29 de janeiro de 2019

alcoba azul

La noche irá sin prisa
de nostalgia
Habrá de ser un tango
nuestra herida
Un acordeón sangriento
nuestras almas
Seremos esta noche
todo el día

Vuelve a mí
Ámame sin luz
En nuestra alcoba azul
Donde no hubo sol
para nosotros

Ciégame
Mata mi corazón
En nuestra alcoba azul
Mi Amor


voz: Lila Downs
letra: poeta mexicano Hernán Bravo Varela
música: Elliot Goldenthal



27 de janeiro de 2019

intento


intento da língua
também é caber
dentro da boca
em que saliva

língua solta
só se for quieta
dentro da boca
que é outra

língua na outra
é recíproco
cabe no que diz
em silêncio

algumas línguas
preferem não
a minha língua
prefere assim:

calada no céu
de uma boca
que joga saliva

dentro de mim. 



(imagem: Schiele)

26 de janeiro de 2019

22 de janeiro de 2019

céu. inferno. cagação de regras


um dia desses um amigo me mostrou um vídeo em que um pastor em uma igreja (não sei qual) falava sobre "céu e inferno" citando como exemplos uma lésbica que ele conhecia, o "movimento LGBT" e os "crentes". segundo o tal pastor, a tal lésbica usava bermudas (como se bermudas fossem roupas que somente homens usassem ou deveriam usar), tinha o cabelo curto (como se somente homens tivessem ou pudessem ter os cabelos curtos), mas que "todo mês ela menstruava pra Deus mostrar pra ela que ela é mulher". ainda segundo o tal pastor, "criticar o 'movimento LGBT' dá processo, mas criticar os 'crentes' leva pro 'inferno'", como se ele estivesse sendo muito corajoso por estar naquela igreja fazendo esse tipo de "crítica" (como se preconceito fosse apenas "crítica") que nem todos têm coragem de fazer e ao mesmo tempo dando a entender que ele estaria "livre do inferno" por ser "crente".

aí eu (me) pergunto: seguindo a lógica dos que creem em "céu e inferno", são pessoas como esse pastor (que usam a Bíblia como uma arma de justificativa para os seus preconceitos e ignorâncias) que vão para o "céu"? vão para o "céu" somente aqueles que não errarem, não julgarem, não condenarem outras pessoas e se arrependerem de todos os seus "pecados" e não cometerem mais nenhum? então vamos TODOS para o "inferno", afinal não existe nem uma pessoa no mundo que não erre e não siga de alguma forma errando, que não cometa algum "pecado", inclusive essas pessoas que, como esse tal pastor, erram achando que estão certas, o que é pior ainda, pois não admitem, nem sequer conseguem enxergar, que erram, que estão erradas. 

há tanta gente por aí que se julga superior somente pelo fato de ser heterossexual, por exemplo, ou porque se veste de determinada maneira "mais benquista na sociedade", ou por qualquer outra razão estúpida e superficial. mas o fato é que quaisquer pessoas, mesmo aquelas que se julgam encaixadas dentro de padrões de comportamento ditos normais para o "merecimento do 'céu'", se não erram de uma determinada forma, erram de outra, não há nem sequer uma pessoa que esteja livre disso, e podem falar o quanto quiserem sobre Deus, oração, meditação, redenção, gratidão (essa palavra em voga), o que for. há tantas pessoas cheias de virtudes autopropaladas, dando para si mesmas condecorações simbólicas de pessoas exemplares, espiritualizadas, etc., mas que muitas vezes estão por aí com suas línguas que não cabem dentro de suas bocas, cagando regras sobre a vida alheia, apontando seus dedos na cara dos outros (ou fazendo isso de modo figurado através de um teclado de computador ou telefone celular), talvez porque lhes pareça algo irresistível, como abutres diante da carniça. 

