13 de fevereiro de 2021

irmandade / estrelas




Irmandade

Sou homem: duro pouco
e é enorme a noite.
Mas olho para cima:
as estrelas escrevem.
Sem entender compreendo:
também sou escritura
e neste mesmo instante
alguém me soletra.



Hermandad

Soy hombre: duro poco
y es enorme la noche.
Pero miro hacia arriba:
las estrellas escriben.
Sin entender comprendo:
también soy escritura
y en este mismo instante
alguien me deletrea.



Octavio Paz (1914 - 1998), 
poeta, ensaísta e tradutor mexicano.


***



estrelas
para mim
para mim
estrelas
são para mim
estrelas para mim
estrelas
estrelas
para quê?
para quê?
para quê?
estrelas para mim
só para mim
para mim
para mim
para mim
e a treva entre as estrelas
só para mim.



Arnaldo Antunes e Sérgio Britto
voz: Adriana Calcanhotto
no álbum A Fábrica do Poema, de 1994.


***


imagem: Edvard Munch

37 comentários:

  1. Vengo a desearte un lindo día y que linda poesía me recibe. Saludos amigo, cuídate mucho.

    ResponderExcluir
  2. Poema muito lindo e gosto da música também...abraços, lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  3. Belíssimo poema, poucas palavras e diz tanto!
    Não conhecia a música adorei, a letra também como o poema, minimalista e sagaz, show!
    Abraço, Ulisses,obrigada pelo belo post!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito de todo o post.
    Boa semana!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Hay belleza en la oscuridad, las estrellas solo salen de noche.
    Un abrazo enorme.

    ResponderExcluir
  6. Y cómo nos gusta verlas y disfrutar cada noche, cuídate mucho.

    Abrazote utópico.-

    ResponderExcluir
  7. As estrelas me escrevem. Octavio Paz, sempre um gosto imenso lê-lo. Foi bom encontrá-lo aqui.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Entiendo a Paz, en el lenguaje que tiene el mundo físico y sideral. Ellos nos escriben, como las estrellas que un titiliar como en el lenguaje morse, nos hablan de un universo conectado y cuántico. UN abrazo.
    Carlos

    ResponderExcluir
  9. Hola Ulisses, me ha sorprendido que esta entrada tiene relación con la anterior que había hecho. Hace poco en un blog amigo mencionábamos la canción de Lennon "Woman" que dice algo así como "por muy distantes que estemos, ya estaba escrito en las estrellas".
    impecable la claridad con la que lo dice Octavio Paz.

    Me gustó también la canción. Esos dos autores eran de Titâs no? No se mucho de la historia de la banda, aunque los he escuchado bastante (no tanto como a Legiao o a Paralamas)
    Me diste ganas de escuchar más de esa gran banda brasileña

    Abrazos, crack

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sí, Arnaldo Antunes y Sérgio Britto eran miembros de los Titãs, de hecho Sérgio sigue siendo parte de la banda. me gustan los discos que lanzó la banda en los 80, "Cabeça Dinossauro", "Õ Blésq Blom", etc. Arnaldo Antunes es un gran compositor, poeta. y Adriana es una de las artistas que más aprecio de la música brasileña, que además de ser una gran compositora y cantante también es una buena persona. abrazos, Frodo!

      Excluir
    2. Excelente, gracias por el dato. Voy a volver a escuchar la banda y empezando por esos discos de los 80, y luego esta vez como se debe: prestando verdadera atención y sintiéndola sin prejuicios.
      Se que tienen mucha relación con los sonidos del sur de Brasil y con los sonidos de Uruguay.
      Incluso alguna vez escuché una canción (no se si es de Titãs o de algunos de sus integrantes solistas) sobre el cuerpo de Evita... cosa que nadie de mi país se animó a tocar.
      Voy a constatar eso

      Gracias Ulisses, luego te iré contando o pidiendo más consejos

      Excluir
  10. Que as estrelas iluminem o caminho de todos nós.
    Lindíssimo poema
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Que poema tan bello, las estrellas
    siempre lucen hermosas, me agrada verlas.

    Besitos dulces

    Siby

    ResponderExcluir
  12. Las estrellas siempre inspiran y nos llevan al pensamiento.

