dos animais."

***


ANDA - Agência de Notícias de Direitos dos Animais
https://www.anda.jor.br/

"Sob a perspectiva dos direitos animais e da sustentabilidade, produzimos conteúdo informativo relevante, preciso e qualificado, que convida à reflexão, à interação e a uma atitude de transformação, individual e coletiva, para a construção de uma nova sociedade em seu convívio entre as espécies - alinhada ao novo paradigma emergente, que passa a enxergar o mundo como uma rede de fenômenos interconectados e interdependentes.

Atuamos de forma multidisciplinar e em rede com os nossos públicos e parceiros, conectados com os novos valores de um mundo que privilegia a sustentabilidade, a inclusão e horizontalidade, o compartilhamento, a colaboração e a parceria."

***


"Olá, meu nome é Marcelo, mas sou conhecido como 'Marcelinho protetor' devido ao meu trabalho com animais abandonados desde meus tempos de criança. Mantenho um abrigo para animais e hoje abrigo cerca de 200 animais (70 gatos e 130 cães). Também faço um trabalho de conscientização e controle populacional de animais, com mutirões de castração e educação infantil, na Comunidade do Sapo, favela da Zona Norte de São Paulo, onde morei durante seis anos. 

Amigos se uniram e me ajudaram a comprar a chácara em que fiz meu abrigo, aqui em Mairiporã. No começo, abrigava os animais dentro da única casa construída no terreno. Com o tempo, sempre contando com doações de pessoas que conhecem meu trabalho, construí algumas baias para os cães, um gatil e uma enfermaria para atendimento emergencial. 

Hoje, o abrigo está lotado. Com ajuda de doações luto todos os meses para cuidar da saúde, alimentar e dar abrigo a esse animais 200 animais, além de manter o abrigo funcionando. Atualmente estou finalizando a construção de um novo gatil para poder separar os gatos adoentados para que não contaminem os que estão saudáveis - e preciso reformar o canil e construir uma área de quarentena, o que não é simples, pois a chácara em que se encontra o abrigo é em declive e demanda mão de obra especializada e mais cara. No momento, nem tenho verba para isso. 

Idealizei o projeto Bichos do Gueto e, semanalmente, com a ajuda de alguns voluntários, realizo eventos de adoção de cães e gatos em diferentes pet shops em São Paulo, quando tento conscientizar a população de que castração, vacinação, vermifugação e o não abandono dos animais é também uma questão de saúde pública. Todos os animais doados são vermifugados, castrados e vacinados."

***


Anjos da Minha Vida - Resgates (canal no YouTube)

"Canal de ativismo e proteção animal da ONG Anjos da Minha Vida - Resgates, onde o ativista, escritor, jornalista e bacharel em Direito Eduardo Roz e a ativista, professora e bióloga Gracielle Beatryz mostram o dia a dia dos resgates de animais em maus-tratos. 
Inscreva-se no canal e sinta a emoção em salvar vidas."

***


FundaBolivar (canal no YouTube)

"A pesar de ser el proyecto de protección animal más importante de Venezuela, estamos en riesgo de desaparecer. Acudimos a ti para que nos ayudes. Hay muchas maneras en que nos puedes ayudar a seguir salvando vidas. 
También te invitamos a que visites nuestra página web: https://www.fundabolivar.org/"

***


El Dodo (canal no YouTube)

"El Dodo es una comunidad para todos los que aman a los animales y se preocupan por su bienestar. Nuestro objetivo es brindar historias y videos relacionados con los animales que sean emocionantes y visualmente irresistibles y que se puedan compartir con la mayor cantidad de personas posible para ayudar a que el cuidado de los animales sea una causa viral. Queremos que nuestros lectores se enamoren de los animales, se diviertan y se entretengan mientras lo hacen, y se sientan capacitados para ayudar a los animales necesitados. El Dodo es para todos los que aman a los animales y quieran difundir ese amor y hacer del mundo un mejor lugar para ellos."