muito tempo atrás ouvi em algum lugar a seguinte frase: ninguém é tão bom que mereça 10 nem tão mau que mereça 0. sempre pensei que fazia, faz, sentido. até mesmo Madre Teresa, por exemplo, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz, proclamada santa pelo Papa Francisco, tinha um lado obscuro: ela tinha ligação com ditadores, recebeu milhões em doações que foram muito criticadas, como as de Charles Keating, preso pela maior fraude financeira da história dos EUA até finais dos anos oitenta (quando Keating foi preso, em vez de devolver o dinheiro, Madre Teresa pediu misericórdia no tribunal), dizia que os pobres e doentes de sua instituição receberiam o amor de Deus através do sofrimento, mas, quando ela adoeceu, recorreu a serviços de saúde caros.

e o que dizer, por exemplo, sobre Bolsonaro, então, que está BEM longe de ser santo? há anos dando os mais diversos tipos de declarações absurdas, exaltando torturadores, e agora com gente da família envolvida em esquema de lavagem de dinheiro (o verdadeiro Deu$ dessa família), e somente porque fala em Deus o tempo todo serve de bom exemplo para esses tais pastores e seus seguidores? Seguidores que, pelo visto, não sabem separar "o joio do trigo", gente que parece não ter capacidade alguma de discernimento, e um outro exemplo atual disso é o caso de João "de Deus", que, mesmo com mais de 500 denúncias de abuso contra ele, ainda há quem duvide de seus abusos e se diga seu seguidor. 

mesmo que todos tenhamos sombras, um lado obscuro, mesmo que todos errem, já tenham errado e, de uma forma ou de outra, vão continuar errando, há gente que insiste em "cuspir" e "jogar bosta" apenas na Geni, como na música de Chico Buarque, ou apenas nas lésbicas de cabelos curtos e que usam bermudas, nos gays, nos bissexuais, nas prostitutas, nas travestis, etc., porque há gente que pensa estar em cima de um pedestal e se acha no direito de cagar regras sobre a vida alheia. mas para esses que estão com seus dedos sempre em riste prontos para apontarem na cara dos outros, convém lembrar: há coisas mais interessantes para se fazer com os dedos. para todos, os que gostam ou não gostam da Bíblia, mas principalmente para os cagadores de regra (porque às vezes é necessário lembrar para alguns de algumas das palavras do livro que eles mesmos dizem, da boca para fora, seguir), deixo aqui o seguinte trecho:


1 Não julgueis, para que não sejais julgados. 2 Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. 3 E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? 4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? 5 Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão. (Mateus 7:1-5)

15 de janeiro de 2019

Literatura & Fechadura

3 dos meus poemas foram publicados na revista digital Literatura & Fechadura. quem costuma visitar este blog já leu os poemas, mas para os que ainda não conhecem a revista e queiram conhecê-la, deixo aqui o link:

www.literaturaefechadura.com.br

11 de janeiro de 2019

luz do sol

(sol e eu)

luz do sol
que a folha traga e traduz
em verde novo
em folha, em graça, em vida
em força, em luz
céu azul que vem
até onde os pés tocam a terra
e a terra inspira e exala seus azuis
reza, reza o rio
córrego pro rio e o rio pro mar
reza a correnteza
roça a beira, doura a areia
marcha o homem sobre o chão
leva no coração uma ferida acesa
dono do sim e do não
diante da visão
da infinita beleza
finda por ferir com a mão
essa delicadeza
a coisa mais querida
a glória da vida

luz do sol
que a folha traga e traduz
em verde novo
em folha, em graça, em vida
em força, em luz

(Caetano Veloso)




9 de janeiro de 2019

litosfera

dividimos em pensamentos
nosso mundo - conferindo-nos
asas que nos movem e raízes
que nos aprofundam
na realidade de uns solos
e uns sonhos, grandes
territórios não mapeados -
e desde há muito,
também, rente às retinas,
o peso avaliado das coisas:
rochas, vulcões, Américas,
indígenas, linhas de Nazca,
moais, Taj Mahal, castas,
ossos de dinossauros,
Mona Lisa sorrindo
atrás do vidro,
tectônicas placas
em movimento:
um planeta inteiro
- em camadas -
(n)a nossa percepção.