    Abrazo.

    ResponderExcluir
  13. Somos todos feitos de pó de estrelas...
    Adorei o poema e o autor que não conhecia! Incrível, como tão poucas linhas, delinearam tão bem, a alma dos homens, os seus anseios, e inseguranças...
    Que esteja escrito nas estrelas... que haveremos de ultrapassar esta obscura fase, em breve!...
    Beijinhos! Continuação de uma boa semana, fazendo votos de que esteja tudo bem, aí desse lado!...
    Ana

    ResponderExcluir
  14. A noite estrelada de Edvard Munch, não podia estar melhor acompanhada.
    O poema de Octávio Paz e a música, tudo numa conjugação perfeita, parabéns!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  15. A imensidão do universo ponteado pelas estrelas,
    aquelas que conseguimos ver e que já não existem.
    Também nós com elas. Fazemos a história do mundo.
    E a Irmandade...põe em perspectiva a nossa condição
    finita.
    Gostei muito de ler, aqui, Octávio Paz.
    E a voz de Adriana Calcanhoto, sempre um
    prazer ouvi-la.
    Abraço
    Olinda


    ResponderExcluir
  16. As estrelas são grande fonte de inspiração, que os poetas aproveitam para nosso deleite.
    Abraço

    ResponderExcluir
  17. Amigo Ulisses, espero que esteja bem!
    Poetas e compositores adoram escrever sobre as estrelas e o que está escrito nelas. Elas sempre serão motivo de inspiração, o poema é lindo! Não conhecia essa música "poema" de Arnaldo Antunes e Sergio Britto na voz de Adriana Calcanhoto, mas achei belíssima. Estou sentindo falta do amigo no blog, quando puder entre sem bater, você já é de casa.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  18. Olá, amigo!

    Gostei da sua postagem, em duas línguas!

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  19. as estrelas sao a vida gostei muito bjs saude

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde
    Que belas partilhas!
    O poema de Octávio Paz é simplesmente lindo!
    Gostei da sua postagem.
    Uma boa semana com muita saúde amigo Ulisses.
    Obrigada pelas suas visitas.
    Beijinhos
    :)

    ResponderExcluir
  21. Para alem de todos os azuis
    uma paleta de cores nos jardins

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Gostei do que li.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  23. Unfortunately the translator was ineffective so I couldn't read this poem. The painting is very beautiful. Greetings from Indonesia.

    ResponderExcluir
  24. Olá Ulisses, espero que vc esteja se cuidando!
    Aqui em SP a minha mãe de 85 anos já tomou as duas doses da vacina, mas a pandemia está totalmente fora de controle, não sei onde vamos parar com esse desgoverno que está acabando com o Brasil numa tragédia anunciada.
    Bom, passei pra visitar o amigo e dizer que tem postagem nova no blog, apareça por lá quando puder!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  25. Conciso, mas rico de conteúdo, o poema de Octávio Paz que partilhaste connosco.
    Gostei da imagem e da música.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  26. E assim as palavras gorjeiam

    ResponderExcluir
  27. Deixo um beijinho, fazendo votos de que tudo esteja bem, aí desse lado!
    Ana

    ResponderExcluir
  28. Olá Ulisses,
    Belo momento de poesia tive agora aqui nesta visita ao seu blog!

    Espero esteja tudo bem consigo e que se encontre com saúde!
    Beijinho!

    ResponderExcluir
  29. Es la misma hermandad que sentimos acompañándonos en esta blogosfera, supongo.

    En los últimos meses estoy escuchando muchísimo a Arnaldo Antunes (también a Adriana Calcanhotto), así que es una agradable coincidencia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Muito bonito, nunca me canso de olhar as estrelas e poetizar na minha mente, tudo sobre o céu me atrai. Será se já fui pássaro na minha vida passada? kk

    ResponderExcluir
  31. Todos aprendemos sempre uns com os outros, pelo que, de algum modo, todos acabamos por ser alguma vez, como as estrelas.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  32. Fazemos delas e elas fazem parte de nós. Pertencemos ao universo por alguma razão.

    Abraço

    ResponderExcluir