33 comentários:

  1. Ilisses,há tanto a fazer pra ajudar a melhorar um pouco o mundo dos que estão perto de nós...Aqui tentamos fazer nossa parte e somos contribuintes do que podemos e ajudamos, sempre que podemos! Nos sentimos bem assim e quando vemos os resultados, um cãozinho que pode ser salvo, uma criança que recebeu comida...Há muiiiiito ! Basta querer! abração, lindo fim de ano e que 2021 seja TRI LEGAL,com esperança e vacina ! abração,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qualquer ajuda, por menor que possa parecer, pode fazer a diferença, para melhor, na vida de alguns animais! e há tantas pessoas que gastam dinheiro com tanta coisa fútil, com tanta coisa que, na verdade, é desnecessária, por que não utilizar pelo menos um pouquinho do dinheiro com algo que pode ser tão mais bonito e mais importante? grato, Chica, apesar de o meu otimismo estar um tanto enfraquecido, desde o fim de 2018, na verdade, quando aquele sujeito asqueroso foi eleito presidente, e ainda este ano tão ruim para tantas pessoas que perderam outras pessoas, além de tudo isso que sei que acontece diariamente com tantos bichos pelo mundo. mas eu espero, sim, que dias melhores venham. um abraço!

      Excluir
  2. Hola Ulisses!
    Haces bien en difundir estos canales, que son de la mayor importancia.
    Por acá existen varios refugios y ONGs que se dedican a eso mismo.

    Te cuento una sola anécdota: No hace mucho fui a una casa con un parque de varias hectáreas, en la ciudad de Pilar (en las afueras de Buenos aires) en donde parte de la estancia estaba destinada a refugio de perros que habían sido maltradados o abandonados. Ahí los curan y los dan en adopción.
    La cuestión es que en un momento quise ir al baño y me equivoqué de puerta. Entré en una pieza donde tenían a los pitbull separados por ser agresivos ¡Casi me muero del susto!

    Después a algunos les pusieron bozal y anduvieron jugando por el parque, eran agresivos pero por la vida que habían llegado antes de llegar ahí

    Feliz fin de año, querido amigo!
    Pasala bien y esperemos tener un 2021 mejor!

    Salud

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. siempre es una alegría para mí verte aquí, Frodo, con tus palabras llenas de las mejores energías. y también me alegra mucho saber que hay varios refugios y ONGs en defensa de los animales por ahí, por suerte hay personas que se preocupan por estas causas en el mundo. los pitbulls pueden ser bastante agresivos, sí, pero en la mayoría de los casos es responsabilidad de sus dueños, por el entorno en el que viven, cómo viven, hay muchos casos de perros que matan a otros perros y atacan a las personas por descuido de sus dueños. de hecho, los perros de otras razas también pueden ser violentos si se crían de forma incorrecta. ¡me imagino el susto que te llevaste! jeje. gracias por tus palabras, mi amigo, te deseo lo mismo, ¡salud!

      Excluir
  3. Interesante lo que compartes. Feliz Año amigo, esperemos que sea mejor que este... Saludos a la distancia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sí, eso es lo que todos esperamos, Sandra, un abrazo desde el sur de Brasil lleno de sol ahora mismo.

      Excluir
  4. Só posso estar de acordo com Hilda Hilst "salvar os animais das mãos dos humanos". Eu ainda estou chocada com aquele monte de animais mortos... De resto, muita gente que tem animais, abandona-os quando vai de férias. Vejo muitas vezes, no sítio onde moro, cães e gatos, que andam à procura dos donos pelas ruas...
    Umo de 2021 com tudo o que deseja, principalmente saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. são chocantes mesmo muitas das imagens que alguns desses canais do YouTube divulgam, e eu só não vejo quando sei que é algo postado apenas com um intuito sensacionalista de chocar e nada além disso, mas esse não é o caso desses canais que divulguei, que mostram, sim, algumas imagens chocantes, mas têm outra finalidade. desejo o mesmo para ti, Graça, um beijo.

      Excluir
  5. É bom saber que defende causas!

    Venho desejar um Ano Novo melhor! @braço e muito obrigada pela presença na minha vida.

    Por estes dias é-me impossível a vida virtual, a realidade reclama-me. Voltarei. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cada coisa em seu tempo! e muito obrigado pela presença na minha vida também, Ana, um beijo.

