16 de janeiro de 2021

Colapso em Manaus não é acidente, mas fruto do projeto bolsonarista

Parentes assistem a funeral de vítimas da covid-19 
no Cemitério Nossa Senhora Aparecida
em Manaus, Amazonas
imagem: Michael Dantas - AFP



por Leonardo Sakamoto (do UOL)



Manaus está sem oxigênio em hospitais. Pacientes estão sufocando. 

O aumento súbito na demanda por leitos de UTIs para covid-19 e por oxigênio ocorre duas semanas após as festas de final de ano. Nesse período, o presidente da República, mais uma vez, plantou irresponsabilidade ao incentivar as pessoas a ignorarem o isolamento social e a aglomerarem-se. Segundo ele, medo da covid é coisa de "maricas" e "todo mundo morre um dia". O impacto negativo de seu governo consegue superar o de qualquer mutação do coronavírus. 

Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas, anunciou, nesta quinta (14), toque de recolher noturno para reduzir o número de casos, que também já levou a novo colapso nos cemitérios. Em dezembro, ele voltou atrás em um decreto com restrições a atividades não-essenciais, que poderia ter salvado vidas, após pressão de empresários e deputados bolsonaristas. 

A coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo, apontou que administradores dos hospitais da capital amazonense e pesquisadores confirmam o atual cenário de terror. Parentes compram cilindros individuais para tentar salvar familiares e pessoas com outras doenças que dependem do insumo também estão sendo afetadas. O que será de recém-nascidos que precisam de respiradores, por exemplo?

O governo federal está transferindo pacientes para outros Estados, em caráter emergencial. Há gente passando vergonha e batendo palma para o que eles chamam de "logística de guerra" nas redes sociais, quando isso, na verdade, é uma derrota que poderia ter sido evitada se tivéssemos governo. Temos um vácuo sentado no Palácio do Planalto. 

Afirma-se que o suprimento de oxigênio acabou devido a um salto inesperado no número de casos. Não, não foi surpresa. Infectologistas, epidemiologistas e cientistas apontavam que a redução no isolamento, incentivada por autoridades como o presidente, cobraria um preço altíssimo no meio de janeiro. Inesperado é um meteoro destruir uma cidade de 207 mil habitantes. O que estamos vendo no Brasil é projeto. 

Após deixar milhões de testes para covid-19 vencerem em um depósito do governo em Guarulhos (SP) e apresentar um plano picareta para a distribuição da vacina, o ministro da Saúde e especialista em logística (sic), general Eduardo Pazuello, vê pacientes morrerem sufocados em Manaus por falta de oxigênio. 

Pazuello não surgiu de geração espontânea a partir de uma farda vazia num armário. Foi Jair Bolsonaro que o colocou lá. 

Medalhista na modalidade Arremesso de Responsabilidade à Distância, o presidente correu para jogar a culpa apenas nas costas do governo estadual e da prefeitura local. Na terça (12), afirmou que ambos deixaram acabar o oxigênio e que Pazuello tinha ido à capital para resolver a situação. Medalha de ouro. 

Apesar de ter entrado para o anedotário mundial, Maria Antonieta, rainha da França no século 18, nunca disse "se o povo não tem pão, que coma brioches". Também não há registro de que Pazuello tenha dito: "Se o manauara quer oxigênio, que engula cloroquina". Mas foi o que, de fato, fez. 

Em um dos lances mais bizarros desde que começou a pandemia (e olha que a competição é acirrada), o Ministério da Saúde pressionou a Prefeitura de Manaus a distribuir hidroxicloroquina e ivermectina, remédios usados contra malária, lúpus e infestação por vermes, como tratamento precoce para a covid, como informou o Painel, da Folha de S.Paulo. Poderia ter garantido o estoque de oxigênio ou viabilizado uma vacina, mas optou por forçar para que aceitassem "feijões mágicos".

Se o governo federal, desde o início da pandemia, tivesse assumido a articulação no combate à doença, saberia quando Estados e municípios precisariam de insumos. Assim, problemas seriam evitados e pessoas não morreriam. Transportar pacientes agora é corrigir um erro, não mostrar competência. Preferiu abraçar o vírus como um velho amigo. 

O presidente não cansa de repetir que o Supremo Tribunal Federal o deixou da mãos atadas por entregar o combate à pandemia a governadores e prefeitos. Mentira. O STF afirmou que eles também têm poder para definir medidas, como quarentenas, não que o governo federal não tinha que se envolver. Vale lembrar que, se dependesse de Bolsonaro, não haveria quarentenas. E, com isso, teríamos mais mortos. 

É um atestado de incompetência carimbado na testa o fato de que o alerta da falta de oxigênio seja tanto a asfixia de doentes quanto a tortura física e psicológica de profissionais de saúde, obrigados a ventilar manualmente pacientes para afastá-los da morte. 