7 de janeiro de 2019

bumerangue

se o que eu escrevo
acaba te alcançando,
não é porque te miro:
é porque tu te miras
em mim e me erras
em ti acertando.

5 de janeiro de 2019

azul e rosa: "afinal, existe a tal 'ideologia de gênero'?"

(nova era no Brasil:
meninos vestem azul,
meninas vestem rosa.
e quanto aos cabelos e tênis azuis?)


Damares Alves, a "Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos" do governo de Boçalnaro, aquela que viu Jesus na goiabeira, disse que uma "nova era" começou no Brasil: "meninos vestem azul e meninas vestem rosa". Damares, tal qual o novo presidente do Brasil, é uma pessoa de mente "muito evoluída", com ideias "nada retrógradas", obviamente. Ela disse, depois da repercussão do caso, que estava fazendo apenas uma "metáfora contra a 'ideologia de gênero'", esse assunto tão em voga há algum tempo no Brasil e dias atrás também abordado pelo novo presidente que, em seu discurso ideológico de posse, disse que quer combater a "ideologia de gênero". Lembrei, por causa disso, de um texto (excelente) de Maíra Zapater, do site Justificando, escrito em 2015, mas que deveria ser lido, no momento atual, por todos, especialmente por aqueles que precisam abrir a mente sobre o assunto e essa expressão. Eis o texto intitulado "Afinal, existe a tal 'ideologia de gênero'?":

Para quem estuda as questões de gênero há algum tempo, é certamente curiosa a proporção que os debates sobre o tema vêm tomando ultimamente: antes restrito a alguns espaços acadêmicos ou militantes, o assunto vem ocupando pautas do STF com julgamentos sobre o direito de pessoas trangêneras usarem este ou aquele banheiro em espaços públicos, é cobrado de estudantes na prova do ENEM, leva mulheres às ruas para questionarem propostas legislativas que retrocedem na conquista de direitos e leva a alterações legislativas criando figuras penais controversas como o feminicídio.

Todos esses pontos guardam correlação com as chamadas “discussões sobre gênero”. Esses debates se originam a partir da percepção dos diferentes lugares sociais ocupados por homens e mulheres. A diferença não seria problema se esta não se materializasse muitas vezes em desigualdades: nos mais diversos contextos sociais e culturais é possível notar que este fato, por muitas vezes, chega a corresponder a direitos e deveres também distintos, estabelecidos em decorrência do sexo natural, que, por muito tempo, imaginou-se ser determinante das mentes e almas de seus portadores. As teorias desenvolvidas sobre as origens destes lugares sociais diferentes para homens e mulheres (chamadas "teorias de gênero”) desnaturalizam estes comportamentos, temperamentos e condutas atribuídos aos sexos biológicos, demonstrando serem eles frutos de construções culturais, e, portanto, afetadas pelos mais diversos fatores.

Estes estudos vêm sendo desenvolvidos em várias áreas do conhecimento (medicina, psicologia, antropologia, filosofia) principalmente a partir da década de 1970, no contexto da revolução sexual e dos costumes, com o objetivo de separar o conceito de sexo biológico do conceito de gênero: o primeiro seria um fato dado, biológico, enquanto o segundo corresponderia a uma categoria social, ou seja, ao conjunto de atributos que formam os papéis que devem ser desempenhados (ou, ao menos, assim se espera) por homens e mulheres de acordo com seu sexo biológico. Assim, algumas das principais questões debatidas nas teorias de gênero podem ser extraídas da assertiva: “a natureza está para a cultura assim como o sexo está para o gênero”.