      Excluir
  6. Aqui na minha volta por incrível que pareça já comprei
    briga por ver cachorro acorrentado em um sol de 40 graus e o dono nem aí;
    Outras atrocidades nem se fala.

    Dentro do possível e desejável tenha uma boa entrada de ano e obrigada
    pela sua presença lá na casa;



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é o certo, o justo, o mínimo, se eu estivesse no teu lugar eu teria feito o mesmo, mas também denunciado, pois manter um animal acorrentado nessas condições, principalmente se for por muito tempo e sob um "sol de 40 graus", é considerado crime de maus-tratos. devemos denunciar! grato, para ti também. um abraço.

      Excluir
  7. Olá meu amigo Ulisses,
    Saiba que eu também fico muito feliz quando vejo as suas postagens e o quanto você se preocupa com as atrocidades que acontecem no Brasil e no mundo. Realmente a causa animal chama muito a nossa atenção, eu confesso que não consigo ver nenhum vídeo de maus tratos a animais, me corta o coração e me dá muita revolta de ver a maldade do ser humano. Recentemente eu tive um cachorro que era a alegria da casa, bagunceiro, barulhento, fazia uma festa quando alguém chegava e que infelizmente ficou doente até termos que sacrificar. Acho uma atitude muito nobre da sua parte em divulgar essas ONG'S de proteção animal, temos que gerar uma corrente do bem e tentar melhorar o nosso mundo tão judiado pelo ser humano ruim. Feliz ano novo pra você meu amigo, que 2021 venha cheio de esperança e energias renovadas!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Alécio! consigo imaginar alguns dos teus sentimentos com essa situação em relação ao teu cachorro... a presença do meu cachorro na minha vida tem mais significados e importância do que qualquer pessoa possa supor. os bichos, todos, têm tanto para nos ensinar, só não percebe quem não quer, quem não tem sensibilidade. ajudemos a divulgar essas ONGs e canais que têm as melhores intenções! obrigado por tua presença, por tua gentileza, e apesar de tantos pesares destes tempos de vírus e vermes, desejo energias renovadas para ti também, abraço!

      Excluir
  8. Recentemente, todos assistimos ao massacre de 540 animais abatidos, sob a lei da caça, lei que merece ser revista. Um verdadeiro atentado contra a natureza. Esses vídeos que mencionas na crónica, são horripilantes, já tentei mas fico deprimida! Bastou-me ver um documentário sobre a forma como se exporta gado e como os animais são tratados quando chegam ao destino e estes rituais macabros, ensinados às crianças! A besta humana treina os inocentes para dar continuidade às atrocidades...
    Sim, existe esperança nos particulares e nas ONG. Há muito de bom mas há muito de mau!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu li sobre esse caso do massacre de 540 animais aí em Portugal, eu vi algumas imagens, é mais um horror, mais um horror entre tantos horrores diários pelo mundo, nessas horas é que eu penso que não há como ter "fé na humanidade". eu também me sinto muito mal quando vejo certos vídeos, e muitos eu evito ver, pois sei que ficaria durante dias e dias com as imagens martelando na minha mente. sim, alguns documentários contêm imagens chocantes, mas foi depois de assistir a alguns desses, alguns anos atrás, que eu decidi realmente eliminar alguns dos meus antigos hábitos (ainda estou no caminho de eliminar outros!), levar um choque não é bom, mas às vezes é preciso para que possamos repensar sobre nós mesmos. um abraço!

      Excluir
  9. En España los refugios suelen estar desbordados.
    Es un mal mundial :(

    Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sí, es un mal global. pero en algunos países la situación de los animales es aún peor, aquí en Brasil, por ejemplo, hay más de 30 millones de animales abandonados, algo alrededor de 10 millones de gatos y 20 millones de perros, según datos de la OMS. saludos, Verónica.