O salto de internações e óbitos em Manaus não é uma situação isolada, portanto, mas o prenúncio de que vem por aí uma evitável colheita de óbitos. 

Há nuvens escuras no horizonte. Parece uma tempestade.

24 comentários:

  1. Ulisses, te confesso,nem li o texto.Só de ver a imagem já deu pra mim...Ouvimos as tragédias tantas, vemos na tv tudo isso e uns ainda defendem, querem nos fazer pensar que o governo não tem culpa..É fogo...A cada morte de alguém que se vai sem AR, coisa básica, não temos estruturas mais pra aguentar. Triste demais! abração,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Hola Ulisses. Que dura pero excelente nota rescatas.
    Estuve siguiendo el tema de Manaos, ya que fue un caso de estudio por haberse manejado diferente a otras ciudades de Brasil.
    Y claro, se manejó muy diferente a cómo se encaró en mi país también, por eso los medios opositores (y defensores de los intereses de las grandes Corporaciones) ponían en todos sus medios el "exitoso" caso de inmunidad de rebaño que estaba alcanzando Manaos... pero ya vemos las consecuencias.
    Bolsonaro continúa haciéndose la víctima cuando la cosa va mal, y sigue desafiando la Ciencia y el pensamiento. Es increíble ese tipo, no se puede soportar.

    Abrazo gigante desde el Sur y sigue cuidándote amigo
    Salud!

    ResponderExcluir
  3. Que triste situación amigo, un caos por todos lados. Espero estés bien, yo lo estoy. Saludos amigo y cuidate.

    ResponderExcluir
  4. Que pena da todo esto que se esta
    viviendo mi amigo, a seguir cuidándonos.

    Besitos dulces

    Siby

    ResponderExcluir
  5. Ulisses
    Temos lido, e a TV mostra cenas que, sou sincera, por vezes fecho os meus olhos, para nao ver tanto sofrimento, tanta dor.
    Estamos vivendo um tempo estranho, e doloroso e muito triste.
    Mas temos de mantar a esperança viva em nossos corações e a nossa fé em que Deus não nos vai abandonar.
    Bom Domingo, apesar de tudo.
    Beijinhos
    :(

    ResponderExcluir
  6. Ser noticiada na televisão,
    vi ontem essa triste notícia
    perigosa, mortífera situação
    que a muita gente tira a vida!

    Resta-nos a esperança de melhores dias. Bom Domingo. Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. O título do texto já diz tudo! Mas o excrementíssimo presidente do país fala e age como se não tivesse nenhuma responsabilidade sobre o que tá acontecendo em Manaus, como se fosse responsabilidade da prefeitura da cidade, do governo do estado apenas. Esse presidente sociopata genocida que desde o início da pandemia ficou fazendo piada sobre o vírus, incentivando o povo a sair pras ruas, se aglomerar, e ainda debochando, dizendo que não é "coveiro" ao ser questionado sobre o grande número de mortos, dizendo "e daí?", etc. Como você diz, um horror! Se cuida, Ulisses. Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Olá Ulisses!
    Que Deus ilumine vocês todos ai no Brasil, os seus governantes e o povo todo! Assim como squi e no mundo inteiro!
    Acreditar num amanhã melhor, sempre!

    ResponderExcluir
  9. Essas nuvens escuras estão alastrando por todos os horizontes.
    VI na televisão a dolorosa situação de Manaus. Quanta dor, sofrimento e mortes.
    Não dá para entender como perante uma situação tão grave ainda se incentivam as pessoas para sair para rua e não se tomam medidas drásticas para conter a propagação desse maldito vírus.
    Temos de ter fé que dias melhores virão, mas infelizmente acredito que ainda vai demorar até esses dias chegarem.
    Fique Bem, beijinhos.

    ResponderExcluir
  10. Muito triste tudo isso que está acontecendo! :( Infelizmente cá em Portugal as coisas também estão muito complicadas. Esperemos que esta semana a coisa comece a melhorar ai e aqui.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  11. Que chocante tudo o que está a passar-se. Quanta angústia. Quanto sofrimento. Mesmo assim há pessoas indiferentes como se não fosse com elas. E o pior é quando os governantes estão entre os irresponsáveis. Que tudo melhore depressa. Vamos ter esperança.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  12. Ulisses
    O texto que nos trouxe é bem elucidativo da tragédia que abate sobre Manaus.
    Já tinha ouvido nas notícias e ver pessoas aflitíssimas à procura de oxigénio
    para os seus entes queridos dói demais.
    Falta de visão, de organização e descaso. E assim vai o mundo com governantes,
    em alguns casos, que não merecem estar no lugares que ocupam.