Em outras palavras – e procurando simplificar para melhor compreensão – estudar questões de gênero é, acima de tudo, observar a miríade de possibilidades do que se considera “coisa de homem” e “coisa de mulher” nas muitas culturas ao redor do mundo e ao longo da História. Para ficar em um exemplo bem concreto (e até simplório, admito, mas simplicidade pode ajudar muito a clarear as ideias em tempos tão obscuros e complexos), esta humilde colunista certamente não teria espaço para expor suas reflexões em um veículo de comunicação, digamos, 70 anos atrás. Pensar e expor suas ideias era, antes do advento dos movimentos feministas, “coisa de homem”. Um outro exemplo tão singelo quanto ilustrativo está nas formas de se vestir e de se portar: desde há muito cabelo comprido deixou de ser “coisa de mulher” e cabelo curto “coisa de homem”. E calças compridas? Ainda que os tribunais brasileiros tenham vetado o uso desta peça para mulheres até os primeiros anos do século XXI, até mesmo nossas vetustas cortes entenderam que "o mundo mudou". A mentalidade vigente – expressada pela cultura – modificou-se.

Esse é o embate fundamental: afirmar que o que se considera “ser homem”/ “ser mulher” (e todos os desdobramentos relativos a orientação sexual e performance de gênero) é uma construção cultural e não uma determinação da natureza, implica que as certezas que se têm a respeito de tais definições não são tão certas nem tão definidas.

"Mas homem é homem, e mulher é mulher”, dirão alguns, atônitos. Sim, sem dúvida: o problema é que aquilo que se entende por “ser homem” ou “ser mulher” encontra muitas concepções diferentes na existência humana. Será válido sustentar que há concepções “certas" ou “erradas” do que é “ser homem” ou “ser mulher"? E mais: será válido estabelecer direitos diferentes em decorrência deste julgamento?

Procurar compreender como se formam os ideais do que é “ser mulher” ou “ser homem" não é negar as diferenças entre um e outro – sim, homens são diferentes de mulheres! E também mulheres são diferentes entre si, e homens são diferentes entre si. Mas serem diferentes entre si não acarreta haver qualquer hierarquia entre as diferenças: ainda no campo dos exemplos simples, gosto de pensar que maçãs são diferentes de laranjas, o que não torna uma maçã melhor do que uma laranja. O mais relevante disso tudo, em meu entender, é a compreensão de que as diferenças não podem ser traduzidas em valorações hierárquicas.

A hierarquização de diferenças é o primeiro passo para a produção de injustiças: ensinar por gerações que há coisas e lugares “de homem”e “de mulher” ajuda a conservar conceitos e perpetuá-los em ações: nesse universo de valores hierarquizados conforme o sexo (que é, neste contexto, confundido com o gênero), nada melhor que "ser macho”, e nada pior que “ser mulherzinha”. Essa valoração perversa ensina, de geração em geração, que é compreensível que um rapaz censure sua namorada por usar certo tipo de roupa (pois mulher que usa roupa “de puta” estaria em uma escala “inferior” de mulher, e cabe ao seu homem determinar que ela não deve se portar como tal), ou que “não levar desaforo pra casa é coisa de macho” (e aí aquele que evita a violência física é “menos macho”, e “ser macho” nessa ordem hierárquica é considerado o topo da cadeia de valores positivos). Ensina que “que gay precisa apanhar pra virar macho” (sendo a homossexualidade hierarquizada como algo “ruim", e que deve ser “melhorada” e transformada em “macheza") e que “macho traído tem que lavar sua honra com sangue se não quiser ser corno” (pois o homem que não controla sua mulher é, neste contexto, “menos macho”).

Essas ideias acima exemplificadas do que é “ser homem” ou “ser mulher” não decorrem da genitália com a qual o indivíduo nasceu (nem de seus hormônios, ou de seus cromossomos XX e XY), mas sim são passadas de geração em geração, variando de um lugar para outro, sempre sob o risco de se conservarem injustas quando não questionadas.