      Excluir
  10. Que partilha tão bonita! :) Continuação de boas festividades.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir

  11. Ulisses, quanto mais vivo, mais me horrorizo com a capacidade de destruição ser humano.
    Na medida do possível, tento ajudar. Sinto-me hipócrita ao falar isso, ainda como animais, mas darei um passo importante em relação a isso.
    Que bom que há almas boas lutando, nem toda humanidade é desumana, amigo.
    Abraço e um ano novo de mais luz na consciência das pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando a gente opta por não ser ignorante é que a gente fica horrorizado, e ficar horrorizado não é nada bom, mas muito pior é ser ignorante por opção - que não é o teu caso. cada um de nós pode ajudar de alguma forma nessa causa, tem a ver, também, com uma questão de prioridades, há gente que prefere gastar seu dinheiro apenas com futilidades, há gente que prefere utilizar seus espaços virtuais apenas para nutrir a flor do próprio umbigo... mas seria melhor se existissem mais dessas "almas boas lutando", como algumas dessas pessoas que citei na postagem. obrigado por tua presença aqui, Dalva, um abraço.

      Excluir
  12. Os animais são nossos irmãos.
    Mas há muitíssima gente que olha para o lado.
    Excelentes iniciativas.
    Caro amigo Ulisses,
    FELIZ ANO NOVO
    Confina-te mas não te feches, infeta os outros de esperança e promove o contágio da paz, da fraternidade e da justiça social. E respeita os animais.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a maioria, Jaime! não é à toa que existem tantos animais abandonados pelas ruas. e esta postagem é apenas uma pequena demonstração do meu grande respeito por eles. gostaria de poder ver mais e mais pessoas se importando realmente com os bichos e não apenas com seus próprios umbigos. grato pelo comentário, um abraço!

      Excluir
  13. Fui conhecer os canais e os sites das ONGs e acabei vendo alguns dos vídeos, alguns do canal El Dodo são lindos e divertidos, mas alguns outros, principalmente dos outros canais, são mesmo muito difíceis de ver, ver o estado em que esses animais se encontravam é ter que encarar uma realidade que muita gente prefere ignorar poque "o que os olhos não veem o coração não sente", não é mesmo? Mas eu vi e senti muito, vou compartilhar a sua postagem, Ulisses. Como você sabe eu tenho um cachorro e um gato e ambos foram adotados, estou pensando em adotar outro gato, vou olhar com mais atenção o blog do Marcelinho, vi que ele tem vários animais pra adoção. Obrigado por me fazer conhecer o trabalho tão admirável dessas pessoas! Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fiquei muito contente por saber da tua intenção de adotar mais um gato, Fábio! sim, pesquisa no blog do Marcelinho, ainda há vários animais para adoção lá no abrigo. obrigado por compartilhar a postagem, espero que mais e mais pessoas possam ter conhecimento sobre essas ONGs e canais, um abraço!

      Excluir
  14. Que venha O NOvo Ano de 2021 com tudo o que for mais urgente e necessário para todos!

    Feliz 2020!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  15. Eu sou muito sensível por isso não consigo ver estes vídeos que falou! Não suporto a maldade! Desejo que o ano 2021 seja com mais amor, mais compaixão e respeito!
    Eu acredito que a consciência de alguns expanda e toque no corações e nas mentes daqueles que ainda não estão despertos para o respeito e amor pelos animais.
    Desejo-lhe um ano muito feliz!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. alguns deles eu também não consigo, Micaela. bom saber que acreditas, eu gostaria de acreditar mais. obrigado, felicidades para ti também, um beijo!

      Excluir
  16. Caro Ulisses

    Li com muito interesse esta sua publicação.
    É um texto notável em que nos fala dos maus tratos
    aos animais e indica os links de algumas ONG.
    Penso que é trabalho de pesquisa de muito valor
    a que devemos corresponder com a nossa humanidade.
    Os animais são seres que precisam muito da nossa
    atenção e cuidados.
    Admiro as pessoas que fazem disso a sua missão
    de vida. E cada um de nós deve contribuir com a
    sua parte.
    Muito obrigada.
    BOM ANO DE 2021.
    Abraço.
    Olinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, eu também admiro, Olinda, muito! cada um de nós pode contribuir de alguma forma! muito obrigado por tua atenção, desejo o mesmo para ti, um abraço!

      Excluir
  17. Num mundo cada vez mais desumanizado... os animais têm muitas lições de humanidade para nos dar... pena que uma grande maioria continue sem estar à altura de aprender tal...
    Magnifica partilha, Ulisses! Beijinhos! Bom Ano, para ti e os teus!
    Ana

    ResponderExcluir