    Abraço.
    Olinda

    ResponderExcluir
  13. Lamento profundamente. O pior é que os responsáveis saem impunes e o povo, os mais frágeis e pobres , são as vítimas destes incompetentes.

    Um abraço solidário!


    ResponderExcluir
  14. Hola Ulises, suena complicada la situación en Manaus y todo Brasil, como en todo el mundo y creeme varios presidentes incluyendo el de México, dicen puras tonterías, los supera la pandemia y no ayudan en nada los políticos y la situación empeora, ojala todo mejore amigo.
    Saludos

    ResponderExcluir
  15. Tenho seguido nos media, mas ler, assim, por quem experiencia de perto...
    Quanta verdade desesperada. Não sei para onde caminhamos.

    Beijo e muita saúde para resistir.

    ResponderExcluir
  16. Aqui em Portugal, as notícias têm falado disso.
    Parece que retrocedemos à Idade Média.
    Por aqui a cena também não é famosa.
    Abraço

    ResponderExcluir
  17. Estou de acordo com o texto do Sakamoto. Resumindo, este governo não age para o bem, só reage e com incompetência. Não tenho dúvidas de que o plano é este mesmo, matar de fome, por velhice desamparada, por desemprego e suas consequências, por covid, por agrotóxicos, por destruição do meio ambiente e suas consequências, por falta de acesso à saúde e educação...Ladeira abaixo!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  18. Lo de Manaos es más allá de un caso dramático. Ha pasado a ser trágico con la cantidad de muertes, que como bien lo dices, se hubieran podido evitar, con las medidas restrictivas, y mejor de bioseguridad, que Bolsonaro ignoró desde que la pandemia entró a tu país. Aquí en Colombia, la mayor parte de los departamentos de mayor flujo comercial, ven como colapsan las UCIS. Ya como en la canción del Combo de Puertorrico, no hay cama pa´ tanta gente. UN abrazo. Carlos

    ResponderExcluir
  19. Quando à irresponsabilidade individual se junta a irresponsabilidade governamental, a pandemia só pode acabar em desgraça generalizada.
    Bolsonaro devia demitir-se.
    Continuação de boa semana, caro Ulisses.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  20. Olá, Ulisses! É doloroso o que se passa em Manaus. E revoltante a irresponsabilidade de quem governa.
    Por aqui vivemos, também, momentos muito dramáticos. Hoje fecharam as escolas. As restrições são absolutamente necessárias.
    Que a esperança não nos abandone.

    Abraço amigo.

    ResponderExcluir
  21. O caso é muito sério, sim.
    Mas, como se não bastassem as incompetências de certos gorvenantes, junte-se o desleixo de alguns cidadãos e o pior de tudo, os Negacionistas.
    Muitos já aprenderam a expressão da "gripezinha" mas os que contactam com a realidade contam uma história negra demais.
    Um texto elucidativo e imagem que dispensa palavras e que foram vistas com muita tristeza aqui na TV. Aqui, está na pior crise de sempre
    bji, Ulisses

    ResponderExcluir
  22. Estamos todos embarcando, num cenário surreal... lentamente, também por cá... estamos todos a aproximar-nos de um cenário bem assim... há novas estirpes super contagiosas a circular... o mundo não estava preparado para isto... até mesmo nós que nunca menosprezámos o vírus, estamos a ver os meios escassear... a enchente de hospitais com uma única e súbita patologia... é algo para que não se está preparado... em meios físicos e humanos... em parte alguma do mundo... mas bem menos, onde muitos não a terão levado a sério... e outros tantos, continuam a desvalorizar... Espero que o povo brasileiro abra os olhos, e não volte a a aceitar políticos assim, para os representar... A América abriu os olhos... falta o Brasil fazer o mesmo!...
    Beijinhos! Cuida-te bem! Já estou saindo com duas máscaras... as novas estirpes, são bem mais agressivas ainda... a Britânica e a da África do Sul... já estão a circular na Europa... provocando o maior caos... mas as vacinas continuam funcionando para elas...
    Ana

    ResponderExcluir
  23. É verdade e é tão frustrante vermos as nossas vidas nas mãos de quem não se importa connosco verdadeiramente...
    Cuida de ti
    Muita força
    Beijinho

    ResponderExcluir
  24. Olá, Ulisses, cheguei ao seu blog através do blogue da amiga Ana Freire.
    Texto perfeito! Parece que tudo estava anunciado, coisa incompreensível para uma pandemia, desde o começo. É surreal. Mas tudo já foi dito aqui com todas as verdades. Mas estamos vivendo num país cujo governo é irresponsável. O que mais ouvimos falar, até hoje, é da milagrosa hidroxicloroquina e ivermectina, dita milhões de vezes sobre sua ineficácia.
    Um abraço, estou seguindo seu blog, do qual gostei muito.

    ResponderExcluir