É exatamente este tipo de questionamento que se pretende fomentar com a introdução de discussões sobre gênero e diversidade sexual no currículo escolar. São essas variantes históricas e culturais que se pretende estudar.

Por isso, nada mais equivocado do que alguns grupos sociais têm chamado de “ideologia de gênero”. A própria expressão carrega equívocos que evidenciam o pouco (ou nenhum) conhecimento de quem a cunhou sobre o tema, e por isso é importante tentarmos compreender do que falam aqueles que afirmam lutar contra essa tal “ideologia”.

Embora haja diversas concepções para a palavra “ideologia”, inicio sua problematização pela acepção semântica: é o termo que designa o conjunto de ideias, convicções e princípios filosóficos, sociais ou políticos que caracterizam o pensamento de um indivíduo, grupo, movimento, época, sociedade. No senso comum, o termo “ideologia" é frequentemente empregado para identificar situações nas quais pessoas são persuadidas por meios escusos a adotar convicções sem que lhes seja dada qualquer possibilidade de crítica sobre o posicionamento adotado de forma impositiva.

Seria possível usar uma coluna inteira aqui do Justificando apenas para dissertar sobre os seus muitos significados – e usos históricos, especialmente nos regimes autoritários e/ou totalitários. Mas, definitivamente, nenhum deles faria qualquer sentido na expressão “ideologia de gênero”: propor o estudo de questões de gênero nas escolas (e mesmo sua abordagem nos meios de comunicação) não significa, em absoluto, persuadir ninguém a coisa alguma. Não implica “incentivar" meninos a “serem" meninas, ou vice-versa (e, supondo que isso fosse um problema). E, menos ainda, o estudo das questões de gênero tem algo a ver com o “estímulo à pedofilia” ou “sexualização precoce” de crianças – aliás, confesso que esse salto hermenêutico, sinceramente, desafia minha capacidade de compreensão.

Refletir sobre as construções dos papeis de gênero é refletir sobre a possibilidade e o direito de se ser o que se é. E que “ser homem” e “ser mulher” pode ter muitos significados diferentes, e que esses jeitos de ser não se vinculam a orientações sexuais nem este ou aquele comportamento ou aparência, mas significa, acima de tudo, que toda e qualquer pessoa, independentemente de como se manifeste nesta seara, tem direito a ter direitos. E, principalmente, o direito de não sofrer violência.

Não há razão para temer discutir questões de gênero – mas me apavoram os prováveis desdobramentos de perpetuarmos o silenciamento desse debate.


Maíra Zapater é graduada em Direito pela PUC-SP e Ciências Sociais pela FFLCH-USP. É especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo e doutoranda em Direitos Humanos pela FADUSP. É professora e pesquisadora. 

1 de janeiro de 2019

Amaité poesias & cia.

alguns dos meus poemas foram publicados no Amaité, blog da poeta, ficcionista e editora Jandira Zanchi, autora dos livros A Janela dos Ventos (Editora Singularidade, 2017), Área de Corte e Gume de Gueixa (Editora Patuá, 2016 e 2013) e Balão de Ensaio (Editora Protexto, 2007) e integrante do conselho editorial da revista virtual mallarmargens. para quem quiser conferir meus poemas lá no Amaité, e assim também conhecer o blog (para quem ainda não conhece, vale muito a pena!), deixo aqui o link: 

31 de dezembro de 2018

30 de dezembro de 2018

essência

1 - se
fode
se
não
fode
se
come
se
não
come
a
moral
não
se
encontra
abaixo
da
cintura
entre
as
pernas

dizia
Elke
Maravilha
- perguntem
sobre
a
alma
das
pessoas.


2 - ninguém
é unilateral:
todos
temos
pelo
menos
dois
lados:
o
mesmo
do
cu
outro
da
buceta
ou
do
pau
mas
ainda
um
de
dentro
onde
não
cabe
brasão 
nem
emblema
rótulo
etiqueta
dístico
teorema
é
que
- antes
de
tudo -
ninguém
a
ninguém
é
igual.

28 de dezembro de 2018

se fosse o inverso


por Natasha Romanzoti - HypeScience
imagens Bored Panda

Imagine um universo paralelo onde os animais são as espécies dominantes e eles tratam a raça humana da forma como nós os tratamos agora. É um pensamento muito assustador, não? Pensamento, aliás, que foi ilustrado por diversos artistas em imagens chocantes. A lista abaixo foi compilada pelo site Bored Panda. O tema da série são ilustrações projetadas para nos fazer pensar de forma diferente sobre a maneira como lidamos com os animais. Nelas, os papéis são invertidos, e os seres humanos é que são o alvo de algumas das coisas mais horríveis que fazemos com nossos colegas de planeta Terra.




















23 de dezembro de 2018

submersivo

deixo-lhes aqui três vídeos da Anjali, atriz, escreve poemas e uma pessoa de humor e sensibilidade singulares, minha amiga mais antiga (da época em que algumas pessoas ainda se correspondiam através de cartas escritas à mão, costume que ela e eu mantivemos entre nós durante muito tempo). a gravação de "Baiae", o primeiro vídeo, foi feita por mim em uma das praias da minha cidade e na minha casa - texto de Anjali, edição de vídeo de Suelem Freitas e edição de áudio de Jefereson Vinod Garcia.


*


*


21 de dezembro de 2018

máxime

(na Praia da Cal)


o mar já estava aqui antes de mim. sagrado é poder abrir os olhos - vejo apenas existência, transitoriedade, exuberância inata, intrínseca em mudanças incessantes. pertenço ao universo - capaz de bastar a si mesmo (quem diz crer em deus, mas não o vê no mar, não o verá em nenhum livro).

19 de dezembro de 2018

Estrela Ruiz Leminski e Téo Ruiz: "Filho de Santa Maria"


Aqui tô eu pra te proteger
dos perigos da noite e do dia
Sou fogo, sou terra, sou água, sou gente
Eu também sou filho de Santa Maria

Se dona Maria soubesse
que o filho pecava
E pecava tão lindo
Pegava o pecado, deixava de lado
E fazia da Terra uma estrela sorrindo

Hoje eu saí lá fora
Como se tudo já tivesse havido
Já tivesse havido a guerra
A festa já tivesse havido
E eu fosse puro espírito


(Paulo Leminski)

16 de dezembro de 2018

É no ínfimo que eu vejo a exuberância


Mosca dependurada na beira de um ralo -
Acho mais importante do que uma joia pendente.

Os pequenos invólucros para múmias de passarinhos
que os antigos egípcios faziam
Acho mais importante do que o sarcófago de Tutancâmon.

O homem que deixou a vida por se sentir um esgoto -
Acho mais importante do que uma Usina Nuclear.
Aliás, o cu de uma formiga é também muito mais importante
do que uma Usina Nuclear.

As coisas que não têm dimensões são muito importantes.
Assim, o pássaro tu-you-you é mais importante por seus pronomes
do que por seu tamanho de crescer.

É no ínfimo que eu vejo a exuberância.


Manoel de Barros.
Poesia completa - São Paulo: LeYa, 2013.


(imagem: Raul Branco)

15 de dezembro de 2018

coração

sobre o lado
esquerdo
do peito,
não tem jeito:
escrevem por aí
a torto e a direito.

13 de dezembro de 2018

azulcinação





pelos céus
pelos oceanos
água-viva da lua
cirurgião-patela
(Dory a nadar)
pinguim-fada
gaio e garça
ararinha: azul
em extinção
que também voa

Yves Klein (cor
patenteada):
1001 balões
de gás hélio
no céu de Paris
e antropometria
- azul calcinha sem

Picasso, um período

ciano e magenta
em sobreposição
= casa da Frida
Kahlo: cobalto

cerúleo
cárdeo
celeste

safira
azurita
tanzanita
chacantita
labradorita
água-marinha:
tons endurecidos

no espaço
Netuno, Urano
Terra - água
transparente
do alto é azul

e o mar
pouco
a pouco
engolindo
Tuvalu
e Kiribati

enquanto
isso, no Brasil
Roberto Carlos
melosamente
ainda canta
os detalhes
tão pequenos
de nós dois.



(imagem: Yves Klein)

11 de dezembro de 2018

Manchinha



O caso da cadela Manchinha, que morreu depois de ter sido envenenada e cruelmente agredida com uma barra de metal por um segurança (asqueroso) do supermercado Carrefour, em Osasco (SP), ganhou enorme repercussão nacional. Eu fiquei dilacerado quando soube do caso, ainda mais depois que vi as fotos, essa em que ela ainda estava viva e aparentemente bem, linda com as patinhas cruzadas e olhando fixamente para a câmera de quem a fotografou, e outra em que ela estava envolta em sangue, uma imagem horrível. Fui pesquisar mais sobre o caso e descobri que esse não é um caso isolado, há um histórico de mortes de animais nas unidades do Carrefour e até mesmo um caso grave de racismo contra um homem negro ocorrido há alguns anos, na mesma unidade em Osasco, quando ele foi espancado por seguranças no estacionamento acusado de roubar o próprio carro, felizmente um tempo depois ele recebeu indenização da empresa. Mas a cadela Manchinha não teve a mesma sorte de poder seguir viva, assim como os outros animais (li sobre suspeitas de alguns funcionários de diferentes unidades do Carrefour já terem envenenado pombos, gatos abandonados e um caso mais recente, ocorrido por volta de um mês atrás, no Carrefour da Rodovia Raposo Tavares, São Paulo, em que um cachorro abandonado foi morto com chutes). 

Não faço parte de nenhuma rede social, mas soube que o caso da Manchinha rendeu as mais diversas manifestações. Gente indignada, e com razão de estar, e gente estúpida e insensível menosprezando a crueldade do caso. Eduardo Bosta, por exemplo, aquele cantor sertanejo mais conhecido como Eduardo Costa, que ficou rico cantando e compondo aquelas músicas horrorosas, deu a entender que a comoção das pessoas sobre o caso era "mimimi", comparando o caso da cadela Manchinha com o caso de uma senhora de mais de cem anos de idade que foi recentemente assassinada de forma igualmente cruel. Sim, um assassinato horrível de uma senhora já bem idosa, mas o caso da cadela Manchinha, certamente por ter sido registrado em vídeo, acabou ganhando mais destaque, e não é por se tratar de uma cadela que isso deve ter menos relevância ou ser tratado com menosprezo. Sobre o caso da senhora cruelmente assassinada, Eduardo Bosta disse que ninguém comentou, que aí, nesse caso, não houve comoção alguma, mesmo ela sendo um ser humano e não "apenas" um animal. Alguém na internet indagou: "e o Eduardo Costa por acaso em algum momento disse algo quando essa senhora foi assassinada?". Claro que não. Ele só foi comentar algo sobre o caso dessa senhora depois de ver que todos estavam comentando sobre o caso da cadela Manchinha, assim aproveitando a oportunidade para ganhar atenção com as estupidezes que ele costuma dizer.

Outro Eduardo que eu soube que gravou um vídeo comentando o caso da Manchinha foi o Eduardo Bolsonaro, o filho do nosso novo presidente "Bozonaro". Não vi o vídeo, não tenho o menor interesse em ver qualquer coisa que esse idiota tenha para dizer, soube apenas que ele se mostrou indignado com o caso da Manchinha. Mas, não esqueçamos, o Bozonaro pai disse um tempo atrás, não muito tempo, e isso está registrado em vídeo também, que a caça aos animais (e falando dos animais de uma forma geral mesmo) é um "esporte saudável" e que, se ele se tornasse o novo presidente (o que logo vai se tornar um fato), a caça aos animais teria "burocracia zero" no Brasil. Bozonaro filho é daqueles filhos que dizem amém para qualquer coisa que o papai diga, e sobre esse assunto da caça aos animais não deve ser diferente. Para ele, a morte da Manchinha, especificamente, que causou enorme repercussão, foi motivo de indignação, mas em relação aos outros animais, os milhares que são mortos diariamente e que ninguém sabe porque não acabam em fotos em redes sociais, nos jornais, etc., esses tantos que são diariamente agredidos, anonimamente mortos, aí esses que se danem, né?

Dois Eduardos e ambos representam, de diferentes formas, o pensamento de muitas e muitas pessoas. Um fala sobre a crueldade contra uma cadela como se isso fosse algo que deveria ser tratado com menor importância e o outro se mostra indignado sobre o caso, mas ignora os tantos outros casos igualmente cruéis que acontecem todos os dias em todos os cantos do país (somente em São Paulo, a maior cidade do Brasil, houve, neste ano, desde janeiro até o final de novembro, aproximadamente 25 denúncias de maus-tratos contra animais por dia, a cada dia do ano, fora os tantos outros casos em todos os outros lugares do Brasil e que, na maioria das vezes, não vêm à tona, ninguém acaba sabendo). 

Há muitas pessoas que pensam que lutar pela causa dos animais, ser ativista, ou mesmo se indignar com esses casos horríveis que acontecem, é quase como se fosse uma futilidade, algo irrelevante, são pessoas que geralmente pensam que os bichos nascem somente para servirem como alimento (e os que não servem para isso, como os cachorros e gatos abandonados, por exemplo, são apenas como sujeiras das ruas). Li em algum lugar, agora não me recordo exatamente onde, uma pessoa comentando algo mais ou menos assim: "muitas dessas pessoas que estão por aí se dizendo chocadas com a morte da cadela no Carrefour, indignadas, saem do próprio mercado com as mãos cheias de sacolas com pedaços de cadáveres de peixes, frangos, porcos, bois..." É verdade, em geral as pessoas nem sequer pensam que os animais que elas comem, além de muitas vezes terem tido uma vida cruel, sendo tratados como máquinas enquanto vivos, também foram mortos de uma forma cruel (e essa é uma das razões pelas quais já faz alguns anos que eu deixei de sair dos mercados com pedaços de qualquer tipo de cadáveres nas sacolas). "Mas e as milhares de pessoas que foram assassinadas no Brasil somente nesse ano, as crianças que vivem nas ruas, etc.?", muitos indagam na tentativa de diminuir o horror que acontece diariamente também com os bichos em todas as partes do mundo (com a diferença de que o número de animais mortos diariamente em casos de agressão, em matadouros, em laboratórios, nos oceanos, etc., é absurdamente maior, e eu sempre me pergunto: o que será que fazem para ajudar alguém essas pessoas que, quando acontece um caso como esse da Manchinha, falam como se a violência cruel contra um bicho fosse algo menos relevante?). Neste lugar em que vivemos, sobre o qual pisamos, que chamamos de Terra, isso que chamamos de empatia deve ser, ou deveria ser (porque na verdade não é), algo sentido e exercido em relação a todos os seres, não somente aos humanos. 


Deixo aqui um trecho de um poema do Maiakóvski: 


"(...) Pois, tomai-me para
guarda dos bichos. 
Gosto deles.
Basta-me ver um desses
cães vadios,
como aquele de junto à
padaria,
um verdadeiro vira-lata!
e, no entanto,
por ele
arrancaria meu próprio
fígado: 
Toma, querido, 
sem cerimônia, come!"